A saga continua…Dia 23

Estamos quase no fim de nossa viagem pela costa e no vigésimo terceiro dia do nosso projeto de 34 Days in Europe. Hoje é dia de botar o pé na estrada em direção a Montpellier, e amanhã Barcelona aí vamos nós.

No caminho do nosso destino final, paramos para conhecer Marseille. Não sei se porque a cidade estava toda em obra, o trânsito insuportável ou não descobrimos os lugares bacanas de lá, mas não tive nenhuma simpatia com a cidade. Andamos até o porto e aos arredores, algumas ruelinhas, mas estava tudo tão cheio e bagunçado que saímos correndo. Não recomendo a parada. O pit stop foi na estrada mesmo, para um almoço rápido no Paul – uma pattisserie francesa com quiosques espalhados pela Europa. Os mini restaurantes oferecem uma variedade de pães, salgados recheados, pizzas, doces, croissant entre outros. Para um almoço rápido, uma ótima opção.

Já abastecidos fomos até Montpellier. Depois de deixar nossas coisas no hotel (o único que encontramos que não recomendo), botamos biquíni e fomos para a praia de Carnon-Plage curtir um bom dia de sol. A praia lembra muito as praias do Rio Grande do sul com areia escura, casas baixas (e não tão modernas) na beira e mar nada azul.

Saímos de lá e fomos conhecer melhor a parte central de Montpellier. Começamos por Antigone, a região mais antiga da cidade. Caminhamos de ponta-a-ponta mas achamos as ruas vazias e calmas. Continuamos então pela Galerie Lafayette (sim não existe só em Paris) e subimos as escadas por dentro da galeria até a famosa Comedie. Aí sim entendemos porque a outra parte da cidade estava tão vazia. Casualmente naquele dia estava acontecendo um festival de música da região com bandas e Djs espalhados por todas as ruas, cada um com seu estilo tocando sua música. Uma loucura! Muita gente jovem na rua e uma energia muito positiva.

Na Place de La Comedie e arredores é onde se encontram a maioria das lojas, restaurantes, bares e cafeterias. E estava tudo super cheio. Na Rue de la Loge é onde se encontram as melhores lojas. Entre ela e a Grand Rue Jean Moulin estão diversas lojas de diferentes marcas e categorias.

Paramos na Place Jean Jaurès no le petit nice para ouvir um Dj, tomar uma cerveja gelada e curtir o bom clima de Montpellier. De lá seguimos para mais um passeio pelas ruas movimentadas da Comedie em direção a um lugar para jantar. Paramos na Place Castellane, no restaurante Café des Arts, para agora curtir um outro Dj, degustando um mojito de jarra, salada e pizza.

Pós-janta curtimos algumas bandas escondidas pelo caminho de volta a Place de La Comedie. Nossa terceira parada foi no Le Cafe Crepes, em frente a entrada da Galeria, para desfrutarmos do tradicional Crêpe Nutella. Sem palavras.

Depois das nossas mil e uma refeições voltamos para Antigone, que agora estava l-o-t-a-d-o, principalmente na Esplanade de l’Europe, onde estava rolando o show principal. Quase um Planeta Atlântida. Montpellier se superou. A parada foi surpreendentemente maravilhosa.