Tudo o que você precisa saber sobre a Art Basel Miami

A maior feira de arte dos Estados Unidos.

Quem acompanha nossas redes sociais e nosso site sabe que estivemos em dezembro na Art Basel em Miami junto com a @easysim4u para explorar o melhor do mundo da arte por lá. Separamos tudo o que aprontamos por lá em um vídeo, para você se inspirar para visitar Miami no próximo dezembro (art basel 2018) ou para simplesmente conhecer a cena artística por lá:

Para quem nunca ouviu falar, a Art Basel é a maior feira de arte dos Estados Unidos, e uma das maiores do mundo. Nos EUA ela acontece em Miami todo o dezembro. Além de Miami, a feira acontece em Hong Kong e Basel (local original).

Em 2017, mais de 200 das principais galerias internacionais de arte moderna e contemporânea exibiram obras de arte de mais de 4.000 artistas, incluindo pinturas, esculturas, instalações, fotografia, cinema, video e arte digital. Os mais de 77.000 visitantes puderam encontrar obras que vão desde peças editadas por jovens artistas até obras-primas de calibre de museu.

Mas, além da Art Basel, tem muito outras coisas acontecendo em Miami neste período, já que muitos museus, feiras e marcas aproveitem este evento de grande movimento para divulgação. Além claro, dos museus e galerias fixas. Veja então tudo o que rolou na Art Basel em 2017 e a nossa sugestão do que você pode ver no mundo da arte em Miami.

 1. Art Basel in Miami Beach

Essa é a feira principal, que acontece no Convention Center de Miami Beach. As principais galerias do mundo se unem para expor as obras de diferentes artistas em um pavilhão gigantesco. O preço para visitar a feira é de U$50 dólares, mas se você quer ir no dia anterior (dia de press, media, collectors) você pode pagar pelo VIP pass por um valor maior.

Miami Beach Convention Center, 1901 Convention Center Drive, Miami Beach

2. Art Miami 

2017 foi a 28ª edição do Art Miami, a feira mais longa da cidade na Miami Art Week, que aconteceu em uma nova localização, em downtown Miami. Ela acontece junto com as duas feiras irmãs, Context e Aqua, o império Art Miami traz cerca de 300 galerias internacionais para a cidade. O valor para entrar na feira é de U$50, mas vocês também pode adquirir o preview ticket.

1 Herald Plaza at NE 14th Street, Downtown Miami

3. NADA Miami Beach

A 15ª edição da NADA Miami Beach, a única grande feira sem fins lucrativos, é aconteceu no Ice Palace com uma seleção de 25 artistas na exibição da Merge Records, que contou com algumas apresentações de música. O ingresso da feira é de U$20.

Ice Palace Studios, 1400 North Miami Avenue

4. Untitled, Miami Beach

 

A Untitled é a feira que acontece na beira da praia de South Beach e que a cada ano cresce mais. Em 2017 eles tiveram um recorde de 137 revendedores. O ingresso para entrada é de U$30.

Ocean Drive and 12th Street

5. PULSE Miami Beach

Fundada em 2005, a PULSE Contemporary Art Fair também faz parte do calendário anual de arte e é reconhecida por fornecer uma comunidade internacional de galerias emergentes e estabelecidas com uma plataforma dinâmica com objetivo de conectar-se com um público global. O ticket da feira é de U$25.

Indian Beach Park, 4601 Collins Avenue

6. Design Miami

Design Miami recebeu 31 galerias líderes de design em sua 13ª edição A programação da feira também participou do Design Talks Theatre, uma instalação de design funcional dos fundadores da LOT Architecture, chamado Spectacle. O Design Miami fica quase em frente ao Convention Center e a entrada é de U$25 (ou U$60 quando combinada com a entrada da Art Basel).

Meridian Avenue & 19th Street, Miami Beach,

7. No Commission

A estrela do hip hop, Swizz Beatz, lançou a No Commission, sua “experiência artística e musical”, que dá 100 por cento de todos os negócios de vendas aos artistas, em Miami, começou em 2015. Depois de sair em Berlim, Xangai, Londres e Bronx, está retornando para a Flórida para Miami Art Week. A entrada é gratuita.

Soho Studios, 2136 NW 1st Avenue, Miami

8. Fair. 

A feira de arte que aconteceu em um shopping da cidade, com obras de apenas mulheres artistas – a idéia foi de “intrigar o patrocinador moderno” com uma mensagem de gênero e igualdade racial.

Brickell City Centre, 701 South Miami Avenue, 4th Floor, Miami

9. Context Art Miami

Fundado em 2012, acompanha a feira irmã Art Miami que aconteceu em Downtown Miami. A entrada é de U$50.

1 Herald Plaza at NE 14th Street, Downtown Miami

10. Superfine! The Fairest Fair

Agora, em seu terceiro ano, a Superfine se expandiu para Nova York em 2017, com planos para lançar em Washington, DC e Los Angeles, em janeiro de 2019. Descrito como um “artist-forward oásis” a feira busca oferecer uma seleção de arte mais acessível com o trabalho de 46 expositores internacionais, todos com preço inferior a $ 10.000 e 70 por cento entre US $ 200 e US $ 4.000. A entrada é de U$10.

56 Northeast 29th Street, Miami

11. Pinta Miami

A feira trabalha com arte latino-americana, espanhola e portuguesa, e em 2017 apresentou seções da arte brasileira, peruana e argentina, com um tema de “Errant Geographies”. A exposição acontece em Wynwood e o ingresso é de U$20.

Mana Wynwood, 318 NW 23rd Street, Miami

Além das feiras, alguns museus e galerias da cidade também devem entrar no tour de arte. As visitas imperdíveis são:

12. Pérez Art Museum Miami (PAMM)

O museu de arte contemporânea que foi fundado em 1984, mas em 2013 mudou-se para um prédio muito moderno e lindo, em Museum Park, Downtown Miami. É um dos mais conhecidos da cidade!

1103 Biscayne Blvd, Miami, FL 33132

13. ICA

O Institute of Contemporary Art, Miami (ICA Miami), é o mais novo museu de arte contemporânea em Miami, localizado no Design District em um prédio que acabou de ficar pronto. A entrada é gratuita.

61 NE 41st St, Miami, FL 33137

 

14. De la Cruz Collection

A galeria abriga obras da coleção pessoal de Rosa e Carlos de la Cruz e serve como uma extensão de sua casa, que está disponível para exibição pública nos últimos quinze anos. A coleção se concentra na arte contemporânea internacional. A entrada para a galeria é gratuita.

15. Museum of Ice Cream

Agora é hora de falar de uma arte divertida. Essa casa de diversões com salas feitas de sobremesa é para ficar temporariamente em Miami, mas sua estada na cidade já se estendeu. Vamos ver se nesse próximo ano conseguimos incluir essa doçura no roteiro.

3400 Collins Ave, Miami Beach, FL 33140

16. The Bass

Depois de dois anos fechados e uma reforma de $12 milhões o The Bass abriu suas portas em dezembro de 2017 com diferentes exposições de arte contemporânea. O museu fica no coração de Miami Beach e a entrada custa U$10.

2100 Collins Ave, Miami Beach, FL 33139

Além desses museus, ainda tem toda a arte na rua em Wynwood, com suas famosas Wynwood Walls que variam de tempo em tempo. O Design District, o bairro com todas as lojas de marcas de luxo, hoje também conta com obras de arte ao ar livre e diferentes esculturas, além de trabalhos lindos feitos nas vitrines das lojas. E, durante a Art Basel, diversos hotéis em Miami Beach contam com pequenas exposições, assim como importantes obras, assim como são feitas instalações especiais na beira da praia de South Beach. 

Antes de você ir para a Art Basel é importante conferir tudo o que vai rolar por lá, entre exposições, galerias, feiras, eventos e intervenções, pois a cada ano uma novidade acontece – e cada ano que passa mais ações paralelas com a feira vem surgindo. Além disso, diversos eventos com marcas e festas bacanas (incluindo shows maravilhosos) rolam por lá e você precisa se programar para conseguir dar conta desta agenda tão extensa. 

Como falamos no vídeo, a organização é uma das etapas mais importantes para quem visita a Art Basel. Veja hotéis com antecedência, eventos, ingressos e até restaurantes. Chegando lá é tudo cheio e mais caro do que o normal. Por isso, organize-se e prepare-se para a feira de 2018, que vai acontecer entre os dias 06 e 09 de dezembro.  

Leave a Response