08 verdadeiros contos de aventura para inspirar sua próxima viagem

Precisando de uma pouco de inspiração para suas próximas aventuras? Saiba que as viagens épicas são feitas não apenas de montanhas imponentes ou de longas e difíceis caminhadas. Você pode fazer uma viagem épica em seu país de origem, fazendo um movimento inesperado para o novo, ou em uma missão para recapturar seu senso de admiração sobre o mundo. Veja 08 verdadeiros contos de aventura para inspirar sua próxima viagem!

Photo by Jamie Taylor on Unsplash

All God’s Children Need Traveling Shoes

Em 1962, o poeta, músico e performer Maya Angelou reivindicou outra peça de sua identidade, mudando-se para Gana, juntando-se a uma comunidade de “Revolucionários ” inspirados pela promessa do pan-africanismo. All God’s Children Need Walking Shoes é sua exploração lírica e perceptiva do que significa ser um afro-americano no continente materno, onde a cor não importa mais, mas onde a Americanidade continua afirmando-se de maneiras intrigantes e comoventes.

Here Is Real Magic: A Magician’s Search for Wonder in the Modern World

Depois de anos como mágico profissional, Nate Staniforth estava muito cansado. Ele estava cansado dos “saudosos de casa”, dos cínicos, de longas horas de viagem e de dias de trabalho ainda mais longos. Pior, ele havia perdido a sensação de admiração que o levou à magia em primeiro lugar. Então Staniforth embarcou em uma missão para recapturá-lo na Índia, uma terra onde a magia antiga inspira sua contraparte moderna. Por acaso engraçado e sincero, seu livro de memórias Here Is Real Magic lembra os leitores por que um senso infantil de admiração é um ativo importante que nos ajuda a apreciar nosso grande mundo e como a busca de uma paixão antiga pode levar aos melhores tipos de viagem.

Braving It: A Father, a Daughter, and an Unforgettable Journey Into the Alaskan Wilderness

A ideia de passar umas férias fazendo um trabalho exaustivo ao ar livre com um adolescente é assustador o suficiente para a maioria dos pais. Mas, Aidan Campbell não é todo adolescente, e seu pai, James Campbell, não é todo pai. Em Braving It, Campbell narra suas três viagens ao Alasca, incluindo um verão ajudando membros da família a construir uma cabana no Ártico National Wildlife Refuge e uma visita ao outono para definir linhas de armadilha para a caça. Sua aventura culmina em uma viagem final de mochileiros e canoagem que os leva através do Brooks Range e ao longo do rio Hulahula até o Oceano Ártico. Se as descrições de vida acidentada na paisagem do Alasca não o fizerem ler (ou pelo menos inspirá-lo a fazer algumas buscas de imagens do National Wildlife Refuge), a evolução do relacionamento entre um pai e sua filha adolescente o fará. E pode até oferecer algumas ideias para as próximas férias da sua família.

Photo by Yoal Desurmont on Unsplash

Patagonian Road: A Year Alone Through Latin America

Como muitos viajantes, a escritora Kate McCahill encontrou inspiração para sua jornada pela América Latina a partir de um livro. No caso dela, foi o diário de viagens de 1979 de Paul Theroux, The Old Patagonian Express. Ao contrário da narrativa de Theroux, que se baseia em observações sobre viagens de trem, McCahill vira tematicamente (se não geograficamente) seu itinerário. Ela viaja da Guatemala para a Argentina como Theroux fez, mas gasta mais tempo em ônibus do que locomotivas. Ao longo do caminho, ela assume alguns trabalhos de ensino e tenta ter uma noção da vida local. A conta é introspectiva e pessoal, e as descrições vívidas levam os leitores aos íntimo dos 10 países que ela visita. O trabalho é um bom exemplo do poder da literatura para levar as pessoas para fora de suas zonas de conforto.

Tracks: A Woman’s Solo Trek Across 1700 Miles of Australian Outback

Em 1977, aos 27 anos, Robyn Davidson decidiu fazer a longa jornada a pé da cidade australiana de Alice Springs, no oeste do Oceano Índico. Seus companheiros para a jornada? Quatro camelos e um cachorro. Como a aventura de Davidson progrediu, ela foi forçada a confrontar os obstáculos presentes em uma viagem solo no Outback – uma paisagem dura, sentimentos de solidão, as realidades dos códigos australianos (sociais e legais) que discriminam seu povo aborígine, e os desafios para manter a sua unidade de viagem segura. A narrativa profundamente pessoal de Davidson mostra como, quando alguém passa de uma ideia para outra, a jornada resultante pode ser verdadeiramente transformadora. As faixas ganharam o prêmio Thomas Cook Travel Book Award de 1980; e uma adaptação cinematográfica estrelada por Mia Wasikowska e Adam Driver foi lançada em 2013.

Endurance: Shackleton’s Incredible Voyage

Mais de 100 anos atrás, o explorador polar Ernest Shackleton e sua tripulação partiram para a Antártida. Seu objetivo era ousado: atravessar o continente. Mas antes de chegarem ao seu destino, o navio Endurance ficou preso no gelo e afundou. O que se seguiu foi a tentativa angustiante dos homens de sobreviver nos blocos de gelo e, graças a uma arriscada expedição de barcos abertos à Geórgia do Sul, um retorno à terra. Não recomendamos replicar os eventos deste livro, mas a verdadeira história de sua vontade de viver – e a liderança de Shackleton – é tão inspiradora quanto emocionante. (E se você quiser ver o continente por si mesmo, é consideravelmente mais fácil e menos perigoso viajar para a Antártida atualmente, claro.)

All Over the Place: Adventures in Travel, True Love, and Petty Theft

Qualquer pessoa que tenha passado algum tempo na blogosfera de viagem provavelmente já ouviu falar do The Everywhereist, um site dirigido pela hilariante e incisiva Geraldine DeRuiter. Depois que ela foi despedida de seu trabalho de redação, DeRuiter começou a viajar com o marido em suas viagens de trabalho e escrever sobre eles em seu blog. Seu primeiro livro, lançado em maio de 2017, é mais uma narrativa única de uma viagem específica e transformadora (ela diz isso em um aviso), do que uma coleção de histórias sobre se perder, ter enjôos e blá blá blá.  A escrita de DeRuiter é engraçada, mesmo quando ela está lidando com coisas difíceis (tumores cerebrais incluídos), e suas anedotas vão encorajá-lo a encontrar humor no processo de viagem.

The Hundred-Year Walk: An Armenian Odyssey

Toda família tem suas lendas, mas Dawn Anahid MacKeen foi excepcional. Muitas vezes, enquanto crescia, ela ouviu a história de como seu avô, Stepan Miskjian, escapou do genocídio na Armênia ao atravessar o deserto da Síria a pé com apenas dois copos de água. Isso nunca capturou seu interesse até que sua mãe descobriu os periódicos perdidos de Miskjian. Incapaz de ignorar a notável história de sua família, MacKeen embarca em uma expedição singular: refazer seu caminho até a Síria e a Turquia dos dias atuais (dois países que continuam a negar o genocídio armênio). Parte de história, parte com as memórias, a história de MacKeen fala sobre o poder da família, os horrores da guerra e a resiliência do espírito humano.

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Response

EN PT