Um guia gastronômico de Lisboa

Onde provar o melhor da gastronomia na cidade

Lisboa é sinônimo de ótima gastronomia. Os portugueses, inclusive, adoram comer! E não é a toa que a cidade respira os melhores sabores, tanto de Portugal como do mundo, com cozinhas que vão do formato tradicional ao contemporâneo. Quer saber onde provar o melhor da gastronomia da cidade? Compartilhamos um guia gastronômico de Lisboa! 

PARA UM JANTAR BADALADO

JNcQuoi: Aqui o movimento é garantido. O badalado e moderno restaurante localizado na Av. Liberdade é um espaço multiuso, com restaurante, bar, livraria, loja, adega de vinhos, e muito agito. O lugar é como um restaurante de uma grande metrópole, e o menu bem internacional.

Seen Lisboa: O restaurante Seen, mesmo de São Paulo, acaba de abrir suas portas em Lisboa, pelo comando do famoso chef Olivier. O local fica no último andar do Hotel Tivoli Liberdade e conta com um ambiente moderno, elegante e descontraído. No cardápio pratos japoneses criativos, e um menu que mistura pratos da culinária brasileira com da portuguesa. E um visual lindo da cidade de Lisboa para completar a beleza do lugar.

Foto Divulgação: SUD Lisboa

SUD Lisboa: O restaurante conta com dois espaços: o SUD Lisboa Terrazza e o SUD Lisboa Hall. Ambos estão na beira do Rio Tejo, próximo ao Museo MAAT.  Junto ao restaurante está um bar que oferece coquetéis e badalação a noite toda.

Beco Cabaret: Restaurante do famoso chefe José Avillez, fica junto ao Bairro do Avillez no Chiado e oferece uma experiência que mistura alta-cozinhacom a sedução do mundo dos espetáculos. Ou seja, cada jantar gourmet conta com um espetáculo de cabaret. O ambiente é super intimista, com poucas mesas, luz baixa e drinks especiais.

Foto Divulgação: Bistro 100 Maneiras

Bistro 100 Maneiras: Restaurante da mesma rede do 100 maneiras, é um bistro mais descontraído, que fica em edifício de inspiração Art Deco de dois andares, com espaço dois espaços: Bistro’s Room e Hendrick’s Room. Um foca em um lugar mais refinado e com excelente gastronomia. O outro é mais informal, com um bar com um menu extensivo de coquetéis e alguns aperitivos. 

PARA UM JANTAR ESTRELADO

Foto Divulgação: José Avillez

Belcanto: Restaurante também do famoso chef José Avillez, conta com duas estrelas Michelin (o primeiro restaurante de Lisboa a ter esta honra) e em 2015, foi eleito um dos 100 melhores restaurantes do mundo pela prestigiada “Lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo”. Fica no centro histórico de Lisboa, no Chiado, e conta com um menu degustação com pratos criativos da cozinha portuguesa em um ambiente sofisticado e intimista. 

Foto Feitoria: Divulgação

Feitoria: Localizado junto ao Rio Tejo, dentro do Altis Belém Hotel & Spa, o restaurante conta com uma estrela Michelin e um ambiente sofisticado e contemporâneo. Como eles mesmo falam, “com uma visão centrada na origem do produto, toda a experiência no Feitoria gira em torno de um enorme respeito pelos Produtores e pela Matéria.”  Uma super experiência gastronômica.

Foto The Fork: Divulgação

Alma: Em 2016 o restaurante ganhou uma estrela Michelin e também uma das maiores referências gastronômicas em Lisboa. O ambiente é mais descontraído e os pratos muito criativos e saborosos.

PARA PROVAR O TRADICIONAL 

Foto: 10Best.com

Gambrinus: Um lugar perfeito para um almoço com o mais tradicional da cozinha portuguesa. O lugar é emblemático e no cardápio o foco são os frutos do mar. Um espaço que tem história e oferece uma excelente gastronomia portuguesa.

Solar dos Presuntos: Um dos lugares favoritos dos turistas que buscam uma experiência gastronômica na cozinha portuguesa. Na casa que se orgulha de fazer cozinha de Monção com alguns toques da vizinha Galiza, é tudo excelente: desde as fatias retiradas aos presuntos pendurados na montra ao arroz de lagosta e gambas, desde o vinagrete de ovas de entrada ao pudim flan da sobremesa.

Foto Faz Gostos: Divulgação

Faz Gostos:  Localizado na Rua Nova da Trindade, região conhecida pela Cervejaria Trindade, a mais famosa de Lisboa, o restaurante é um clássico de Lisboa também. Com bastante movimento durante a noite (único horário aberto), o lugar histórico já foi um convento, uma fábrica e, depois de ganhar uma nova forma e um novo cardápio, é um dos restaurantes mais procurados da cidade. A cozinha é com foco nos sabores regionais da cozinha portuguesa e de uma certa cozinha familiar burguesa (que se baseava na cozinha francesa).

PARA CURTIR O MELHOR DO INFORMAL

Foto: 10Best.com

Taberna da Rua das Flores: Uma pequena taverna super descontraída, próxima ao Largo do Chiado, é o lugar para se viver uma excelente experiência gastronômica de uma maneira informal. O menu, apresentado no quadro negro, é mais enxuto para o almoço, e mais especial no jantar, com pratos que focam em uma cozinha portuguesa mais contemporânea. Não aceita reservas, assim como não aceita cartão de crédito. Vá preparado!

Foto Cantinho do Avidez: Divulgação

Cantinho do Avillez: Outro restaurante do chef José Avillez, localizado no coração do Chiado. O restaurante é pequeno, bem descontraído e oferece um menu com uma nova versão da comida portuguesa. Criativo, contemporâneo e intimista, faz você se sentir muito bem, com um ambiente acolhedor e uma comida muito saborosa.

Bairro do Avillez | Taberna: Restaurante também do chef José Avillez, o Bairro do Avillez reune diversos restaurantes em um único espaço (onde encontra-se também o Beco Cabaret e Páteo).  Mas é na Taberna que você vai sentar em mesas pequenas, próximo a um balcão recheado de presuntos, queijos e outras iguarias, pedir tapas criativos e de sabores inexplicáveis, uma tábua de queijos portugueses, um bom vinho e curtir o melhor da gastronomia de uma forma informal. Ah, não esqueça de finalizar com uma sobremesa, as de lá são incríveis!

LX Factory: O lugar se intitula “fábrica de experiências”, ou seja, uma antiga fábrica que foi toda renovada e hoje é o espaço onde profissionais criativos do mundo da moda, publicidade, comunicação, multimédia, arte, arquitectura e música se encontram para trabalhar e compartilhar suas experiências. O ambiente industrial virou ponto de encontro de jovens, também em função da gastronomia que se encontra por lá.  Para um café, almoço ou jantar, a LX Factory conta com pequenos restaurantes, bares e cafeterias, com mesas na rua, tudo de uma forma casual. A cantina mexicana, Cantina LX, é uma ótima opção para o jantar, assim como a 1300 Taberna. 

Time Out Market: “Onde antes se reuniam os melhores comerciantes da cidade, hoje reúnem-se os melhores restaurantes e artistas”. Esse foi o grande objetivo do Time Out, criar um espaço gastronômico, com os melhores chefs e restaurantes da cidade, lado a lado, oferecendo o melhor da gastronomia portuguesa e a melhor experiência para quem visita o mercado. O Espaço fica no Cais do Sodré, junto ao Mercado da Ribeira (antigo mercado que vende alimentos e flores) e conta com 24 restaurantes, 8 bares, espaço de aulas gastronômicas e mais. Uma lugar informal para encontrar amigos e provar um pouco de cada delicia portuguesa.

Foto: Visite Portugal

Santa Bica: Localizado no bairro da Bica é um restaurante e guest house (com apenas 4 quartos). O lugar pequeno e rústico é encantador, com vista sobre os telhados de Lisboa e o Tejo. O terraço, onde encontra-se, é  perfumado por limoeiros e o menu foca na cozinha portuguesa, com pratos simples e tradicionais. Funciona de terça a domingo das 18h30 à 01h.

Bota Sal: O restaurante inaugurado em 2017  em Campo de Ourique é uma extensão do restaurante Sal na Praia
 do Pego. O lugar pequeno, com toques industriais e objetos que lembram o mar, é bem descontraído, e oferece uma gastronomia de primeiríssima. O foco são os frutos do mar, tanto como petiscos, como nos pratos principais, com opções muito criativas.

PARA UM ALMOÇO PROLONGADO E AMBIENTE DIFERENCIADO

Cervejaria Liberdade: O restaurante que fica junto ao Hotel Tivoli Liberdade é uma ótima opção para um almoço de trabalho mais prolongado, ou para curtir um ambiente requintado e gastronomia renomada com a família. O restaurante traz para a mesa de seus clientes os melhores peixes e mariscos de Portugal, de regiões como Berlengas, Algarve,Cascais e Ria de Aveiro. A decoração mistura sofisticação com modernidade e o menu é muito variado, com, além dessa variedade de frutos do mar, tapas para aperitivas e carnes para provar. Além, claro, de uma seleção de cervejas – artesanais, nacionais e internacionais – para você provar.

Embaixada: No coração do Príncipe Real, o Palácio Ribeiro da Cunha abriu as suas portas com um conjunto de lojas conceituais portuguesas, tanto de moda como de arte. A embaixada transformou-se então nesta inovadora galeria comercial que abriga uma série de marcas e artistas nacionais focados no design, artesanato, moda, gastronomia e cultura portuguesas. Junto ao palácio está um café, bar e restaurante, com ambientes super bacanas que valem uma visita para um almoço sem hora para terminar. Antes ou depois do almoço você ainda pode aproveitar para fazer umas comprinhas. 

Foto: Time Out Lisboa

Páteo: Como falamos acima, o Páteo é um dos restaurantes dentro do Bairro Avillez e conta com um ambiente super lindo, iluminado e cheio de verde. O conceito do restaurante é de dar a oportunidade para as pessoas compartilharem a melhor comida, histórias e momentos. O melhor da gastronomia portuguesa (principalmente com frutos do mar) em um ambiente lindo.

Foto Prado: Divulgação

Prado: Um restaurante que oferece o melhor de Portugal, com ingredientes nacionais, sazonais e frescos. O lugar é um oásis verde e por isso um ótimo ambiente para um almoço prolongado. O conceito trabalho é farm-to-table e a localização ótima, fica no bairro Baixa. 

Fique de olho no Spice para saber quais são os melhores pastéis de nata e cafés da manhã de Lisboa! Em breve em nosso site.

 

 

 

 

 

 

Leave a Response

EN PT