La splendida Itália – Dica Spice Up by Leticia Milani

Para quem gosta de comer bem, passear por lugares lindos e respirar cultura, a Itália é o destino ideal na Europa! Já conhecia o país, mas essa viagem foi especial porque fomos em família comemorar os 30 anos de casados dos meus pais.

Estávamos em 8 pessoas, então alugamos uma van e fomos descendo de Milão a Siena, passando por Verona, Florença e curtindo cada lugarzinho da Toscana. Vou separar as dicas por cidades:

Milão

Ficamos 1 noite no Petit Palais Hotel de Charme, gostei bastante! Dá para ir caminhando até o Duomo (a famosa catedral da cidade), os quartos são limpos e aconchegantes e o preço não é muito abusivo (as diárias em Milão costumam ser bem caras). Para almoçar/jantar sugiro a pizzaria Fresco & Cimmino. A dica é pedir a pizza “La Regina”, de prosciutto e muzzarela di bufala, deliciosa! Pós janta dá para ir caminhando até a sorveteria que elegi a melhor da viagem, Cioccolati Italiani… antes de servir o sorvete, colocam chocolate derretido na casquinha, fica absurdamente bom! Pistacchio e nocciola foram meus sabores favoritos. Outro lugar legal para almoçar é o terraço da loja La Rinascente, que fica em frente ao Duomo. A delicatessen antes de chegar no restaurante é parada obrigatória, dá vontade de comprar tudo!

Milão - 1

Fresco e Cimmino
Fresco e Cimmino

Gelatos

La Rinascente
La Rinascente

Outro lugar imperdível para conhecer em Milão é a loja conceiro 10 Corso Como, cujo nome é o próprio endereço. É uma mistura de café/livraria/loja e não tem vitrine, quem passa na frente não tem idéia do que se esconde atrás da fachada discreta. Tudo lá é caro, mas vale a visita, já que olhar não custa nada 🙂

10 Corso Como (café)
10 Corso Como (café)
10 Corso Como
10 Corso Como

Ali bem pertinho fica o Eataly, empório gastronômico que vale conhecer sem pressa! Mistura a venda de produtos com a proposta de restaurantes que servem comida por especialidades. Por fim, sugiro dar uma caminhada pela Via Montenapoleone, pra admirar as vitrines e conferir as tendências das marcas mais famosas do mundo.

Eataly
Eataly

Verona 

Ficamos somente 1 noite, tempo suficiente para conhecer a cidade. Chegamos no final do dia e jantamos num restaurante super típico, Antica Bottega Del Vino. Minha escolha foi um gnocchi com molho vermelho, simples mas delicioso! A carta de vinhos é famosa por ser uma das mais completas da cidade. No dia seguinte passeamos pelo centro e fomos até a Casa da Julieta, onde supostamente ela morou e que tem o famoso balcão onde, dizem, ficava escutando as juras de amor do Romeu. Vale conhecer, tem um portão com inúmeros cadeados de casais apaixonados e também bilhetes (e chicletes) colados nas paredes.

Casa Julieta
Casa Julieta
Casa Julieta
Casa Julieta
Arena Verona
Arena Verona
Antica Bottega del Vino
Antica Bottega del Vino

Florença

Ficamos 3 noites num hotel super simpatico, Rosary Garden. Fica um pouco mais afastado do centro, mas é bom para quem está de carro, já que na zona mais turística é complicado circular (o trânsito geralmente é restrito para moradores e achar uma vaga de estacionamento é tarefa de gincana). Na primeira noite jantamos num restaurante super cool especializado em frutos do mar, Cestello Ristopub. Recomendo para quem procura uma experiência gastronômica e quer fugir do trivial massa-risoto-pizza.

Cestello-Ristopub
Cestello Ristopub

No dia seguinte fizemos alguns passeios turísticos… caminhamos até o Duomo (subir na cúpula vale a pena, mas a escadinha é claustrofóbica!), Palazzo Uffizi, Ponte Vecchio e Piazzale Michelangelo (tem uma vista linda da cidade). Almoçamos num lugar super típico, La Prosciutteria. Ambiente bem informal e simpático, com atendimento de balcão e sem frescura. Taça de vinho + panini de formaggio e prosciutto foi a nossa pedida. Neste mesmo dia jantamos no Yellow Bar, cuja especialidade são pizzas. Clima legal e comida boa, e recomendo a panna cota (sobremesa típica italiana elaborada a partir de nata, açúcar, gelatina e especiarias, geralmente servida com calda de frutas vermelhas).

Ponte Vecchio
Ponte Vecchio
Pallazo Uffizi
Pallazo Uffizi
La Prosciutteria
La Prosciutteria
La Prosciutteria
La Prosciutteria
La Prosciutteria
La Prosciutteria
Yellow Bar
Yellow Bar

Siena 

Ficamos 3 noites no Hotel Garden, também muito bom para quem está viajando de carro pelos mesmos motivos de Florença. Para comer algo rápido no almoço é legal ir até o Consorzio Agrario Siena, espécie de padaria/mercado que vende pizzas no balcão. Tomar um café e/ou sorvete na Piazza Del Campo, pra mim uma das mais bonitas e originais da Itália, é um ótimo programa. Em julho e agosto vira palco do Palio di Siena, uma corrida de cavalos que acontece da mesma maneira desde o século XIII. Na noite seguinte jantamos no La Taverna de San Giuseppe, restaurante número 1 de Siena segundo o Trip Advisor, que realmente faz jus à fama que tem. Comida, atendimento e ambiente nota 10! É bom fazer reserva.

Siena-1 Siena

Cidades e lugares da Toscana que vale a pena conhecer:

Toscana-3Toscana

Famiglia-na-Toscana

Monterrigioni – vilarejo tão pequeno que pode ser percorrido a pé do portão de entrada até o de saída em cinco minutos. Vale a visita porque é uma graça, muito simpático!

Monterrigioni

San Gimignano – cidadezinha medieval conhecida por suas torres, parece cenário de filme de tão encantadora. Lá fizemos uma das melhores refeições da viagem, no restaurante Bel Soggiorno. Além de ter uma vista deslumbrante da Toscana, o atendimento e a comida são excelentes! Chegue cedo (ou reserve) e peça uma mesa perto da janela para apreciar o visual.

San-Gimignano

Montalcino – a simpática cidadezinha é coroada por uma fortaleza e cercada pelos vinhedos que dão origem ao melhor vinho italiano: o Brunello di Montalcino, que ali pode ser comprado por menos de € 30. Almoçamos no Il Grifo, restaurante pequeno e simples, mas com ótimo atendimento e boas opções no cardápio.

Cortona – cidadezinha que ficou famosa depois do livro/filme Sob o Sol da Toscana. Possui lindas vistas da paisagem e por ali estão alguns dos mais belos campos de girassóis do mundo, que florescem no auge do verão (entre o fim de junho e agosto).

Região de Chianti – entre Siena e Florença a estradinha S-222 passa em meio aos vinhedos de Chianti e de lindos castelos. Não deixe de conhecer a Vinícola Antinori, que se destaca pelo projeto arquitetônico moderno e arrojado.

RegiAo-do-Chianti regiao-do-chianti-2

Vinicola Antinori
Vinicola Antinori

Estradinhas entre Montepulciano e Pienzaesta é a Toscana dos cartões postais. Caminhos ladeados por árvores simétricas, assim como igrejinhas singelas no topo de colinas, campos de rolos de feno dourado e cidadezinhas medievais construídas em pedra.

On-the-road

Esqueça o GPS, aproveite o passeio, e curta muito os dias de dolce far niente.

 
 
CIMG1965
By Letícia Milani
Sou administradora por formação e viajante por paixão. Concordo plenamente com a frase travel is the only thing you buy that makes you richer, viajar enriquece a alma! Já morei na Austrália e atualmente sou sócia da marca de roupas femininas Cleo Milani.
 

 

3 Comentários

  1. Lê, eu amei teu relato, que me fez viajar e curtir com vocês! Belas palavras e fotos que ilustram bem um pouco daquilo que foi vivenciado em família. Viajar, é sem dúvida uma experiência que enriquece a vida do ser humano. Parabéns! Bjs

Leave a Response

EN PT