Dia 16 na Europa. Dia 02 em Florença.

Segundo dia em Florença e eu estava acabada em função da gripe. Agora era minha vez de ficar de “molho” durante toda a manhã. No início da tarde resolvi criar forças e passear pela cidade, já que era nosso segundo e último dia por lá.

Iniciamos a tarde caminhando na Via de Tornabuoni (que falei no post anterior aqui) e de lá fomos até o outro lado do Rio Arno. Paramos para um almoço rápido em um dos cafeslocais, e seguimos a nossa caminhada em direção a Piazzale Michelangelo, uma praça conhecida por duas coisas: pela estátua de David e pela vista panorâmica de toda Firenze. Como Florença é uma cidade relativamente pequena é super tranquilo de caminhar até essa praça. O nome dela foi criado em homenagem a Michelangelo Buonarroti, e por isso que no centro da praça existe a imagem de uma de suas mais importantes obras, a figura de David. A vista da Piazzale Michelangelo é magnífica. Lá de cima é possível ver toda a cidade, incluindo todos seus pontos turísticos. Muito lindo!

Depois de curtimos a vista por alguns bons e longos minutos, descemos o morro onde fica a praça, agora de volta ao outro lado de Florença, para uma última tentativa de visitarmos a Accademia di Belle Arti. Mas antes uma parada obrigatória na melhor gelateria de Firenze (a mesma do post anterior, claro). No museu nossa tentativa falhou novamente, pois a cidade realmente estava lotada, e a fila continuava super super longa. Solução: mais uma caminhada pela cidade e voltar para o hotel para cuidar da gripe antes da janta.

De noite fomos em um restaurante indicado por uma amiga que morou em Florença, o La Giostra. O restaurante possui milhões de indicações e reviews e é considerado um dos melhores da região. Demoramos um pouco para encontrar, pois ele fica escondido em uma reulinha, e possui dois salões destintos, um mais antigo e tradicional e o outro um novo salão construído recentemente. Em um deles fomos recepcionado por um Italiano mais velho super barbudo, o chef da casa. Já no segundo quem nos recepcionou foi um homem mais jovem, alto, magro, com milhões de pulseiras nos braços, super agitado e uma figuraça, o filho do chef e também dono do restaurante. O restaurante possui uma decoração rústica, com uma luz baixa, uma variedade de quadros na parede com fotos de celebridades e pessoas importantes que jantaram por lá, uma música muito calma, e velas.

O cardápio é enorme e com uma super variedade de antipasti, primi piatti, secondi piatti e de sobremesas. Levamos um amigo americano para jantar conosco e ele simplesmente amou. O que pedimos:

Como entrada, além do aperitivo oferecido pelo restaurante, com opções de frios e bruschettas, escolhemos um Prosciutto “San Daniele” con Melone o Mozzarelledi Bufala, Stracciatella di Burrata Pugliese dop con Pompelmo Rosa e Insalatina di soncino, arance e pecorino con aceto balsamico. Tudo estava maravilhoso, mas a Burrata se destacou muito! Um creme inexplicável.

Para o prato principal (não aguentamos primi e secondi) pedimos Tagliatelle fatte da Noi ai Funghi Porcini, Risotto alla Catalana con Gamberoni* e Verdurine e um Wiener Schnitzel con Salsine e Contorni Vari. Tudo acompanhado de um bom vinho tinto.

Com tanta comida boa, a sobremesa não podia faltar. Aceitamos a indicação da garçonete e pedimos um Fragole e Lamponi con Gelato. Super refrescante.

O La Giostra é um dos TOP Restaurants da Europa com certeza! Tudo estava m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o e o astral do restaurante também recebeu nota 10. Os preços são mais salgados, mas é com certeza uma janta especial.

Depois de tanta comilança caminhamos perto do Duomo em busca de algum movimento, mas Firenze é uma cidade quieta à noite. Hora de dormir então. Buonanotte!