NÃO FAÇA FEIO: RELEMBRE AS REGRAS PARA FOTO DO SEU VISTO E PASSAPORTE

Sair bem em uma foto de passaporte é uma coisa (bem difícil), mas tentar sair tão bem ao ponto de quebrar as regras é outra. As fotos irregulares são o principal motivo pelo qual os pedidos de vistos são negados e por isso é muito importante entender o que é – e o que não é – aceito. Pode parecer óbvio, mas para te ajudar a não cometer nenhum erro, compartilhamos aqui algumas das situações mais comuns em que as fotos do passaporte ou visto americano são consideradas irregulares: 

Usando uma fantasia

Ok, a maioria das pessoas provavelmente não vai chegar com uma fantasia completa do personagem Elmo para tirar a foto e esperar que seja utilizada como a foto oficial do passaporte/visto, mas há um por que de tudo isso: o Departamento dos Estados Unidos exige que a foto seja tirada em roupas que você “usa diariamente”. Como eles saberão o que é usado no dia-a-dia de alguém? De qualquer maneira vale a pena jogar com segurança. Também não são permitidos uniformes, mas são permitidas roupas religiosas – se usadas diariamente.

Usando óculos

Desde o dia 1º de novembro de 2016, os óculos já não são permitidos em fotos de passaporte, pois muitas vezes podem ter um brilho, independentemente de a câmera ter ou não um flash. Já tem um passaporte válido com uma foto sua usando óculos? Não se preocupe – você não precisa renovar agora, mas terá que tirar seus óculos da próxima vez que você solicitar um passaporte ou visto. Existem algumas exceções: se você tiver que usar óculos por uma condição médica, você precisará enviar uma declaração assinada juntamente com a requisição de seu passaporte dos EUA ou com o pedido de visto americano, assinado por um profissional médico ou da saúde. Caso contrário, planeje trocar essas armações por lentes de contato, ou retire antes da foto.

Sorrindo

Sim, você leu certo. Embora sorrir em fotos é encorajado por praticamente toda avó na terra, sorrir nessas fotos é um pouco incerto. De acordo com os requisitos, os sujeitos da foto devem ter uma “expressão facial neutra e ambos os olhos abertos”. Em outras palavras? Salve as caretas engraçadas para selfies.

Ser muito antiga

Você pode ter uma quantidade grande de fotos 3×4 guardadas em casa, que você tirou por diversos motivos,  prontas para serem usadas, mas não use: qualquer foto enviada com os requerimentos para um passaporte ou visto deve ter sido tirada, no máximo, nos últimos seis meses para representar sua “aparência atual”.

O fundo está errado

Nós sabemos que você ama o seu poster do Bob Marley, mas bater uma foto 3×4 na frente dele não te fará nenhum favor – de fato. Isso só significa que você terá sua aplicação rapidamente rejeitada. Para ser considerado elegível, todas as fotos devem ser tiradas na frente de um fundo branco.

Fotos em preto e branco?

Errado. Apenas fotos coloridas são aceitas.

Sua cabeça está muito pequena

Desculpe, queremos dizer que sua cabeça parece muito pequena – ou muito grande. O tamanho importa: para ser considerado uma foto elegível, sua cabeça deve ocupar entre 50% e 69% da altura total da imagem, desde o queixo até o topo da cabeça.

Tem algo na sua cabeça

Um chapéu, em particular. Ou algo que esconda parte do seu rosto ou cabelo. Se você usa algo para fins religiosos, diariamente, sinta-se livre para mantê-lo, apenas certifique-se de que seu rosto inteiro está visível e não haja sombras. Os fones de ouvido também não estão permitidos, então, de um pause e guarde para depois.

Orelhas expostas?

Ambas orelhas deverão estar completamente expostas, permitindo a visão total das mesmas, desde a parte superior até a parte inferior. Brincos não devem ser usados a não ser que sejam pequenos, fixos e não cubram nenhum ponto das orelhas.

IMPORTANTE lembrar que as fotos para passaportes brasileiros são feitas na própria Polícia Federal, o que ajuda – e muito – com todas as questões técnicas e orientações corretas.

1 comentário

Leave a Response