Londres entre irmãs – Dica Spice Up by Renata Coufal Paz

Londres nunca foi o destino dos meus sonhos. Acho que pela fama de muita chuva, frio e quase nunca ter sol, não me interessava tanto em conhecer. Acabei deixando tudo isso de lado e fui viajar com a minha irmã para essa cidade maravilhosa! Ok, era verão e pegamos uma semana com muito sol e sem chuva, mas mesmo assim não consigo imaginar alguém que não goste deste lugar, mesmo com o tempinho ruim. Tudo é lindo, limpo, organizado, regrado e as pessoas são simpáticas e educadas. Me encantei com os londrinos e o seu jeito certinho de viver.

Nossa viagem durou 6 dias, então conseguimos conhecer tudo muito bem, mas claro que não foi nada tranquilo. Caminhávamos cerca de 25km por dia e chegávamos no Hostel mortinhas. Ficamos no Generator Hostel London que é muito bom. Super indico para qualquer pessoa: gurizada, adultos, crianças e até o pessoal mais velho. Durante o período que ficamos tinha de tudo e é isso que faz o lugar ser legal e divertido. Além de estar incrivelmente bem localizado, a mais ou menos três quadras das duas maiores e mais movimentadas estações de metrô e trem. Falando nisso, o transporte público de Londres é inacreditável. Mega organizado, pontual, limpo e é possível encontrar um Underground a cada esquina. Tudo é muito bem sinalizado, o que torna fácil se movimentar nessa cidade grande.

366

Como Londres é gigante, acabamos organizando o nosso roteiro pelas zonas da cidade e as atrações que eram próximas uma das outras. Claro que o metrô super facilita a locomoção, mas nós estávamos a fim de caminhar e explorar a cidade. A ideia era se perder mesmo, pois essa é a parte mais legal. Como de tempos em tempos haviam mapas da cidade mostrando a localização atual, não tinha como se perder muito, mas sempre havia uma rua, uma igreja, um prédio ou uma loja encantadora para conhecer.

691

Fomos então em todos os pontos turísticos que qualquer blog ou livro da cidade recomenda: Tower of London, Tower Bridge, Palácio de Buckingham, London Eye, Big Ben, Piccadilly Circus, St Paul’s Cathedral, Trafalgar Square, National Gallery, Hyde Park e outros.

429 481 545 597 688 770064 073 075

Tudo foi lindo e grandioso. Não consigo lembrar de nenhum lugar que nós não tenhamos gostado, mas consigo destacar alguns que quem vai a Londres não pode perder:

1. Museum of London: O Museu de Londres foi o melhor museu que conheci até hoje. Não sou expert no assunto, mas gosto de ir aos museus de todas as cidades que visito e gosto ainda mais quando eles não são tão monótonos e cansativos. O Museu de Londres é dinâmico, moderno e com muita história para contar, obviamente. Acho que ficamos mais de 3 horas no museu sem sentir o tempo passar.  O roteiro e a jornada que acontece lá dentro são muito bem pensados e faz com que qualquer um entenda perfeitamente como Londres surgiu e cresceu. Foi por acaso que este foi o nosso primeiro passeio, mas foi a melhor coisa que fizemos, pois depois dele todos os outros lugares possuem uma narrativa e sentido que  nós já tínhamos “estudado” anteriormente no museu.

2. Westminster Abbey: A Abadia de Westminster é sensacional. Ela é muito grandiosa por fora e mais ainda por dentro. É considerada a igreja mais importante de Londres e alguns acreditam que também é a mais importante de toda a Inglaterra. É famosa mundialmente pelo seu estilo gótico e por ser o local de coroação do Monarca do Reino Unido. É uma visita que precisa de um tempinho, pois vale muito a pena. Importante chegar cedo, essa foi a maior fila que pegamos.

624

Camden Town: É o bairro onde a Amy Winehouse morava e acredito que seja a parte mais cool e alternativa de Londres. Camden é principalmente conhecida pelos seus mercados. O mercado Camden Lock é o mais famoso e antigo, começou a sua atividade em 1973, e lá vendem-se bens de todos os tipos, incluindo moda para  diferentes estilo, livros, comidas, antiguidades e itens mais bizarros. Estes mercados, e as lojas em volta, são populares entre os jovens, em especial aqueles que tem um estilo mais alternativo. Outro mercado muito legal é o de comidas típicas da região. É bem mais barato do que os outros mercados conhecidos de Londres e tudo é muito gostoso. É tanta variedade que é preciso ir de barriga vazia para conhecer o local.

DSCN1023 DSCN1031

Covent Garden: É um outro local bem comercial e cultural. Bem diferente e mais chique do que Camden Town, mas incrivelmente lindo também. É lá que se encontram as lojas de marca e também feirinhas com artigos bem londrinos como quadros, bandeiras e acessórios. O mais legal é que sempre está rolando alguma apresentação cultural no local. Eu e a Rafa conseguimos assistir uma mulher cantando ópera na praça. Foi lindo!!

Regent’s Park: O parque mais famoso de Londres é o Hyde Park que super vale o passeio, principalmente no verão aonde as pessoas se divertem e se refrescam nas fontes e lagos. Mas, como beleza natural e jardins inigualáveis, o Regent’s Park sai na frente. A melhor dica é alugar uma bike por algumas horas para ir até lá. É possível curtir o parque de diversas maneiras: fazendo exercícios, piqueniques, leituras.  Durante a visita, não deixe de ir no London Zoo e no Queen Mary’s Rose Gardens. A metade de junho é a época ideal, pois as rosas florescem com maior vigor e vitalidade.

854 954 DSCN0996

London Eye e Big Ben à noite: Aqui a principal dica é realmente ir nos dois à noite. A vista da cidade iluminada com estes dois monumentos é lindo de morrer! Encerramos a nossa viagem assim e não poderia ter sido melhor. Pegamos o London Eye às 21hrs e vimos a cidade no seu fim de tarde e início da noite. É realmente algo para não esquecer mais. Depois de tirar muitas e muitas fotos é legal sentar em algum pub ao lado da ponte para beber algo e curtir o visual.

153 171 180 185 200 216 264 267

Eu não sou muito a favor de viajar com  tickets comprados com antecedência, mas para Londres, que tem muitas atrações, e para nós, que fomos na época mais procurada, acabamos comprando o London Pass antecipado. Foi ótimo! Praticamente sem fila ou uma fila beeem menor do que a normal, sem stress para comprar tickets e depois entrar, super simples de retirar no quiosque do Piccadilly Circus. Outro cartão que também vale muito a pena é o Oyster que pode ser adquirido em qualquer Underground. Nele você tem desconto em cada passagem de trem, metrô e ônibus. Colocando um crédito considerável no cartão, não é preciso ficar reabastecendo, com isso toda a locomoção fica bem mais rápida, sem você precisar perder tempo em filas.

370

Em compensação, acabamos não comprando nenhuma peça de teatro ou musical com antecedência, e foi melhor. Descobrimos que sempre tem lugar disponível e com poucos dias de antecedência se consegue um valor bem mais baixo pela entrada. O que é enlouquecedor, porque são tantas e tantas peças em cartaz que dá vontade de assistir todas. Desta vez fomos no musical Fantasma da Ópera e na peça Shakespeare in Love. Ambos demais!!

Para encerrar com comilança, as principais dicas são os diversos pubs charmosos (com cerveja quente, mas ok) e os famosos fish and chips que são servidos em qualquer lugar. Para quem vai no verão, não deixem de experimentar a bebida típica desta época: Pimms. Ela é a cara do verão na Inglaterra.

570058

Acho que é isso. Espero que gostem!

DSCN1653 copy

By Renata Coufal Paz
Designer, apaixonada por viagem e dança.