Finlândia: a terra do Sol da meia-noite, por Júlia Wypyszynski

Scenic summer panorama of the Market Square (Kauppatori) at the Old Town pier in Helsinki, Finland

Ah, a Finlândia… ou você ama ou você odeia. E se no caso amar, sentirá uma imensa tristeza na hora de ir embora, um vazio que jamais será preenchido e sempre ficará com aquele sentimento de que deixou algo para trás. Esse país de terras frias nos conquista com seu jeito tímido e pacato, rodeado por naturezas exuberantes e pessoas que não gostam de conversar, mas que não se importam em ir todas despidas na sauna de quinta- feira.

DSC09743

Meu romance com esse país nórdico começou em 2009, quando ainda morava nos Estados Unidos, e pela primeira vez ouvi pessoas falando em finlandês. Imediatamente me apaixonei pelo idioma, comecei a pesquisar e cada dia que passava meu interesse crescia sobre esse país. Em 2011 tive a primeira oportunidade de pisar na Finlândia. Depois de duas curtíssimas semanas na terra do sol da meia noite, eu tinha certeza de que lá era meu novo lar. Em dezembro de 2012 estava com duas malas cheias, uma proposta de emprego e muita coragem para largar tudo e começar uma nova aventura em uma terra tão distante.

Morei na capital Helsinki por seis meses. Cheguei ao país no meio do inverno e me deparei com 1 m 20 cm de neve para todos os lados. Ainda tenho a lembrança de chorar nos primeiros dias, toda vez que eu tinha que sair de casa, meus ossos doíam e eu seriamente acreditava que perderia os membros com o frio de -30 C que fazia lá fora.  No inverno os dias de escuridão são intermináveis, porém, se tem espírito aventureiro, tem muito para se explorar: caminhar no meio do mato, deslizar pela neve, museus, bibliotecas fantásticas, conhecer novos bares e restaurantes ou simplesmente BEBER na SAUNA como um bom e velho Finlandês faria. O verão finlandês é maravilhoso, tudo é muito verde, a temperatura pode chegar a 30 graus Celsius e ainda é possível ter resquícios de sol à meia noite!

Carros cobertos de neve
Carros cobertos de neve
Sol à meia-noite
Sol à meia-noite

Para aqueles que querem visitar esse magnífico pais, aqui vão as minhas dicas:

Helsinki

Helsinki é uma cidade ótima… Porém, cara! Prepare os bolsos e vamos lá! Inicialmente, primeira coisa que você deve fazer quando chegar à Helsinki é ir a estação central de trem e comprar um ticket de transporte para o tempo que você ficar na cidade/ região.  Se eu não me engano, um ticket para um mês inteiro que vale para, ônibus, trens, metros, barcas (para a cidade Helsinki) custa em torno de 70 euros (para não residentes). Caso você queira que o ticket valha também para a região metropolitana (Vantaa, Espoo…), será mais caro. Honestamente, compre o ticket,  porque no final do dia sai mais barato do que comprar um ticket para cada transporte, e jamais entre em um metro/trem sem um ticket… a multa é de 80 euros e tem que ser paga NA HORA!

Primeira coisa que eu indico a fazer em Helsinki é, CAMINHE! Explore a cidade ao máximo, faça tudo o que pode ser feito a céu aberto, principalmente no verão. A cidade é magica e já que o transporte público é fantástico, você pode ir a qualquer lugar a qualquer hora (ps: se informe dos horários de trens noturnos).

IMG_1645

Pontos turísticos que você NÃO pode perder:

Seurasaari Island: esse é um dos meus lugares favoritos. É um museu céu aberto onde é possível caminhar na floresta e ver antigas casas e barcos do século 18 a 20. É muito nostálgico!

Lutheran Cathedral: famosa catedral no centro da cidade, se estiver aberta não perca a chance de dar um pulinho lá dentro.

lutheran catedral

The Explanadi Park : feira de artesanato e comida ao ar livre em frente à prefeitura. Se come muito e bem!

Fortress of Suomenlinna: agora que você tem seu super ticket de transporte que vale para tudo, pegue a barca para Suomenlinna! Explore, explore e explore!

fortress of suomelina

Hakaniemi Market Square e Old Market Hall (Vanha Kauppahalli): para os amantes de comida, esse é o local… se você é um curioso da gastronomia.. não deixe de dar um pulinho por lá!

Linnanmaki Amusement Park: MEUS DEUS, o melhor parque de diversões do mundo! Esqueça Beto Carreiro, Disney World, Six Flags … Linnanmaki é muito, mas muito mais legal! Um ticket para o dia é em torno de 45 euros.

Montanha-russa mais antiga do mundo, ainda em funcionamento
Montanha-russa mais antiga do mundo, ainda em funcionamento

National Museum of Finland (Suomen Kansallismuseo): um pouco de cultura para aquele dia chuvoso…

Museum of Contemporary Art Kiasma (Nykytaireen Museo): se interessa em arte contemporânea? Aqui é seu lugar.

Sibelius Park and Monument: toda vez que fiz um passeio até esse parque/monumento tive um ótimo dia, o local é muito bonito e se passa por um bairro muito agradável.

Onde comer e beber:

Se você procura um lugar barato e com comida local, recomendo o Konstan Molja. O restaurante tem uma atmosfera bem aconchegante e pratos típicos finlandeses.

Taste of Helsinki: é um evento anual  que reúne grande chefes do pais, você tem a possibilidade de provar vários pratos, de vários restaurantes e degustar uma grande variedade de vinhos.

taste of helsinki 3

taste of helsinki 2

Gaijin: preços do capeta,  mas cocktail e comida dos deuses!

gajin 1

gajin 2

gajin 3

Em Helsinki tem um bairro chamado Kallio (seria o Brooklin de NY ou West End de Glasgow). Nesse bairro se acha vaaariooos barzinhos e botequinhos… Ótimo para achar aquele restaurante e cerveja baratos.

kallio

Turku:

Outra cidade que vale a pena visitar é Turku, que fica apenas 2 horas de trem de Helsinki. Turku ainda manteé seu charme medieval e apesar de ser uma cidade pequena, tem uma ótima vida noturna. Caso passe por lá, há um parque aquático (Jurupark) que vale muito a pena visitar. Turku é cortado pelo rio Aura, nele pode se encontrar alguns barcos que são todos bares e restaurantes, ótimo lugar para um happy hour! Eu aconselharia ficar em Turku entre 2-3 dias.

Rio Aura, em Turku, congelado
Rio Aura, em Turku, congelado
O mesmo rio, agora no verão
O mesmo rio, agora no verão

Curiosidades sobre os finlandeses:

Sauna: se fizer amizade com um finlandês há uma grande probabilidade de você ser convidado para uma sauna party. Primeiramente, não se assuste: sim, as pessoas vão completamente despidas. Eu recomendo a você perguntar como elas “funcionam” antes de você IR. Pergunte inocentemente “ bikini, sunga?” Muitos irão perceber que você não está familiarizado com a sauna e irão pedir para que os outros integrantes se vistam apropriadamente, assim você se sentira menos “awkward”. Leve sua bebida e boa sorte com os 70 C que estarão esperando por você.

Moomin: MOOOOMIIIIII, é um desenho animado muito famoso escrito por uma Finn Swedish writer e é muito contagiante. É como se fosse a nossa “turma da Mônica”, porém a história tem personagens típicos do “folclore” nórdico tem uma linguagem bem sarcástica. Você verá moomin por todo lugar; bolsas, canecas, livros, bichinhos de pelúcia… e não deixe de comprar algo do moomin!

moomin
Crédito foto: http://finland.fi/Public/default.aspx?contentid=190515

Fazer: é uma marca de doces finlandesa,  que pode ser encontrada  no mercado ou em lojas oficiais no centro da cidade. Não deixe de comprar as barras de chocolate e o achocolatado em pó, é muito bom!

Summer cottage: muitos finlandeses têm casas de veraneio. Se alguém convidar você para ir a um  summer cottage, VÁ! Você terá uma experiência incrível no meio da natureza, poderá até ver animais exóticos… como alces! E sem contar que pode encontrar frutas silvestres por todos os lados e participar de saunas parties seguidos de banhos de mar. Depois de voltar de um final de semana em um summer cottage você se perguntará: Como sobrevivi todos esses anos sem essa experiência?!

summer cottage (1)

summer cottage (3)

julia

by Júlia Wypyszynski

Júlia é gaúcha e formada em hotelaria. Atualmente trabalha como chef em um restaurante de Belfast, na Irlanda do Norte.

3 Comentários

  1. Excelente matéria sobre a Finlândia. Espero texto sobre a Escócia e Irlanda sob olhar de Julia Wypyszynski , dois países maravilhosos para se visitar e viver!

Leave a Response

EN PT