O que você precisa saber antes de ir para a Austrália

Está no ar o quarto episódio da nossa Websérie sobre dicas básicas de viagens. Hoje, desembarcamos do outro lado do mundo: na Austrália! Tudo o que você precisa saber antes de ir para lá está no vídeo e no post abaixo. Confira:

A Austrália é a maior ilha do mundo, com área de 7,96 milhões de km² – banhada pelos três oceanos – e também o sexto maior país do mundo. Muita gente  não sabe, mas o país é uma monarquia constitucional. A Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, é a chefe de estado, e ela nomeia o “governador geral” do país.

A maioria das pessoas pensa que Sydney é a capital da Austrália, mas  na verdade a capital nacional e o cento do governo é a cidade de Canberra, que fica na região chamada “Território da Capital Australiana”.

Crédito foto: http://www.oceania-turismo.com/mapas/australia.htm
Crédito foto: http://www.oceania-turismo.com/mapas/australia.htm

1.BUROCRACIA

Visto: o visto de turista é obrigatório para brasileiros que queiram ingressar na Austrália. Antes de visitar o país, você deve solicitar o documento, chamado de “Visitor Visa 600” via internet, neste link.  Os documentos podem ser solicitados para permanência de três, seis ou 12 meses como turista no país. Mais informações no site da Embaixada da Austrália.

Vacinação contra a febre amarela: o país também exige que turistas do Brasil só entrem com certificação internacional de vacina contra a febre amarela. Todos os detalhes a respeito da vacina estão aqui.

Medicamentos: medicamentos de uso pessoal estão sujeitos a controles e será necessário que você os declare antes de entrar no país. Isso ocorre porque há alguns remédios de uso proibido na Austrália. Medicamentos de uso controlado precisam ser apresentados junto de um atestado médico – de preferência em inglês – que explique a sua situação de saúde e a necessidade de usar o remédio. Mais detalhes sobre medicamentos estão aqui.

2.IDIOMA

O inglês é a língua oficial, mas não ache que será simples entender. O sotaque dos australianos é bem peculiar, e é normal que você não entenda rapidamente o que eles estão falando. Você vai levar alguns dias para se adaptar.

3.MOEDA

A moeda utilizada no país é o Dólar Australiano, que tem cotação um pouco abaixo do Dólar Americano para brasileiros.  Atualmente, AUD$01 equivale a cerca R$2,40.

O governo australiano tem regras rígidas para a entrada e saída de dinheiro. Qualquer pessoa que vá à Austrália pode levar consigo a quantia máxima de AUD$10.000, em espécie, cheque ou aplicativos de transferência de dinheiro. Quantias acima dessa precisam ser declaradas na alfândega, na chegada ao país. Aconselhamos que você viaje com o câmbio já feito no Brasil.

Cartões: cartões de crédito são aceitos em praticamente todos os lugares, e também é fácil levar cartões para sacar o dólar australiano em caixas eletrônicos, os chamados ATM’s. Mas é importante que você sempre leve consigo alguma quantidade de dinheiro em espécie, porque muitas lojas e estabelecimentos não aceitam compras em cartão para valores abaixo de AUD$15.

Impostos: a Austrália tem um Imposto sobre Circulação e de Mercadorias e Serviços -chamado GST – de 10%. Os turistas podem pedir reembolso sobre mercadorias compradas no país se tiverem comprado mais de AUD$300 em uma única loja, em um prazo máximo de 30 dias antes de sair da Austrália. Os guichês da Tourist Refund Scheme ficam localizados na área de embarque dos terminais internacionais. Mais informações sobre a política de devolução estão aqui.

4.DICAS DE SOBREVIVÊNCIA

Fusos horários: a Austrália possui três diferentes fusos horários – a Hora Padrão Leste, Central e Oeste. Os fusos variam entre 11 e 13 horas em relação ao Brasil. Prepare-se para o jet lag e para a adaptação, que deve levar pelo menos uns cinco dias.

Crédito foto: http://www.apolo11.com/tictoc/fuso_horario_mundial.php
Crédito foto: http://www.apolo11.com/tictoc/fuso_horario_mundial.php

Clima: geralmente, associamos a imagem de Austrália à praia, calor, verão. Mas isso nem sempre é verdade! O país tem clima temperado na maior parte do ano. Os estados da região norte geralmente têm clima quente na maior parte do ano, enquanto que os estados mais ao sul têm invernos um pouco mais frios – semelhante ao que ocorre no Brasil. As quatro estações do ano acontecem no mesmo tempo nos dois países, por ficarem localizados abaixo da Linha do Equador.

Fique atento também porque, em alguns lugares, você pode vivenciar as quatro estações do ano em um só dia! O clima da Austrália é muito seco – é um dos países mais secos do mundo. O nível de precipitação anual médio é de 600 mm.

Natureza: a fauna (e a flora) da Austrália são muito ricas, e, conforme o site oficial do país, estima-se que cerca de 80% das espécies são exclusivas – ou seja, não se encontram em nenhum outro lugar. Os cangurus são um dos exemplos e é verdade que o território do país é permeado por esses animais. A Austrália conta com 55 diferentes espécies nativas de cangurus e estima-se que a população de cangurus varie entre 30 e 60 milhões.

Parece besteira, mas não é. Tenha cuidado com os cangurus! Eles são agressivos e considerados animais mortais – devido à força de um soco ou chute – e podem chegar a pesar 90 kg! Mas, de uma maneira geral, isso só ocorre se eles se sentirem ameaçados. Então, tenha muito cuidado se estiver em um território onde os cangurus vivem soltos. Também fique atento também para não atropelar um deles na estrada – é bastante comum observá-los em uma viagem de carro, quando se passa por áreas rurais. Mais detalhes sobre os cangurus e outros animais  australianos estão aqui.

Crédito foto: divulgação Austrália
Crédito foto: divulgação Austrália

Trânsito: muita gente não sabe, mas na Austrália o trânsito funciona com mão inglesa! Preste atenção porque – assim como na Inglaterra – as conversões e sentidos das vias são o contrário do que estamos acostumados no Brasil.

Para dirigir na país, é preciso ter carteira internacional de habilitação e também a sua carteira de motorista brasileira – com um documento que a traduza para o inglês. O limite de velocidade em perímetros urbanos é de 60 km/h e de 100 a 110 km/h nas estradas – a menos que uma sinalização indique o contrário.

As regras de trânsito são muito rígidas e respeitadas. Todos os ocupantes do veículo precisam estar de cinto de segurança o tempo inteiro. O nível máximo de álcool no sangue permitido para dirigir é de 0,05%. Se você tiver uma carteira de motorista provisória ou estiver em período de experiência, não pode beber nada. Também não é permitido o uso de telefones celulares nas mãos enquanto estiver dirigindo.

Restaurantes: geralmente, os restaurantes não incluem a taxa de serviço na conta. A sugestão é adicionar 10% de gorjeta para os garçons, mas isso não é obrigatório. Na Austrália, os atendentes, em geral, recebem um bom salário, então fica a critério de cada um acrescentar ou  não a taxa de serviço.

Assim como nos Estados Unidos, os restaurantes australianos são obrigados por lei a oferecer água de graça aos clientes – e também é a “tap water“: água da torneira servida em jarra com gelo.

5.CURIOSIDADES

Deserto:  cerca de dois terços do território da Austrália são compostos por vegetação desértica. Então, se fosse fizer uma road trip pelo outback (como é conhecida a região interiorana do país), prepare-se para andar sobre terra vermelha, com clima árido. É por isso que em grande parte do país a variação de temperatura é muito alta em um só dia: muito calor com a luz do Sol, e temperaturas muito frias à noite (e até negativas no inverno).

Gastronomia: a gastronomia australiana é muito variada. A maioria dos restaurantes – estima-se que 70% – servem comida oriental. Porém, muitos moradores do país relatam que as refeições feitas nos restaurantes não são muito agradáveis, e geralmente são caras. Muitos restaurantes têm hábitos de higiene duvidosos, e muitos pratos e produtos encontrados nos supermercados apresentam níveis de gordura muito maiores que no Brasil. Não é à toa que a a Austrália é conhecida por ser um dos países mais obesos do mundo.

O prato mais tradicional e famoso é o “fish and chips“. O “lamb with mint souce” (carneiro assado ao molho de de menta e vinagre) e o barbecues também são pratos preferidos dos aussies.

Recife de corais: é na Austrália que fica o maior recife de corais do mundo – e única matéria viva da Terra que pode ser avistada da Lua. Ele se estende por 2,3 mil quilômetros e é a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos. Na Grande Barreira de Corais (Great Barrier Reef) vivem cerca de 1.500 espécies de peixes, 360 espécies de corais, entre 400 e 500 espécies de algas  e entre cinco e oito mil espécies de moluscos.  e corre risco de desaparecer do mapa.

A estrutura é considerada patrimônio mundial da humanidade. Mais informações sobre turismo no local estão aqui.

Crédito foto: https://br.pinterest.com/pin/464293042816197497/
Crédito foto: https://br.pinterest.com/pin/464293042816197497/

Bebidas Alcoólicas: assim como nos Estados Unidos, na Austrália também é proibido beber nas ruas, praias, ou outros lugares públicos. Você não pode andar com bebidas alcoólicas à vista – guarde sempre em sacolas. As bebidas alcoólicas só podem ser compradas em lojas especializadas, chamadas de bottle shops.

Bring your own: um costume inusitado no país é que australianos adotam no dia-a-dia a política do “bring your own“, que significa levar a sua própria bebida a festas ou restaurantes. Nos estabelecimentos que oferecem refeições, geralmente é cobrada a “taxa da rolha” de cerca de AUD$02 ou AUD$03  para que você possa consumir a própria bebida. Mas informe-se sobre essa política nos locais que pretende frequentar, para evitar gafes.

Você tem mais dúvidas sobre viajar pra Austrália? Envie um comentário ou e-mail que vamos te ajudar a solucionar o problema!

Para acompanhar os episódios com dicas básicas sobre os Estados Unidos, Ásia e Europa e outros vídeos, inscreva-se no nosso canal do Youtube.

Leave a Response

EN PT