Sardenha: Conheça o Grand Hotel Poltu Quatu

No destino que é paraíso italiano, um hotel 5 estrelas escondido em um ponto secreto.

Imagem: Internet.

Sem dúvidas, você não precisa de razões para querer ir A-G-O-R-A para a Sardenha, bastante ver uma imagem. Paraíso de italianos e mesmo alemães, a Sardenha ainda é pouco explorada por turistas de outras nacionalidades. No Mar Mediterrâneo, essa ilha pertencente à Itália é super grande e é cheia de cantinhos mágicos, que, muitas vezes, ficam vazios (desertos mesmo) fora da temporada de verão. Toda a área é uma área marinha protegida e preserva as maravilhas da flora e fauna marinha do Mediterrâneo.

Historicamente, por ter sido invadida por fenícios, romanos, árabes e espanhóis, e distante duzentos quilômetros da terra no meio do mar, a Sardenha desenvolveu características culturais próprias. Ao longo dos tempos, a população se concentrou no interior, vivendo da agricultura e da criação de animais. Há até uma língua própria, o sardo, que junto com o italiano, é um dos idiomas oficiais.

O mar calmo e cristalino está presente em todo o entorno da ilha, mas as praias mais famosas e, portanto, mais turísticas, ficam no norte. Destinos imperdíveis como Porto Taverna, Cala Farfalla, La Cinta e Spiaggia del Príncipe. Com tantas praias e cidadezinhas, a Sardenha é ainda o destino perfeito para uma roadtrip, o melhor é que as estradas são excelentes e sem pedágios.

A Costa Esmeralda

Geralmente, quem decide viajar para a Sardenha, por conta do tamanho da ilha, escolhe entre a parte norte e sul. É justamente na metade norte, nordeste para sermos mais exatos, que está a Costa Esmeralda. Hoje destino badalado, presença constante nas top listas de viagens, o termo “Costa Esmeralda” na verdade só começou a ser usado nos anos 60.  A costa corresponde a uma faixa da Gallura, na província de Ólbia-Tempio, se estende por um trecho com cerca de 88 quilômetros. Por um longo período de tempo, a região permaneceu “intacta”, quase que um paraíso reservado.

O “apelido” é um tanto quanto óbvio: a particular cor da água com suas variações cromáticas e transparências, essas se arrastam num verdadeiro labirinto de rochas de granito. A Costa Esmeralda é sinônimo de sonho, sim, um daqueles lugares que você mentaliza quando quer encontrar o seu melhor estado de espírito.

E é nessa localização super privilegiada com um cenário exuberante que está o Grand Hotel Poltu Quatu, lugar que vamos detalhar aqui hoje. O hotel está escondido em um local quase secreto, fica a apenas 1,6 km de Porto Cervo.  Quem se hospeda no lugar, pode desfrutar de vistas encantadoras composta pela vegetação mediterrânea e de frente para o arquipélago La Maddalena, ou seja, uma experiência que fica guardada na memória para sempre.

Veja também:
Novidades gastronômicas em hotéis internacionais
Andaz, hospedagem para valorizar os sentidos

Um verdadeiro oásis

Poltu Quatu significa “porto escondido” no dialeto da Sardenha, e o Grand Hotel Poltu Quatu é um oásis de paz e tranquilidade. Esse hotel 5 estrelas, parte do MGallery by Sofitel, é uma joia escondida entre as montanhas do norte da Sardenha. Com vista para a Marina Dell’Orso, foi construído para se assemelhar a uma tradicional vila de pescadores, combinando perfeitamente com as casas brancas ao redor do porto.

O Resort oferece 145 quartos e 66 apartamentos suítes, todos decorados com muito bom gosto. Na estrutura, dois restaurantes, piscina, espaço fitness (Technogym, com personal trainers disponíveis), quadras de tênis, campo de futebol e um centro de conferências para até 210 pessoas. Para os hóspedes que querem mesmo desligar do mundo lá, um espaço de beleza e spa de primeira, que oferece uma ampla variedade de sauna e área de relaxamento.

O lindo espaço de lazer do hotel na Sardenha. Imagem: Internet.

O hotel fica a 8 minutos de carro do centro e a uns 10 minutos das principais praias, apesar de não contar com sua praia privativa, de maio a setembro, o hotel oferece um serviço de translado gratuito para as praias mais próximas, incluindo uma área privada com espreguiçadeiras e guarda-sóis. Mesmo o hotel não contando com uma praia, tem parceria com três diferentes paradores, de três diferentes praias (com transfer até essas praias).

Para quem tem o perfil de “aventuras”, atividades de mergulho e esportes aquáticos podem ser facilmente organizadas pelos simpáticos funcionários do hote, Poltu Quatu é um ótimo local para explorar o norte da Sardenha, seja no mar ou na terra.

A gastronomia

Restaurante Blubeck, a excelente gastronomia italiana com pitadas locais da Sardenha. Imagem: Internet.

Na Itália, a premissa básica é: você vai comer muito bem! Por isso, o hotel oferece uma grande variedade de opções gastronômicas. A proposta central do restaurante número 1 é a cozinha italiana contemporânea com um toque de sabores mediterrâneos da Sardenha, concentrando-se principalmente em pratos com peixes.

No almoço, um abundante buffet misturando produtos locais, enquanto o jantar é servido à mesa, à la carte, numa atmosfera mais intimista com iluminação suave.  O restaurante Gusto Grill,  à beira da piscina, está aberto funciona no almoço e oferece um menu à la carte inspirado em especialidades italianas e da Sardenha. Na piscina mesmo,  o delicioso Ishter. Já o Restaurante Blubeck, funciona tanto de manhã como à noite. Todos os pratos principais do restaurante gourmet Blubeck e do Gusto Grill são assinados por Heinz Beck e realizados pelo Chef Executivo.

Um dos pratos assinados pelo chef. Imagem: Internet.

O restaurante Tanit, na marina, é um ponto onde costumam ficar jet setters internacionais. Cocktails são servidos na varanda panorâmica com um pôr-do-sol espetacular ao fundo, nele, o menu é  baseado na cozinha mediterrânea. Para quem não dispensa uma boa pizza (você está na Itália, SE JOGA!), na pizzaria Acqua di Pomodoro, ingredientes de fresquinhos e da alta gastronomia fazem parte do preparo.

Como chegar

Para quem chega do aeroporto Olbia Costa Smeralda, a distância é de 35 Km até o hotel.  Próximo do hotel a Marina Dell’Orso,farmárcia, Phi Beach, o Clube de Mergulho Orso, a Ilha Córsega, os passeios pelo Arquipélago La Maddalena e o centro da vila de Porto Cervo. A melhor época para reservas no hotel é nos meses maio, junho e setembro.

Onde fica: Grand Hotel Poltu Quatu, Arzachena, Sardenha, Cep 07021 – Itália. Consulte mais informações de reservas no site do Hotel.

Leave a Response

EN PT