Fugindo da rota turística de Gramado e Canela

Gramado e Canela são points de turistas durante o inverno, que vestem todas as roupas do armário – tocas, calças, mantas, botas, blusões, casacos – e saem pelas ruas da serra gaúcha em busca de lazer, prazer e claro, muitas comidas boas. A rua principal – Borges de Medeiros – e a rua coberta, lotam de carros e pessoas que querem curtir o melhor da região.

Prometer paz em época de alta temporada e grande movimento é um pouco impossível, mas queremos sugerir algumas atrações que talvez não sejam tão óbvias ou da turistada –  e adicionar outras que mesmo básicas, são imprescindíveis. Importante: estas dicas não incluem passeios com crianças, que aí é todo um turismo diferente pela cidade.

MANHÃ:

Comece seu dia com uma caminhada ou corridinha no Lago Negro de manhã cedo. Neste horário você não vai encontrar tantas pessoas pelas ruas e vai poder curtir um dos pontos mais lindos da cidade com tranquilidade.

Após o esporte, leve para seu café da manhã uma famosa cuca alemã. Fuja das filas das cucas dos colonos, e vá em busca da autêntica cuca caseira da Dona Ilka. Ou visite o armazém Café da Banca e já pare para um delicioso café da manhã. Se quiser testar um brunch maravilhoso de domingo, faça uma reserva no restaurante Magnólia – confira as datas que acontecem.

Crédito Foto: Cariocando por aí

ALMOÇO:

A feijoada aos sábados do restaurante Lá em Casa é excelente, com um buffet muito delicioso de comida bem caseira. Ainda em Canela, um restaurante mais charmoso é o Containner Bistro, junto a loja Mãos do Mundo, ou um local bem simples quase ao lado, mas com uma comida de qualidade, o Dile Valduga.

Outra opção é se aventurar no Ecoparque Sperry em busca de outro buffet bem caseiro, o do restaurante Bergamota.

Está no centro e não quer andar muito longe? O Josephina é sempre uma excelente opção, com um menu bem variado e sobremesas maravilhosas. E aos domingos, clássicos são clássicos, o galeto do Nonno Mio não pode faltar.

Agora se você busca um almoço tranquilo, requintado e de muita qualidade, não deixe de ir até o Hotel La Hacienda, próximo ao pórtico de Gramado. Aos sábados de inverno eles oferecem uma das melhores feijoadas da cidade.

TARDE:

Sei que é quase impossível fugir do sundae da Velha Bruxa. Mas, você pode optar por um local mais tranquilo e provar os macarons da Holic Pâtisserie. Para se aventurar no movimento da Borges, só pelo cafezinho da loja de decoração mais linda da cidade, a Arraial Casa.

Quer comprar algumas especiarias? A Banca do Rudão oferece queijos maravilhosos e vende nuts e outros produtos a granel. Eles possuem uma unidade na própria Borges de Medeiros, e outra próxima ao hotel Galo Vermelho, próximo a Av. das Hortênsias.

Outra sugestão de passeio fora da rota comum de Gramado, são os tours pelas áreas rurais,  com visitas a fazendas, casas e museus coloniais. O nome desta visita é  Roteiro de Agroturismo em Gramado.

Se você busca se desconectar dos barulhos, multidões e stress, uma opção mais fancy é um spa day no Kur Hotel, um dos melhores spas do Brasil.

NOITE:

Inúmeros restaurantes estão disponíveis em Gramado e Canela, e a grande maioria dos turistas corre em busca dos fondues. O restaurante mais requintado para comer um foundue de qualidade é o Le Petit Clos, próximo ao Lago Negro. Quer um bom, bonito e barato? Restaurante Piccolo Paradiso do Xico em Canela. O melhor restaurante de comida alemã da cidade é com certeza o Belle du Valais, que está sempre movimentado.

Crédito Foto: tripadvisor.com

Para fugir da rota gastronômica dos turistas, a sugestão é ir para Canela. O Restaurante Galangal oferece o melhor da cozinha asiática, com um menu com inúmeras opções, além de uma sequencia deliciosa. O Canellé Bistrot é um restaurante francês super charmoso, com um decoração rústica e intimista. Outro pequeno restaurante, um pouco mais simples, é o Bistrô da Lú, com um cardápio que mistura a técnica francesa com sabores brasileiros.

Para os amantes da culinária japonesa, o Takumi é um restaurante contemporâneo, com um menu criativo – e excelente – que localiza-se em uma antiga casa que foi reformada recentemente, no centro de Gramado. Você pode escolher alguns dos clássicos do cardápio, ou se aventurar na sequencia do chef.

Crédito Foto: Revista Sabores do Sul

E para quem quer que a noite continue, a Cervejaria do Farol é uma excelente sugestão, uma das cervejarias mais clássicas da região.

Como dá para perceber, no fim um final de semana em Gramado e Canela resume-se basicamente em comer – bem – !

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *