Os assentos mais seguros no avião!

Não sei se é em função do maior número de acidentes, acesso a informação ou aumento das turbulências, mas o fato é que as pessoas hoje tem mais medo de pegar um avião. Na hora de comprar o ticket, escolher o assento e ver a previsão do tempo, sempre surge um certo medinho (ou desconforto).

Para te deixar um pouco mais tranquilo, estamos compartilhando as partes do avião que são mais seguras de viajar, conforme artigo da Smarter Travel. Ok, sabemos que essa informação pode ser um pouco ridícula e que a chance de morrer em um acidente de avião é raríssimo (um em 96.566), mas não custa passar alguns dados, vai que ajuda, não é mesmo?!

Os dados de acidentes aéreos mais atualizados disponíveis na questão de segurança mostram que os assentos mais seguros dentro do avião, geralmente estão na seção traseira. A Aviation Safety Network  analisou 65 acidentes de avião que tinham pelo menos um sobrevivente e determinaram (com base nos locais das mortes) qual foi a parte mais segura do avião para cada acidente. Dos 65 acidentes fatais, haviam 36 em que a parte traseira estava entre os locais mais seguros da aeronave. O centro e a frente foram considerados entre os mais seguros em 21 e 30 casos, respectivamente – tornando a parte traseira do avião a parte de destaque. 

No entanto, há acidentes que têm dois locais mais seguros no avião: por exemplo, se a maioria das pessoas na frente e na parte traseira sobreviver”, disse o CEO da Aviation Safety Network, Harro Ranter. Em 16 desses 36 casos, outra parte do avião também foi considerada segura como a parte traseira. 

Photo by Killian Pham on Unsplash

Outras análises independentes sobre dados de falhas chegaram a conclusões semelhantes sobre a parte mais segura do avião. Em 2007, a Popular Mechanics  analisou as mortes de acidente de avião por seção de assento datando 1971 e descobriu que a taxa de sobrevivência na seção traseira era 69 por cento, 20 por cento maior do que a frente e 13 por cento maior do que as seções do meio.

Ainda não está convencido de que haja uma parte mais segura do avião? A revista Time revisou de forma independente os dados de acidentes da FAA em 2015 e encontrou resultados semelhantes: taxas de sobrevivência de 68% na traseira da aeronave, 61% nas seções do meio e 62% na frente. No entanto, vale a pena notar que a Time apenas analisou 17 colisões – um tamanho de amostra inferior ao ideal – datado desde 1985.

Apenas uma fração dos dados de acidentes fatais inclui tabelas de assentos que podem ser analisadas, mas o fato de que todos esses estudos chegaram a conclusões semelhantes, sugere que as descobertas podem ser confiáveis. Também é importante ressaltar que os dados dos acidentes não incluem terrorismo ou incidentes relacionados ao suicídio – esses números são com base apenas em falhas e acidentes, que são os mais comuns.

Houveram 273 acidentes em aviões comerciais com pelo menos uma fatalidade desde 1959. As taxas de quedas de aviões estão agora em um mínimo histórico: em 2016, houve 325 mortes por acidentes em todo o mundo. Nos últimos sete anos, não houve mortes por acidentes em companhias aéreas nos voos agendas e certificados dentro dos Estados Unidos. É claro que suas chances de estar em um acidente são menores do que nunca – mas pode haver razões para acreditar que, o local em que você está sentado, em caso de acidente, é importante.

Photo by Margo Brodowicz on Unsplash

Na próxima vez que você estiver escolhendo os assentos em um voo lotado, lembre-se de que os assentos escolhidos na parte de trás da cabine talvez não sejam tão ruins 🙂 Seat back, relax and enjoy the flight!

Leave a Response

EN PT