Um aniversário inesquecível em Paris – by Soraia Schutel

Eram 8 horas da manhã. O conforto da cama e a chuva lá fora contribuíam para a preguicinha matinal. Porém, não havia tempo a perder, afinal era meu aniversário. Após um bom banho quente, um típico café da manhã francês. Ainda consigo sentir o cheirinho e maciez do croissant com manteiga, na companhia do amor da minha vida.

Não poderia ter dia mais perfeito, afinal estava na cidade mais amada do mundo e a que mais amo: Paris.

torre

Uma tortinha de framboesas com creme de baunilha, seguidos de um bom chá, ambos da casa de chá Mariage Freres do Carrousel du Louvre, aqueceram a manhã úmida de outono. Ficamos em Paris por cinco dias, e quase todos os dias eu comia a torta de framboesa.

unnamed (3)

Muitos ideias e locais para visitar. Foi uma viagem de cinco dias em 2013, mas apenas 24 horas para comemorar o aniversário. Coloquei minha capa de chuva com direção ao  primeiro destino: Versailles. No caminho, por onde passávamos o sol ia se abrindo.

Chegando no emblemático castelo, tivemos a sorte de ter ele sem a multidão de turistas, pois nas segundas-feiras os museus estão fechados. Conhecemos os jardins do Palácio convivendo com moradores locais. Alguns lendo, outros passeando com crianças, se exercitando…

jardins

Esculturas de mármore, lagos, plantas ornamentais, labirintos verdes foram minha inspiração da manhã. Um barco a remo foi a diversão e teste de coordenação em um dos lagos do jardim. Um dia sem muitos planos, que ia se abrindo à medida que eu ia contemplando a beleza de tudo que via e vivia.

barco

Era hora de voltar, pois a chuva se aproximava. Parada obrigatória na minha loja de camisas preferida: Anne Fontaine. Há pelo menos cinco lojas dela em Paris, e eu fui em uma recém-inaugurada na época, próximo da Champs-Élysées. A estilista brasileira faz sucesso há duas décadas na capital francesa. Sua modelagem impecável, criatividade, conforto e tecidos nobres conquistaram o gosto do mundo.

loja anne fontaine
Crédito foto: http://www.fashiontraveler.com/cities-stores-data/anne_fontaine/turkey/istanbul/32048/0/
Crédito foto: divulgação Anne Fontaine

Meu traje do jantar estava garantido! Depois, andamos sem destino pelas ruas da cidade. É sempre uma agradável surpresa.

O final da tarde se aproximava. Queria estar linda para a noite, e uma passada no salão de beleza era parada obrigatória. Como em Paris há muitas opções, eu simplesmente saí caminhando e entrei no primeiro que encontrei, também próximo da famosa avenida.

Ficamos hospedados no Hotel Marignan. Cheguei lá e iniciei meus preparativos para a janta. Saia preta com babados, uma bela camisa branca, meu salto preferido. Reserva feita no restaurante Les OmbresAmbiente aconchegante, elegante. Da nossa mesa avistava a Torre Eiffel, ali pertinho. Com suas luzes, sua história, seu charme. Menu impecável. É importante reservar com bastante antecedência, pois a fila de espera é grande! À noite, um traje elegante cai bem para o local.

Crédito foto: http://www.booking.com/hotel/fr/marignan-champs-elysees.pt-br.html?aid=356986;label=gog235jc-hotel-XX-fr-marignanNchampsNelysees-unspec-br-com-L%3Axb-O%3Aunk-B%3Aunk-N%3AXX-S%3Abo-U%3AXX;sid=8ca0c6663efe8f5135c9a1f82615aea3;dcid=1;dist=0&sb_price_type=total&type=total&
Crédito foto: divulgação Hotel Marignon
unnamed (2)
Na sacada do restaurante, na noite de aniversário

Estava radiante. Meus olhos brilhavam e sorriam. Um dia que ficará para sempre marcado em minha vida.

unnamed (1)

Paris é uma cidade infinita, atemporal. Cidade luz, ali tudo fica mais claro. Por mais que a tenha visitado uma dezena de vezes, ela é sempre nova e ilumina o melhor de mim. É onde posso praticar minha língua preferida, língua de meus ancestrais, que aprendi na minha adolescência. Cidade para comemorar a vida e todos os seus encantos. Definitivamente, é uma cidade que me sinto chez moi, e que um dia ainda hei de morar.

Viagem não é luxo, é necessidade!

Viagem não é supérfluo, é prioridade!

Viagem não é custo, é investimento!

Viajar é muito mais que viagem. É transformação, é autoconhecimento, é se enxergar por uma nova ótica, é renovar-se, é despertar! Por isso serei uma eterna viajante, pois o mais importante é a viagem interior que fazemos. Impossível retornar a mesma.

São momentos que se eternizam em nossas mentes e corações e corroboram para construção de uma vida com mais sentido, graça e sonhos. Que venham mais viagens que estarei sempre pronta…. ao meu melhor!

soraiaby Soraia Schutel

Soraia é empreendedora e CEO da Sonata Brasil, professora da Escola de Você e da escola de gestão e negócios da Unisinos, pesquisadora em aprendizagem transformadora e desenvolvimento sustentável, cidadã do mundo em busca constante de conhecimento.