Dia 18 na Região da Ligúria


Acordamos ainda em Lucca, tomamos café e seguimos na estrada, agora em direção a La Speziacidade entre Génova e Pisa, a uns 50 minutos de Lucca já na costa italiana (região de Ligúria). A cidade é típica italiana, contrastando as vilas italianas da costa com as cidades rurais que se situam atrás de uma costa. Em La Spezia inicia a arquitetura tradicional da costa italiana com prédios coloridos e enfileirados distribuídos pelos morros. A parte mais linda da cidade é Portovenere, principalmente na parte onde está a Chiesa di San Pietro, não deixe de subir lá. A vista é sensacional. 

 


Saímos de La Spezia e pegamos a estrada de Cinque Terre. Cinque Terre é um pedaço da costa na Riviera Italiana ainda na região de Ligúria. As “cinco terras”, como o nome já diz, é composta de cinco vilas: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. Todas fazem parte do Parco Nazionale delle Cinque Terre, onde se encontra muito muito verde, uma estrada linda no meio desses morros com vista para o mar, e as cidades (muito parecido com o Big Sur na Califórnia que escrevi sobre nesse post). 



Começamos nosso passeio “nas cinco terras” por Riomaggiore, pois queríamos ir em um restaurante chamado A pié de mà, indicado pelos Destemperados. Como todas as cidades da região, essa também era localizada no morro, com os prédios super apertados um ao lado do outro, e o caminho para chegar em cada um o verdadeiro labirinto. O pior dali era conseguir estacionar. Depois de horas de espera conseguimos uma vaga no estacionamento da vila. Desafio número dois era achar o restaurante. Para chegar lá você precisa caminhar até quase a beira do mar, entrar na estação de trem (em um túnel), andar até o final dela, subir uma super escada e descer em um cantinho que dá na entrada do restaurante. Ufaa chegamos! O lugar é literalmente suspenso em cima da água, que por sinal é de uma cor linda. No pié de mà, cada um pede sua comida no balcão e depois busca para levar até a mesa. O local é uma bagunça (típico de italianos), a comida não possui tanta variedade mas é muito boa,assim como o clima e energia. Ficamos desfrutando da vista maravilhosa acompanhados de uma caipirinha de morango com limão até a hora de ir embora.

 



 
 
 

Saímos de lá e seguimos a estrada em direção a Monterosso. Andamos por alguns minutos em uma estrada super estreita, com milhões de curvas perigosas acima de um precipício com vista maravilhosa, e claro, as casas quase que suspensas, coloridas, na ponta dos morros. Quase chegando em Monterosso vimos que a estrada estava fechada em função do desabamento de pedras. Infelizmente não pudemos conhecer essa linda cidade, e o melhor, tivemos que voltar toda a estrada atéLa Spezia para pegarmos a freeway.  Tuuudo de bom. De lá então pegamos estrada (agora a freeway) e andamos em direção ao nosso último destino do dia: Santa Margherita Ligure e Portofino
A primeira é uma cidade mais popular, lotada de hotéis e muita gente na rua. Já a segunda é mais fechada, particular, uma mini cidade no final de Santa Margherita, puro charme. 








Perdemos uns bons vários minutos procurando hotel (sempre reserve um dia antes no booking.com) e depois de muuuita procura (tudo estava lotado) achamos. Aí sim conseguimos relaxar e passear pela região. Andamos toda costa de Santa Margherita Ligure até Portofino, que com certeza é muito mais charmosa pela sua forma única e encantadora. Amei uma praia entre as duas cidadezinhas, que possui apenas hotéis na beira e uma cor de mar azul azul azul. Lindo. 


Portofino é demais. O local é nada mais que uma marina onde barcos e iates super luxuosos atracam e ficam por lá para que as pessoas possam curtir essa pequena baia rodeada de bons restaurantes, lojas e gente interessante. Nós não atracamos nosso iate, mas estacionamos nosso carro e por lá ficamos por toda a noite. Jantamos em um bom restaurante na beira da água e passeamos pela lindas ruas dali. Uma curtição!


Vale muito a pena conhecer. Sem explicação! Dia longo pela costa Italiana. Hora de dormir! 

2 Comentários

  1. Oi, adoro as dicas de vocês ! Estou com viagem marcada para Itália agora em agosto e quero conhecer a Cinque Terre , minha duvida e melhor hospedar-se em Viareggio ou La Spezia? Para conhecer fazer passeio de barco? Qual melhor opção?
    Bjo

    1. Oi Maria, que bom que você acompanha o blog e adora as dicas. La Spezia é uma região maior, talvez vale a pena você fazer a base por lá. Você pode conhecer a região de barco ou de trem, que passa por todas as cidades. Boa Viagem!

Leave a Response

EN PT