36h em Osaka, Japão

Muitos viajantes passam direto, ou nem consideram parar na cidade de Osaka, no Japão. Mas o que eles estão perdendo? Uma cidade super amigável, com uma culinária que faz a viagem valer a pena, uma grande quantidade de novos coffee shops, bares e lojas. Conheça Osaka com esse guia de 36h para explorar a cidade durante um final de semana.

Sexta-feira:

crédito foto: Lost in Lens, reprodução.

– Tarde:

16h

Se familiarize com um lado menos conhecido de Osaka em Nakazakicho, um bairro com ruas estreitas e casas de madeira que sobreviveram a Segunda Guerra Mundial e as décadas de urbanização que vieram logo depois. Agora, alguns moradores resolveram inovar e transformaram prédios que foram negligenciados por tanto tempo em espaços criativos como o Salon de Amanto, um café + centro comunitário, comandado por um artista e que sedia palestras e performances abertas ao público em um local aconchegante dos anos 1880. Logo na esquina, se perca em meio a uma quantidade enorme de roupas vintage e kitschy zakka (termo japonês para objetos diversos) no Green Pepe. Aprecie exibições de arte contemporânea no Ateliê Sangatsu, uma galeria ao lado de uma parede repleta de grafites coloridos. Encontre peças de roupa artesanais na Hanane T-shirt Living e, por fim, recarregue as energias no Utena Kissaten, um café retrô localizado em uma casa de madeira tradicional e muito bem preservada.

– Noite:

19h

Yakitori – que nada mais é do que frango grelhado no espeto – geralmente é acompanhado de cervejas baratas em um local com muita fumaça no meio da rua. Mas este não é o caso do Ishii, um restaurante sofisticado de yakitori, que foi aberto ano passado e conquistou sua primeira estrela Michelin em 2017. Reserve um lugar no balcão e saboreie um sake enquanto assiste ao chef da casa preparar os yakitoris em um grill de carvão, com os melhores frangos da região sendo perfeitamente grelhados. Uma refeição omakase é iniciada com bolinhas de purê de raíz de lírios recheadas com cream cheese e uma salada de verdes grelhados. Em seguida, é servido uma variedade de frangos em pedaços – asas, pescoço, coxa, etc; finalizando com um mini hot pot, comida tradicional chinesa que consiste nos mais variados tipos de folhas e de carnes, peixes e alguns legumes, todos cozidos numa água fervendo, finalizado com óleo de trufas.

crédito foto: internet, reprodução.

23h

Alguma vez você já pensou em tomar alguns drinks em um submarino? Agora você pode. Em Osaka existe o Bar Shinka, um espaço para relaxar, atrás de uma porta de metal sem identificação no final de um beco escuro. Este espaço surreal foi inteiramente construído de partes retiradas de um antigo submarino. O resultado é uma réplica quase perfeita, com luz baixa e engrenagens que piscam e se mexem, capaz até de enganar um marinheiro.

Sábado:

– Manhã:

9h

Se você acordar com vontade de patinar, apreciando os primeiros raios da manhã, ou praticar algumas tacadas, não importa o horário, vá até o Round1 Stadium Sennichimae, um complexo de entretenimento 24h, com diversos andares e atividades que vão do karaokê ao boliche passando por jogos arcade. Se a sua intenção for gastar energia, compre uma pulseira de acesso livre aos spo-cha (uns tipos de desafios esportivos), que consistem em uma área com 40 tipos de jogos diferentes, entre eles basquete, vôlei, corrida de mini motos, touro mecânico, uma área para patinação, gaiolas para prática de tacadas, mini golf, arco e flecha e tênis. A competição é mais acirrada durante a noite, mas durante o dia o local é family friendly.

crédito foto: Sprudge, reprodução.

11h

Com uma faxada estreita no bairro trendy de Amerikamura, o LiLo Coffee Roasters é um lugar confiável e repleto de amantes de café espalhados em um pequeno pátio e alguns bancos na calçada. Uma das primeiras cafeterias especializada em Osaka, esta instituição de apenas 3 anos e meio, oferece mais de uma dúzia de grãos de café, puros e misturados, com torras leves, médias e fortes. Caso você não consiga se decidir em meio a tantas opções, os simpáticos baristas são rápidos em dar conselhos. Junto com cada xícara servida vem um cartão com informações detalhadas sobre o café servido.

12h

Caminhe algumas quadras na direção sudeste até o distrito de Horie, um conjunto de ruas repleto de lojas. Encontre objetos e presentes para quem gosta de estar ao ar livre na Unby General Goods, uma loja que tem de tudo para se aventurar na natureza e descubra marcas japonesas em ascenção na Palette Art Alive. Na rua mais popular para compras, a Orange Street, comece com a Biotop, uma loja conceito com vários andares. No térreo você encontra um café e uma estufa, já no telhado há um restaurante em meio ao jardim e entre eles, uma grande variedade de produtos como árvores de bonsai, jeans fabricados no Japão, bolsas vintage da Chanel, cosméticos orgânicos e cerâmicas artesanais.

National Bunkaru Theater/ crédito foto: internet, reprodução.

– Tarde:

14h

Em meio ao show de luzes neon, um gostinho da velha Osaka continua intacta in Hozenji Yokocho, becos estreitos com ruas de pedra e restaurantes conhecidos como “buracos na parede”. Logo na entrada encontre o Tendonnomise, um pequeno restaurante com apenas 7 lugares e servindo apenas uma especialidade: tendon, uma tigela de arroz cozido à vapor com um molho de soja saboroso e camarões tempura frescos.

16h

O tradicional teatro de marionetes japonês, chamado Bunraku, não é tão conhecido como o Kabui e Noh internacionalmente. Fundado em Osaka no século 17, o bunkaru tem apresentações com grandes marionetes, que são controladas por três pessoas simultaneamente, contando histórias de heroísmo e romances trágicos. Hoje, o principal local para este raro formato de arte é o National Bunraku Theater, onde acontecem performances durante o ano. Você consegue ingressos para apresentações no mesmo dia na bilheteria do local e há a opção de audio guides em inglês.

crédito foto: New York Times, reprodução.

– Noite:

20h

Udon, a famosa massa grossa de trigo, é a estrela do Aozora Blue, um restaurante especializado no prato que abriu em 2014, comandado pelo chefe Hirofumi Matsui e sua esposa, Yuki. A massa é feita no próprio restaurante com farinha triturada na pedra, todo o processo pode ser visto pelos clientes do local através de uma janela de vidro. O salão de janta é feito de madeira natural com bancos feitos de tronco, dando um clima único e especial para o seu jantar.

22h30

O jeito mais fácil de conhecer o povo local é participando do Bar Crawl que passa por diversos locais da cena noturna de Osaka. Começe a noite no Craft Beer Works Kamikaze, um bar tranquilo com 23 taps que servem ji-biru (cerveja artesanal japonesa). Faça novas amizades no Hana Sake Bar, um local aconchegante que serve whiskey japonês, shochu, awamori e diferentes tipos de sake. Suba por uma escada de metal em caracol até chegar ao Bird/56, um bar de jazz íntimo no terceiro andar de um prédio ocupado por bares musicais. E para encerrar a noite no Misono Building, um complexo de entretenimento no segundo andar, que foi tomado por pequenos e excêntricos bares.

Domingo

Spa World/ crédito foto: internet, reprodução.

– Manhã:

10h

A quantidade de produtos culinários de alta qualidade que passam pela cidade de Osaka todos os dias, podem ser facilmente encontrados ao passear pelo mercado Kuromon Ichiba. Este mercado indoor, que chega a ser maior do que 5 campos de futebol americano, serve não apenas a chefes e moradores locais, mas também aos turistas de todo o mundo que buscam produtos frescos da culinária japonesa e pratos preparados na hora para consumo imediato.

– Tarde:

13h

Para uma tarde tranquila, aproveite as saunas à vapor, banhos relaxantes e piscinas do Spa World, um parque temático de oito andares dedicado a banhos de todos os tipos. Além dos tradicionais ofurôs japoneses e piscinas termais, o complexo aquático conta com piscinas family friendly, toboáguas e mais de uma dúzia de piscinas temáticas em dois andares separados por gênero (tendo as áreas “europeias” e “asiáticas”), uma réplica da Gruta Azul de Capri e uma área de relaxamento para você se sentir em uma piscina Balinês. A entrada nos finais de semana custam $2,700 yens por 3h de uso.

Leave a Response