Como fotografar sua viagem by Fabrício Sviroski

Olá, recebi o convite para escrever aqui no Spice sobre duas das minhas grandes paixões: fotografia e viagem. E para melhorar, vou compartilhar com vocês algumas dicas de fotografias em viagens.

Eu sou Fabrício Sviroski, casado com uma jornalista incrível, pai de gêmeos lindos e formado em administração de empresas. Sou um dos fotógrafos e sócios da ART iMAGEM – empresa de fotografia e filmagem criada há 13 anos e especializada em contar histórias.

2540-_DSC2380-Fah-Sony

Amo viajar, e não preciso dizer o quanto amo fotografar em minhas viagens. Gosto de fotografar pessoas, situações do cotidiano, culturas, mas numa viagem não posso deixar de eternizar paisagens, monumentos e as aventuras que vivemos.

_I2B6888

_I2B7830

Equipamento em viagens

Por incrível que pareça eu não levo minhas câmeras profissionais nas viagens.  Gosto de ter uma câmera com recursos e por isso adquiri um modelo chamada de mirrorless. São câmeras mais compactas e com todos os recursos básicos de uma câmera profissional:  como a troca de lente, regulagem de ISO, abertura e velocidade. Além disso, uso muito, mas muito mesmo, o meu telefone. Hoje em dia os aparelhos novos têm ótimas câmeras e possibilitam praticidade, agilidade e também a qualidade necessária para fazermos bons cliques.

Check list do equipamento

Antes de viajar, assegure que tenha cartões de memórias suficientes. Eu levo 2 ou 3 cartões de 32GB. Penso que um cartão é suficiente, mas sempre é bom levar dois. Um deles pode estragar, ou você pode se empolgar, fazer muitas fotos e acabar com a capacidade do cartão. Ninguém quer ter que correr até uma lojinha para comprar um novo cartão de memória no meio da viagem.

Outro item importante é ter mais de uma bateria e tentar deixar elas sempre carregadas. Se você, assim como eu, gosta de usar o celular para fotografar, aconselho comprar um case de bateria ou uma bateria externa. Não usamos o telefone somente para fotos, mas sim para ver mapas, horários, cópias de passagens e conferir as dicas do Spice Up The Road 😉

Eu não uso, mas acho que um pequeno tripé pode ser bem útil. Com ele podemos fazer menos selfies e aparecer em fotos de melhores ângulos. O equipamento também é uma opção para fazer time-lapses ou fotos com longa exposição. Eu não uso tripé e acabo sempre improvisando.

Lembre que o mais importante é ter praticidade para usar e carregar o equipamento. Numa viagem o que menos queremos é levar um monte de tralha.

O que fotografar? 

Fotografar pode ser uma experiência de contar histórias, no caso, contar uma viagem. Pense no que você quer com a fotografia: podemos fotografar para nós mesmos, para nos lembrarmos ou nos remetermos ao momento daquela foto, ou simplesmente para mostrar que estávamos num determinado lugar. Em qualquer uma das situações, tire um monte de fotos! Tire fotos diferentes, seja criativo. Erre. Acerte. Erre novamente, pense contra a maré, sinta a fotografia como parte da sua viagem. Não limite suas recordações a paisagens e belas vistas.

0601-_DSC1181-Fah-Sony

0865-DSC03609-Gabi-Sony

_I2B8200

1340-_DSC1688-Fah-Sony

Fotografar os detalhes sempre é importante. Neles podemos fazer uma relação e uma comparação entre nossas culturas, comidas, flora, fauna, clima, arquitetura, design e etc. Para isso você pode fotografar placas, lojas, ruas, caminhos, produtos, o que as pessoas fazem, jardins, moedas, animais e tudo que lhe chamar atenção.

3864-_DSC3173-Fah-Sony

_I2B7179

_I2B7412

Eu gosto muito de fotografar pessoas. Nada melhor do que elas para contar um pouco sobre como é o lugar para o qual viajamos. Você pode tentar ser gentil e perguntar para a pessoa se pode fotografa-la ou, em outras situações, pode simplesmente ser mais jornalísticos “bressoniano” e tentar capturar o momento. Só cuide. Seja curioso, mas não tão invasivo. Conversar pode ser uma oportunidade para interagir com as pessoas, trocar experiências e, por que não, fazer amizades e enriquecer muito a nossa viagem? Irmos além de simplesmente fotografar, e sim viver a fotografia.

_I2B7618

2I2B5490

2104-_DSC2136-Fah-Sony

_I2B6969

Outra oportunidade incrível é fotografar as experiências, quando seu voo atrasa cinco horas e você tem que dormir no aeroporto, fotografe. Quando caiu cerveja na sua roupa, fotografe. Registre o que vestia, por onde andou, onde dormiu, onde almoçou. A foto sempre foi um grande portal para lembranças, e nada melhor do que relembrar momentos cômicos ou nem tão cômicos assim. No futuro, se tornarão histórias para você contar, relembrar, compartilhar e, por que não, dar umas boas risadas. 

_I2B6927

aj049

_I2B7788

Como fotografar

Foto nada mais é do que composição, luz e sensibilidade. Parece simples… E é.

Um ponto forte é procurar as linhas guias da foto, aquelas que vão guiar o olhar de quem está observando a fotografia. Tente manter sempre o horizonte da foto reto e fazer com que os objetos e as linhas te levem a um ponto principal da fotografia. Quando eu fotografo, procuro ver as linhas. Procuro uma simetria e uma perspectiva perfeita, ou tento fazer combinações de objetos e referencias entre eles. Evitar o enquadramento mais comum é fundamental para sairmos do normal. Apesar de ser linda uma foto com uma perspectiva e uma simetria perfeita, não se prenda tanto nisso. Pode ser muito legal e divertido procurar ângulos, perspectivas e visões diferentes de um mesmo assunto.

4076-2012-10-10 16.09.46-Fah-iPhone

3286-_DSC2755-Fah-Sony

3558-_DSC2909-Fah-Sony

2370-_DSC2285-Fah-Sony

Tente ver as cenas, locais e monumentos em ângulos diferentes. Use algum elemento como moldura dentro da foto ou algo que crie mais planos. Caminhe em volta, se aproxime dos objetos, das pessoas ou se distancie da cena para ver ela completa. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o lugar, pense e conheça lugares diferentes.

2I2B5497

3574-_DSC2925-Fah-Sony

4415-_DSC3525-Edit-2-Fah-Sony

Não sinta medo. Experimente. Use e abuse da criatividade. Acertar e errar faz parte do processo de aprendizado de todo o fotógrafo – tanto o profissional quanto o amador.

Tente tirar fotos diferentes e não desperdice seu tempo fotografando 10, 15 vezes a mesma coisa do mesmo ângulo.

E, por último, quando for fotografar algum detalhe, algum prato de comida, algum objeto, ou mesmo alguém numa situação de pouca luz, use a lanterna do seu telefone! Não se envergonhe! Uma luz lateral sempre é melhor que uma luz direta do flash da câmera.

3981-_DSC3237-Fah-Sonyby Fabrício Sviroski

fabricio@artimagemproducoes.com.br

www.artimagemproducoes.com.br

Leave a Response

EN PT