Uma experiência de sustentabilidade na Suécia by Soraia Schutel

O que Skype, Spotify, Ikea, Abba, Alfred Nobel, Greta Garbo e Ingrid Bergman tem em comum?

Todos eles são suecos.

A Suécia, pequeno país de 9,6 milhões de habitantes (Rio Grande do Sul possui 11,2 milhões de habitantes), está entre os mais desenvolvidos e de maior reputação do mundo. Conhecer a terra dos vikings sempre esteve em meus planos de viagem. Afinal, me coloquei como meta conhecer 100 países até meus 80 anos, faltam ainda 60 nesse lista.

Fui convidada para participar de uma missão para a Suécia, representando a Sonata Brasil, empresa que fundei visando desenvolver lideranças orientadas pelo autoconhecimento e sustentabilidade. Nosso time brasileiro era composto por Jorge Tonetto, então secretário de finanças de Porto Alegre, e Walker Massa, fundador no Nós Coworking, com o objetivo de fomentar negócios entre ambos os países.

foto-1

foto-soraia

Alguns aspectos particularmente me marcaram nas cidades que visitamos, para além do nível de civilização (segurança, limpeza, eficiência dos transportes públicos etc.): a mentalidade para a sustentabilidade.

As águas do Báltico que tocam a cidade de Estocolmo tem cheiro de mar (e não de esgoto), com seus muitos barcos elétricos como forma de preservar o meio-ambiente.

img_8012

img_8142

Questões como igualdade de gênero e empoderamento feminino são amplamente discutidos e aplicados, onde os país já tem licença paternidade e é comum vê-los caminhando com suas esposas e seus bebês pelas ruas e parques.

Ainda, Estocolmo é uma cidade com mais de 80 museus! Já afirmava Ignacy Sachs, “a cultura é um dos pilares do desenvolvimento sustentável”. Entre os museus que visitei destacam-se o Nobel Museum, que retrata a vida de Alfred Nobel e as centenas de ganhadores dos prêmios nas áreas de Medicina, Economia, Paz, Física, Química, Literatura.

nobel

O Fotografiska Museum destaca-se por ser um dos museus mais importantes do mundo, tendo recebido exposições dos maiores gênios contemporâneos da fotografia, como Sebastião Salgado. Uma ótima dica é chegar ao Museu com um dos barcos  elétricos “Eco-Trip”, no por do sol. Definitivamente inesquecível!

img_8295

No andar superior do museu, um dos restaurantes mais famosos de Estocolmo que proporciona uma experiência gastronômica sustentável. O Mat & Nöje é comandado pelo renomado chef e apresentador de um programa de TV Paul Svensson, para disseminar os princípios da cozinha sustentável.

O cuidado com a origem dos alimentos, a relação com os agricultores, elaborar menus em base ao que a natureza oferece nas estações, proporcionar comida deliciosa-leve-saudável e que gere bem-estar, cuidado com os resíduos e criação de composteiras estão entre os princípios do restaurante, que sempre tem fila de espera. Sem contar a linda vista das enormes janelas para o Mar Báltico e o ambiente decorado ao estilo nórdico (linear, clean, aconchegante) complementam a experiência da relação homem-natureza.

paul-svenson

prato-1

prato-2

Para saborear o típico bistrô nórdico, o Oaxen Slip na beira do mar oferece pratos elaborados, com sabor único. Frutos do mar estão entre suas especialidades. Aqui você pode chegar de carro ou de barco Eco-Trip.

oaxen

eco-trip

Linköping, uma pequena cidade ao sul do país, hospeda uma importante universidade e parque tecnológico, estava entre os destinos que visitamos. Entre suas metas, a cidade busca ser neutra em emissão de CO2 até 2025. Toda sua frota de ônibus é abastecida com biogás, proveniente do lixo gerado pela própria cidade.

As novas áreas residenciais são planejadas seguindo os princípios de sustentabilidade de mobilidade, diversidade, qualidade de vida, redução de uso de carros,  socialização dos moradores, áreas verdes. Ainda, as novas áreas são construídas sobre galerias subterrâneas de distribuição de água, internet, luz, sucção do lixo e esgoto, o que facilita a manutenção e fornecimento de aspectos básicos que impactam diretamente nas políticas de sustentabilidade da cidade.

tubos-1

tubos-2

Tivemos a oportunidade de almoçar na The Wallenberg Residence, local onde nasceu em 1816 Oscar Wallenberg, um dos maiores empreendedores da Suécia, que deu origem a um dos principais grupos empresariais do país abrangendo Ericsson, Electrolux, ABB, bancos etc, que contribuem com importantes investimentos em pesquisas.

Almoço na Wallenberg Residence com a prefeita da cidade
Almoço na Wallenberg Residence com a prefeita da cidade
Prato típico: purê de batata com peixe
Prato típico: purê de batata com peixe

Definitivamente, a Suécia é um dos países que merece uma segunda visita para poder explorar ainda mais sua imensa cultura, cidadania, empreendedorismo, ciência e belezas naturais. Visualizar a Aurora Boreal é um dos privilégios desta terra, e está nos meus planos futuros.

Passeio em uma manhã fria de Sol

Passeio em uma manhã fria de Sol

Despedida no aeroporto
Despedida no aeroporto

soraia

by Soraia Schutel

Soraia é empreendedora e CEO da Sonata Brasil, professora da Escola de Você e da escola de gestão e negócios da Unisinos, pesquisadora em aprendizagem transformadora e desenvolvimento sustentável e cidadã do mundo em busca constante de conhecimento.

www.sonatabrasil.com.br

Crédito fotos: Walker Massa

Leave a Response

EN PT