Diário de Viagem Parte 3, Atenas – Dica Spice Up

Parte 03 – Atenas

Partindo de Kayseri, pegamos o avião com destino a Istambul para fazermos nossa conexão para Atenas. Infelizmente, por se tratar de uma pequena província e contar com uma base militar como aeroporto, não tínhamos a opção de voar de Kayseri diretamente para Atenas. Quando chegamos em Atenas, o clima estava agradável e, como sugerido pela maioria das pessoas que desembarcam em Atenas, optamos por pegar o metro até o hotel. A viagem de metro até o centro da cidade leva em torno de 30 minutos e é muito tranqüila.

Optamos por ficar hospedados no bairro Metaxourgeio. Bem localizado e muito perto do metro, nosso hotel era o Athens Lotus Hotel. Para quem vai ficar apenas um dia em Atenas, não se tem muita opção de hotel barato, portanto a localização vale muito para que se possa conhecer todos pontos turísticos.

Iniciamos nosso dia com a visita ao Museu da Acrópole. O museu é todo novo, com muitas antiguidades encontradas no parque a disposição dos visitantes e com um espaço de cinema onde se pode ver um vídeo de 10 minutos e entender toda a história da Acrópole.

museu-da-acropole

Depois de estudado o tema, decidimos iniciar a nossa subida as 10 horas, horário de abertura dos portões. O parque é bem grande e comporta diversos monumentos históricos. Tranqüilamente, pode-se perder duas horas olhando tudo que o parque oferece. A sensação quando se chega no topo é incrível. Aquele monumento antigo, de décadas atrás, de pé e lindo, com a paisagem de toda cidade em volta, é muito legal! Lá de cima também se pode mapear os próximos passos do tour com facilidade.

Atenas-1 Atenas-2 Atenas-6

Depois de alguns minutos apenas apreciando a vista, decidimos iniciar nossa decida com destino ao monumento de Zeus. Muito próximo da Acrópole, este estava localizado dentro de um parque fechado, onde é preciso pagar para entrar.  O parque é pequeno e não muito bem cuidado, mas a vista que se tem para a Acrópole é muito legal. Seguindo a avenida Leof. Vasilissis Olgas, chegamos até o Estádio Olímpico, onde foram realizadas as primeiras olimpíadas da história. O estádio foi totalmente reformado e fica ao leste dos Jardins Nacionais. Dentro deste parque onde ficam os Jardins Nacionais, encontramos o parlamento e a casa do Presidente, que era nossa próxima parada.

Atenas-4

Depois de assistirmos a troca da guarda, seguimos na avenida Panepistimiou para conhecer a faculdade federal, muito bonita e muito conservada.

Finalizando nosso tour a pé, decidimos nos perder nas ruas de Monasteri e de Plaka, onde se encontram diversas lojinhas, bares e restaurantes típicos da Grécia. Como ainda sobravam algumas horas, decidimos pegar o ônibus e seguir para a orla, conhecer as marinas e algumas obras que foram feitas para Olimpíada. Para quem tem pouco tempo na cidade, vale a pena fazer o City Tour dos clássicos ônibus vermelhos que encontramos na maioria das cidades da Europa, pois com ele se pode descer e subir em qualquer parada e conhecer todos os pontos turísticos que a cidade oferece.

De volta ao hotel, arrumamos nossas coisas e fomos jantar cedo, pois nosso barco para Mykonos partiria as 7 horas do dia seguinte. Optamos por jantar no badalado bairro de Plaka, no Restaurante Diogenes. Um clima muito legal a luz de velas, comida boa e atendimento razoável, como todo atendimento grego.

restaurante-diogenes

Continuação em breve aqui no Spice up the Road!