04 trilhas imperdíveis em Garopaba e Imbituba

E os visuais das praias mais lindas do Sul de Santa Catarina

Sabe aqueles dias nublados que você tá com preguiça de passar o dia atirado na praia, ou aquela energia extra que você está precisando gastar? Pois bem, esses dias são perfeitos para fazer uma trilha. E a parte boa disso, é que na região de Garopaba e Imbituba algumas lindas estão disponíveis, ligando as praias e oferecendo visuais lindíssimos. Veja então 04 trilhas que são imperdíveis em Garopaba e regiões próximas e prepare-se. E claro, não esqueça de colocar um bom tênis, protetor solar e um repelente (dependendo do horário).

Foto Revista Vip Garopaba | Divulgação

Trilha Vigia – Silveira:

Essa trilha tem sua saída na Praia da Vigia (também conhecida como Praia da Preguiça), pequena praia ao lado da Praia de Garopaba e dura em torno de 2 horas. Caminhando da Vigia por mais ou menos 1 hora, através das Pedras do Costão, encontram-se piscinas naturais, formadas pela água do mar, que são ideais para banho e práticas de mergulho com snorkel. Uma linda parada no meu da trilha, antes de encarar mais uma caminhada de 1 hora até a linda Praia da Silveira.

Foto Pousada Rêmora | Divulgação

Trilha Praia Vermelha:

A Trilha começa no canto norte da Praia do Rosa e tem duração de mais ou menos 1h30 ida e volta. Ela passa pelas pedras, junto ao mar, mas também por um mato mais fechado. Durante o caminho, você encontra visuais lindos da Praia do Rosa e mais próximo, da Praia da Vermelha. Se você quiser pode seguir caminhando pela próxima trilha (que vamos falar abaixo) até a Praia da Ferrugem. Apenas siga as sinalizações da Praia da Vermelha até o Ouvidor, seguindo pela trilha.

Foto Pousada do Morro | Divulgação

Trilha Praia do Ouvidor – Ferrugem:

Essa trilha é um pouco menos sinalizada, quando comparada a anterior. A trilha é feita em uma propriedade privada, mas está autorizado fazer a trilha (siga a parte da placa de propriedade privada), iniciando no canto da Praia do Ouvidor. Nesta trilha o ideal é seguir pela costa para não se perder, porém, fique atento: a trilha deve ser iniciada pelo lado direito (onde você encontrara visuais lindos para fotos) mas, quando você chegar na ribanceira, precisa seguir à esquerda (sim, ela é confusa!). Para não ter erro, siga sempre o caminho demarcado e você não vai se perder. Até a Praia da Barra o caminho dura em torno de 01h30min. Chegando à Praia da Barra, é preciso caminhar quase 1 km na praia, até chegar no canal que desemboca a Lagoa da Ferrugem. Atravessando o canal (que se tiver sorte vai estar baixo) você chega na Praia da Ferrugem. A sugestão é seguir até a outra ponta da praia e subir no morro para um visual lindo de toda praia.

Foto Destinos de Santa Catarina | Divulgação

Trilha Praia do Luz e Trilha Porto Novo:

A trilha dura em torno de 30 minutos e inicia no Caminho do Rei, na Praia do Rosa, e termina na Praia do Luz, em Ibiraquera. O caminho do Rei é a subida que leva a um morro no Rosa, onde encontram-se vários restaurantes, casas e pousadas. Saindo de lá, você desce até as proximidades da praia e atravessa o morro pelo mato e depois pela costa, com um visual lindo da Ilha do Batuta, chegando junto a Lagoa de Ibiraquera. Se você quiser voltar caminhando novamente para a Praia do Rosa, a indicação é pegar então a Trilha Porto Novo. Essa trilha tem também uma duração de uns 30 minutos e sai da beira, cruzando por dentro do morro (onde lá de cima você enxerga todo o lado das praias de Ibiraquera e a extensa Praia do Rosa) pelo mato e por uma fazenda (com alguns animais pelo caminho como vacas e bois). No final da trilha você chega bem no canto do Rosa Sul, onde tem uma pequena vila de pescadores que conserva elementos da pesca artesanal.

 

 

Leave a Response

EN PT