Restaurantes italianos para conhecer em São Paulo

São Paulo é um dos lugares do mundo com a melhor qualidade e diversidade gastronômica. A cada mês novos restaurantes estão abrindo na cidade, e ao mesmo tempo, alguns clássicos nunca saem de moda. A lista de excelentes restaurantes italianos é interminável! Por isso, hoje vamos compartilhar alguns que selecionamos e tivemos a oportunidade de experimentar recentemente:

Nino Cucina: Um restaurante que está dando o que falar em SP. O objetivo é fazer com que as pessoas se sintam em casa, com um ambiente italiano contemporâneo, serviço de primeira e um menu bem criativo. A casa é comandada pelo chef chef italiano Rodolfo de Santis que traz alguns clássicos no cardápio de uma forma muito bem apresentada – e um sabor d-e-l-i-c-i-o-s-o. Uma sugestão: Polenta com gema caipira e quattro formaggi de entrada, spaghetti ao pesto com burrata e limão siciliano e a Melanzane al Forno.

Bráz Trattoria: Uma das pizzarias mais famosas de São Paulo abriu em 2015 sua nova casa no Shopping Cidade Jardim, a Brás Trattoria, com um ambiente lindo que mistura elementos italianos e industrial. Como seria de se esperar, ali também são oferecidas as pizzas clássicas da premiada Bráz, contudo, neste endereço são produzidas massas de fermentação natural que são servidas durante almoço e jantar, nos tamanhos individual e grande. Uma delícia de ambiente, e delícia de pratos! Uma sugestão: Pizza Caprese e Pizza de Burrata.

Modern Mamma Osteria: Um novo restaurante no coração do Itaim Bibi, comandando por dois grandes chefs, com extensa experiência em gastronomia italiana, Paulo Barros e Salvatore Loi. O cardápio não é tão extenso, mas oferece delícias italianas e sugestões mais modernas de pratos. O ambiente é descolado e garante grandes filas no final de semana. Claro que por sua localização e peso de nomes, o valor é um pouco salgado. Uma sugestão: Burrata com presunto de parma como entrada e lasanha o Gnocchi.

Osteria del Pettirosso: Esse restaurante no meio dos jardins, não está nos holofotes dos restaurantes italianos do momento em São Paulo, mas desde 2007 é um clássico que não sai de moda. Pequeno,intimista, aconchegante, e com elementos clássicos da Itália, tem como foco a culinária de Roma, cidade onde o chef italiano Marco Renzetti nasceu e viveu por muitos anos. O chef pratica uma culinária italiana de estilo mediterrâneo sem acentos ou adaptações, com um menu que prioriza ingredientes da estação. Os clássicos são muito bem apresentados! Uma sugestão: Como entrada a burrata, o couvert (com uma manteiga e pão dos deuses) e a massa al pomodoro. Como principal, o famoso Spaghetti Alla Carbonara ou Tonnarelli Grossi Cacio e Pepe e o peixe com mil folhas.

Piselli: Por muitos, o Piselli é considerado o melhor restaurante italiano da região. Localizado no coração do Jardins, há poucos metros da Oscar Freire, este restaurante mais clássico e formal, já está há alguns anos se destacando na cidade por sua qualidade gastronômica. Além das populares massas italianas e outros pratos saborosos, é famoso por sua ampla carta de vinhos. Não espere luz baixa, badalação e elementos contemporâneos como alguns dos restaurantes citados acima. Este aqui é um clássico. Uma sugestão: Como entrada o Fico ripieno e avilto del prosciutto com insalata e Polenta com salsicha, e como prato principal o Spaghetti alla Matriciana ou outra clássica.