O encanto do litoral colombiano by Maria Polo – Parte I

Quando descobrimos (eu e meu namorado) sobre a existência da ilha de San Andrés, na Colômbia, ir para lá parecia um sonho distante. As praias paradisíacas e as paisagens de tirar o fôlego eram privilégios de celebridades e milionários.

Depois de muita pesquisa e frio na barriga, mesmo sem acreditar no começo, descobrimos que tudo era bem mais fácil do que parecia. Companhias áreas conhecidas dos brasileiros fazem voos até lá, com preços que – bem pesquisados – ficam em torno de R$ 1.500 ida e volta.

Chegamos à conclusão que um roteiro ideal seria fazer o combo “clássico” de Cartagena e San Andrés. E, realmente, foi muito natural. Passamos 4 dias aprendendo muito sobre a história da América Latina e da Colômbia, vendo cenários lindos, arquitetura e ruínas de tirar o fôlego. Depois, ficamos 9 dias relaxando e nos divertindo em praias que pareciam desenhadas como o paraíso.

Centro histórico de Cartagena das Índias
As ruas de Cartagena são encantadoras. Me senti dentro de um livro de Gabriel García Marques o tempo todo
San Andrés

Hoje, depois de ter ido, eu adicionaria uns dias em Bogotá também. Me envergonha admitir que sabia pouquíssimo sobre a Colômbia e a imensa cultura desse país. Infelizmente, a nação é marcada pela história do tráfico de drogas, mas isso não está muito distante da realidade atual. Com todas as pessoas que conversamos, entendemos que o governo colombiano faz um trabalho incansável de políticas contra as drogas. Comprovamos pela quantidade de policiais e segurança nas duas cidades que visitamos.

Nesse primeiro post, vou falar sobre Cartagena.

No topo da lista, teria que estar o clima caribenho da cidade. O tempo todo que estive lá, senti como se tivesse voltado no tempo ou estivesse num cenário de filme. Todas as pessoas são atenciosas, existe uma aura de música, arte, gastronomia e fotografia no local. Tudo misturado a um calor forte e muitos turistas. É uma cidade muito romântica!

Ruas coloridas de Cartagena
Dentro da Torre do Relógio, fica um senhor que tem uma das maiores coleções de livros do Gabriel García Marques na Colômbia e vende exemplares
Vista do Convento de La Popa
 A cidade é muito romântica e é cenário de vários casamentos
 Museu da Iquisição fica num casarão belíssimo e cheio de história
Museu da Inquisição fica num casarão belíssimo e cheio de história
Palenqueiras, as mulheres que vendem frutas, são parte da cultura colombiana (e sempre ganham uns trocados dos turistas para tirar fotos)

As praias de Cartagena não têm nada de especial, a água e a areia são escuras. A cidade tem outras coisas culturais que talvez sejam mais legais para fazer. Mas pertinho dali existem ilhas com aquele mar azul digno do caribe dos sonhos.

É assim o passeio para Isla del Rosario e Isla Baru, que vale muito a pena. Pagamos 70 mil pesos para passar o dia nas praias. A ida de lancha leva quase 1 hora (aviso: o barco balança muito) e, ao chegar na região das ilhas, você escolhe se prefere começar praticando snorkel, em Rosário, ou ficar na praia, em Isla Baru.

Playa Blanca na Isla Baru é definição de férias
Isla Baru vista do mar

Nós fizemos o mergulho e foi uma experiência incrível. Os instrutores dão muita liberdade e você pode brincar com os peixes, ver os corais e nadar em alto mar. Tudo naquele mar azul celeste. O snorkel custa 15 mil pesos e dura cerca 1h30. Depois, passamos o resto do dia curtindo a praia de areia branca e de água azul piscina. O almoço está incluso no passeio, um prato típico de peixe assado na lenha, arroz de coco, patacones (banana da terra frita) e uma saladinha. Delicioso!

Outra visita legal foi ao Castelo de San Felipe. Pegamos um taxi (que é muito barato) até o Convento Santa Cruz de La Popa, que é um mirante belíssimo da cidade e o taxista nos esperou por lá. Depois, ele nos levou até o Castelo, que na verdade, era um forte militar.

Caminhar pela muralha no fim da tarde é uma experiência muito legal, você pode aproveitar a brisa do oceano e sentar no Café del Mar para tomar um Aguilla, cerveja colombiana deliciosa. Mas dica: dá para comprar dos vendedores ambulantes e sentar na própria muralha gastando muito menos.

Pôr do sol em cima das muralhas é imperdível

A cidade tem diversas lojas e restaurantes. É um lugar que dá pra gastar bastante, se quiser, mas também tem muita comida de rua e opções mais baratas. De qualquer forma, um restaurante com ambiente legal e comida boa tem preços parecidos com Porto Alegre, entre 40 e 60 reais.

Ficamos num hostel chamado La Casona de Gestsemani. Era bem simples, mas foi barato e funcionou bem para o pouco tempo que ficamos. Tinha Wi-Fi nos quartos e café da manhã com arepas (outra delícia típica) e frutas. A localização poderia ser melhor, era bem pertinho do centro, mas concluímos que seria mais legal ficar exatamente no centro.

Rua do nosso hostel, cheia de casinhas coloridas
Arquitetura colonial pode ser vista em toda a cidade

13073192_10153745944298752_1720298002_oby Maria Polo

Maria Polo, 22 anos, é estudante de jornalismo, paulista-gaúcha, sonha com um mundo mais igual e coleciona carimbos no passaporte.