Dia 08 – Amsterdam – 34 Days in Europe

Acordamos cedo em Bruxelas e corremos para estação de trem para viajarmos para um novo destino: Amsterdam! A visita na Bélgica foi rápida, mas proveitosa. Mas chegou a hora de seguirmos o baile.

Chegamos em Amsterdam ainda de manhã e fomos direto para o nosso hotel, Poet Boutique Hotel, que por sorte é muito bem localizado. O hotel fica em um pequeno prédio típico da região (vários andares, estreito, escadas altas e longas e um micro elevador), mas com uma decoração moderna (boutique hotel – adoro!), quartos bem pequenos, mas agradáveis e um caƒé da manhã bem considerável! E o melhor de tudo? Na quadra ao lado da Rua P.C. Hooftstraat (onde ficam várias lojas legais) e a duas quadras da Museumplein, onde nos dirigimos logo depois de deixarmos as malas no quarto.

Começamos tirando fotos e mais fotos na famosa escultura I am Amsterdam. Logo, atravessamos o pequeno lago e o gramado verdinho e paramos em frente ao museu do Van Gogh para comer um gostoso Hot Dog da carrocinha da rua. Refeição realizada com sucesso! Hora de passear no museu. Ingressos e audio guide na mão, o tour começou. Para quem é adorador do artista, como eu, o museu é um sucesso  e com certeza um MUST SEE. Especialmente ouvindo  durante o passeio as várias histórias sobre sua vida e suas obras, muitas vezes relatadas por sua “própria voz”. Demais! A lojinha teve que ser pulada em função do grade número de asiáticos enlouquecidos comprando tudo que existia com a cara do nosso querido Van Gogh. E é claro, pelo excesso de peso em nossas malas.

Depois da parte cultural sempre vem a parte fun. Após umas boas pernadas pelas ruas encantadoras e  arborizadas da cidade, chegamos no famoso Museu da Heineken, conhecido como Heineken Experience. E que experiência! Os caras criaram uma diversão em volta da querida cerveja verdinha mundialmente conhecida. Primeiro você aprende sobre a história da empresa, depois como a cerveja é feita, logo após você entra num simulador e vira a própria cerveja, aprende a degustar, curte toda a tecnologia e personalidade divertida da marca, e aí senta num bar, claro, para brindar a vida como se tivesse em todos os botecos do mundo em um único local. E no final ainda pode levar uns souvenirs para casa (quem não gosta?).

Depois de bons brindes, seguimos nossa caminhada em torno dos canais (lindo de morrer) até a popular praça Leidesplein. O local é cheio de bares e restaurantes e, por isso, ferve no final do dia e noite, cheio de turistas e pessoas locais. Como não queríamos ser pegos pelos restaurantes turísticos, resolvemos escolher um que era pequeno e tímido por fora, mas dentro era uma ótima surpresa.

O restaurante chama-se Bar-becue Castell e, para a alegria dos brasileiros (dos gaúchos principalmente) serve um boa carne, digamos que um típico churrasco com acompanhamento de salada ou batata variadas – pedimos o Gaúcho (Entrecot) e o Brasil Fabuloso (Filé). E a decoração não podia ser diferente: muito couro, madeira e luz baixa. O jantar estava muito muito bom e a satisfação de comer uma comidinha da nossa terra, melhor ainda. Basta por hoje.

Goedenacht para os Ducth.