Os melhores filmes sobre viagens de todos os tempos

Clássicos do cinema sempre nos trazem ótimas influências e nos transportam para diferentes espaços geográficos

Everett

É indiscutível que as produções cinematográficas têm o poder de nos transportar para diferentes destinos sem precisarmos sair do sofá. São fontes de inspiração para planejarmos novos roteiros ou até mesmo para decidirmos se é uma boa escolha viajar sozinho ou com alguma companhia. Essa lista especial de clássicos, especialmente cativantes, trazem cenários estonteantes que evocam a magia (ou dura realidade) de viajar. Veja os melhores filmes sobre viagens de todos os tempos.

Two For the Road (1967)

Um drama romântico em que uma viagem especial é o tema principal, retratando principalmente os problemas do casal interpretado por Albert Finney e Aubrey Hepburn. O filme começa com uma viagem para Saint-Tropez, enquanto eles dirigem pela França com flashbacks de viagens anteriores que afetaram o relacionamento do casal.

Alamia

Easy Rider (1969)

O filme se desenrola como um diário de viagem, seguindo Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) em sua estada no México, de Los Angeles a Nova Orleans. Filmado com um orçamento apertado, o filme é repleto de paisagens desérticas e cidades que a dupla (e estrelas como um jovem Jack Nicholson) encontra em sua aventura hippie movida a drogas e álcool.

Alamy

Raiders of the Lost Ark (1981)

Esse grande clássico foi uma colaboração de tamanho gigantesco entre dois dos maiores diretores do mundo na época: Steven Spielberg, que dirigiu, e George Lucas ( Star Wars ) que produziu. O arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria “Os Dez Mandamentos” que Deus revelou a Moisés no Monte Horeb. Com locações de filmagem na França e na Tunísia (que representavam o Egito), Raiders foi um sucesso de bilheteria.

Alamy

Thelma & Louise (1991)

O longa é um dos primeiros projetos em que mulheres colocam o pé na estrada sozinhas. Thelma e Louise se esgotam da vida monótona que levam e resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.

Everett

The Talented Mr. Ripley (1999)

A obra traz uma das mais belas representações da Itália capturadas em filmes. Situado na década de 1950, o filme retrata um grupo de jovens, incluindo Jude Law, Gwyneth Paltrow e Matt Damon, em suas férias de luxo em Veneza. Um cenário natural de tirar o fôlego.

Everett

Sideways (2004)

Miles Raymond (Paul Giamatti) é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Miles é fascinado por vinhos e decide dar como presente de despedida de solteiro a Jack (Thomas Haden Church), seu melhor amigo, uma viagem pelas vinículas do Vale de Santa Inez, na California. Além de contar uma linda história, o filme também mostra algumas das mais belas vinhas e salas de degustação de Santa Bárbara. Tome um copo enquanto assiste!

Alamy

Amélie (2001)

Paris ensolarada é o cenário desse brilhante conto de fadas moderno. A câmera do diretor Jean-Pierre Jeunet observa a cidade através de lentes coloridas, seguindo principalmente sua heroína solitária e peculiar (Audrey Tautou) pelas ruas sinuosas de Montmartre. Tudo parece iluminado, principalmente a água verde do Canal Saint-Martin.

Everett

Into the Wild (2007)

O filme conta a verdadeira história do desaparecimento de Christopher McCandless, conhecido também como Alexander Supertramp. A obra retrata a jornada do jovem americano sonhador, percorrendo trilhos, rios e estradas com roteiros carregados de desejos descontrolados por destinos exuberantes.

Everett

Vicky Cristina Barcelona (2008)

Os filmes de Woody Allen costumam homenagear a cidade de Nova York, mas nessa recente obra o diretor resolveu trazer Barcelona como cenário geográfico. O filme mostra as aventuras e casos de amor de duas jovens mulheres que visitam a cidade, que acaba também se tornando um personagem na trama. Um convite especial para conhecer Barcelona.

Alamy

The Best Exotic Marigold Hotel (2011)

Os aposentados Muriel (Maggie Smith), Douglas (Bill Nighy), Evelyn (Judi Dench), Graham (Tom Wilkinson) e mais três amigos decidem curtir a aposentadoria em um lugar diferente. E o destino escolhida é a Índia, que transborda inúmeras histórias de amor e risos fáceis que provam o quanto é gratificante viajar em qualquer momento da vida.

Everett

Wild (2014)

Reese Witherspoon vestiu um par de botas de caminhada mal ajustadas e uma mochila gigantesca para seu papel como Cheryl Strayed. A escritora viajou 1.100 milhas pela costa do oceano Pacífico após a devastadora perda de sua mãe. Strayed atravessa o deserto empoeirado de Mojave, imensas florestas e trilhas atrás de clareza mental, e principalmente autoaceitação, ao longo do caminho.

Alamy

Leave a Response