10 melhores cidades para “foodies”

Conheça quais são os lugares no mundo que oferecem o melhor do turismo gastronômico.

É certo, todo apaixonado por comidas vai começar a escolha de lugares para ir com base nos locais em que fará as refeições. E, de fato, a gastronomia é um fator muito importante em viagens. Nós listamos os 10 lugares mais incríveis que todo “foodie” deve conhecer. E não se espante ao ver, por exemplo, a capital inglesa nessa lista. Afinal, já faz tempo que Londres perdeu a má fama no quesito alimentação. Fique surpreso também ao saber que Dubai está nessa lista de 10 destinos imperdíveis. E ah, amantes da boa mesa, nem precisa viajar para tão longe, já que São Paulo também foi listado entre as melhores cidades para comer. Bom, vamos ao ranking…

1. Londres, Inglaterra

Além de Chelsea e Covent Garden, onde ficam os restaurantes mais estrelados da cidade e que com certeza você vai encontrar opções incríveis, faça um curso intensivo de cultura gastronômica britânica, explorando o movimentado Borough Market, no extremo sul da London Bridge. Os vendedores vendem de tudo, desde frutos do mar recém-pescados e produtos recém-colhidos a queijos artesanais e assados ​​com fita azul. Em Camden Town, é onde fica uma das feiras de comidas nos finais de semana mais ecléticas da cidade. Não deixe também de experimentar pratos tradicionais, como um café da manhã inglês completo no Regency Café ou peixe e batatas fritas no centenário Golden Hind (o famoso fish and chips londrino). Conheça a cozinha contemporânea no The Hand and Flowers, o único bar de duas estrelas da Inglaterra.

2. Tóquio, Japão

Nesse destino é claro que você pode esperar por opções completamente diferentes do resto do mundo. Existem inúmeros lugares para comer na maior cidade do Japão, e a comida de rua em Tóquio merece sua atenção, mesmo que a cidade tenha vários restaurantes com Estrelas Michelin e de altíssimo nível.

Faça um passeio pela Memory Lane (Omoide Yokocho), onde os espetinhos de frango grelhado são servidos. No bairro Kichijoji, não perca as barraquinhas da Harmonica Yokocho. Além disso, se o que você procura é sair da sua zona de conforto no quesito culinária, as possíveis experiências gastronômicas “bizarras” que Tóquio tem para oferecer podem ser exatamente para você. Por exemplo, você poder fazer sua refeição algemado em uma cela de prisão no Alcatraz E.R. ou assistir a lutas de robôs enquanto come no Robot Restaurant. Para quem procura comidas exóticas, o restaurante Asadachi serve itens como salamandra grelhada, sashimi de rã, testículos de porco crus e coração de sapo ainda pulsante. Pode parecer estranho, mas pode ser bem gostoso também.

3. Seul, Coreia do Sul

Seul é uma das cidades mais organizadas e animadas da Ásia, apesar de ser uma das mais caras também. Na Aldeia Bukchon Hanok, a parte mais tradicional da cidade, local preservado há mais de 600 anos com pequenas ruas com casa de madeira, você vai encontrar centenas de cafés, galerias de arte, pátios com workshops e boutiques de joias exclusivas feitas a mão. No Mercado Mar Noryangjin, o mais limpo e organizado da Ásia, a qualidade dos frutos do mar também é um destaque. E pra quem adora uma aventura, esse mercado oferece uma cozinha onde você pode comprar algo, como um polvo, e pedir para preparar na hora e já consumir. Não deixe de experimentar o Korean BBQ, um churrasco que é mais carne grelhada do que realmente assada, mas vale cada centavo! É o prato mais famoso do país e tem por toda a cidade.

4. Paris, França

A Cidade Luz vai destoar de outros destinos dessa lista, afinal, é a número um em opções de gastronomia mais refinada, a capital tem diversos restaurantes três estrelas Michelin, como Pierre Gagnaire e Arpège.  Mas é nos mercados de rua movimentados e lojas como a Quatrehomme, que oferece mais de mil variedades de queijos, que os foodies vão “se jogar”. Na área do Quartier Latin, apesar de bem turístico, você também pode encontrar excelentes pratos e conhecer mais da diversidade parisiense- e o melhor, a um preço bem em conta (cerca de 10 euros para entrada, prato principal e sobremesa). Em

5. Nova York, Estados Unidos

Nova York é uma cidade gigantesca, cosmopolita e multi-cultural, com infinitos lugares para comer e beber. De pratos que levam curry em Murray Hill, em Manhattan, a knishes em Little Odessa, no Brooklyn, passando pelo especializado em tonkotsu ramen Ichiran em Bushwick, os bairros oferecem gostos globais. Mas, claro, você não pode perder os Absolute Bagels de Upper West Side, além dos maravilhosos breakfast e brunches da Big Apple. Aqui listamos alguns lugares imperdíveis para sua viagem!

Veja também:
As melhores pizzas de NYC
A febre dos bares especializados em noodles 
Os melhores restaurantes em Miami em 2019

6. Roma, Itália

Uma das mais impressionantes cidades históricas do mundo, Roma também é uma das mais gastronômicas. De restaurantes clássicos a modernos são muitas opções. Totalmente épico, por lá, o Mercado de Testaccio, por exemplo, abriga estandes que vendem produtos mais coloniais, peixarias e alimentos que vem de toda a Itália. Não vão faltar opções pela capital romana de massas incríveis, como a tonarelli do Checchino dal 1887 é servida com molho de de tomate e rabada. No Salumeria Roscioli, nos moldes de um bar romano, tem produção própria de embutidos, onde come-se entre garrafas, prosciuttos e salames pendurados pela casa. Dos tradicionais, três endereços são imperdíveis: o escondido Nino, que fica em uma ruela ao lado Piazza di Spagna, o Al Moro, com suas alcachofras frescas, e a cantina milanesa de 1800, Antica Pesa. 

7. Bangkok, Tailândia

Com inúmeras comidas de rua e muitos mercados de comida, restaurantes que variam de restaurantes locais para restaurantes gourmet de classe mundial, uma infinidade de cafés e cozinha de todo o mundo, Bangkok é um verdadeiro deleite para os gourmets. E é, definitivamente, o lugar para se aventurar as inúmeras barraquinhas de rua. Conhecido localmente como Yaowarat, há muitos vendedores de comida de rua e pequenos restaurantes na ChinatownVocê encontrará uma grande mistura de favoritos tailandeses e chineses, com carnes grelhadas e frutos do mar, sopas de macarrão, dim sum, arroz frito e muito mais. Você vai devorar comidas de rua como a tom sap, que leva porco e temperos ou a som tam, a salada mais picante de papaya verde. Depois, em outra refeição, pode pedir uma mesa no Nahm, onde o chef Pim Techamuanvivit coloca o tempero moderno na culinária tailandesa.

8. São Paulo, Brasil

Das cidades brasileiras, São Paulo é referência como um polo gastronômico. De restaurantes localizados na região de Pinheiros, passando pelos tradicionais italianos do Bixiga e Baixo Augusta, além dos tradicionais sabores dos diversos Izakayas espalhados pela cidade, opções não faltam. No topo da lista e de suas visitas obrigatórias, o D.O.M, comandado pelo consagrado chef Alex Atala. Conheça mais de São Paulo!

9. Barcelona, Espanha

Em Barcelona, experimentar a culinária local é quase tão importante quanto visitar a Sagrada Família ou passear pelas Ramblas.  A região é cheia de restaurantes estrelados e celereiro de renomados chefs, como o inovador Ferran Adrià. Prepare-se para comer coisas maravilhosas como o fideuá (uma espécie de paella feita com massa), arròs negre (arroz feito com tinta de lula), arròs caldoso (prato que tá entre um risoto e uma sopa) e escalivada (pimentão vermelho, cebola e beringela assados na brasa e temperados com azeite e alho).

Além dos inúmeros restaurantes, Barcelona é lotada de mercados públicos. São mais de 40 por lá e cada bairro tem o seu. O Mercat de la Boquería, que fica na região mais turística da cidade, as Ramblas, é considerado por muitos o melhor mercado desse tipo do mundo. Não deixe de comer os embutidos, os queijos e as azeitonas no colorido Mercado de Santa Caterina. Não pode ficar de fora da sua lista também o prato catalão La Bomba, um bolinho batata e carne que combina perfeitamente com um cálice de vinho.

10. Dubai, Emirados Árabes

Por muitos anos, a culinária local dos Emirados foi subestimada. No entanto, isso começou recentemente a mudar, com um número crescente de novos e empolgantes restaurantes dos Emirados abertos em toda a cidade. De deliciosos pães e bolos a café árabe e hambúrgueres, há diversos locais para experimentar durante a sua visita a este oásis gastronômico do Oriente Médio. Não importa o seu desejo, você pode satisfazê-lo na cidade em constante evolução. Há pratos de frutos do mar estrelados no Pierchic, culinária árabe com luta de espadas no Al Hadheerah e pop-ups de chefs famosos no Enigma. Ah, que tal testar produtos provenientes de camelos?Tradicionalmente, a carne de camelo não era comida pelos Emirados, mas os chefs modernos da cidade estão cada vez mais tentando cozinhar tudo, incluindo hambúrgueres e ensopados. O leite de camelo – um pouco mais salgado que o leite de vaca – tem mais proteína, menor colesterol e é mais rico em vitamina C e ferro. Experimente sorvete de leite de camelo. Cafés árabes por toda a cidade têm uma variedade de diferentes sabores, incluindo pistache e chocolate.

Leave a Response

EN PT