2021 e as tendências no turismo

Quais são as tendências de viagem em 2021

Photo by Daria Salikova on Unsplash

O ano de 2020 foi completamente atípico para os viajantes, com muitas viagens adiadas e voos cancelados em função da pandemia do coronavírus. O setor do turismo, um dos grandes pilares da economia global, foi um dos mais afetados pelo covid, sofrendo diversas mudanças e transformações. Novos hábitos foram criados e o comportamento do mercado como um tudo, assim como dos viajantes, sofreu e sofrerá alterações no próximo ano. Compartilhamos aqui algumas tendências no turismo em 2021, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Airbnb, Binamik Tecnologia outras pequisas pelo mundo.

Em 2021, as viagens continuarão a estar menos focadas em “fazer turismo” e mais em “viver, viajar e interagir em segurança longe de casa”. Natureza, experiências autênticas, reconexão e atividades ao ar livre voltam a ser mencionados como as principais tendências na retomada do Turismo.

Viver e trabalhar em qualquer lugar

Em 2021, “trabalhar a partir de casa” pode significar “trabalhar a partir de qualquer casa”, já que o trabalho à distância vai continuar a ser uma realidade para muitas pessoas. Segundo a pesquisa:

  • 83% dos entrevistados é favorável à relocalização como parte do trabalho à distância;
  • 25% dos entrevistados acredita que será capaz de “viver onde quiser e trabalhar à distância”;
  • Um em cada cinco entrevistados mudaram o seu local de trabalho durante a pandemia de forma temporária ou permanente;
  • 60% dos pais estão considerando a possibilidade de trabalhar à distância e viajar com os seus filhos se as escolas continuarem com educação à distância.

Turismo de proximidade e “Staycations”

Com tantas incertezas ainda presentes, as viagens domésticas seguem em alta em 2021. O turismo local e o hábito de juntar a família para viajar de carro devem continuar com força total nos próximos meses. Com isso, surge a oportunidade de descobrir novos roteiros e conhecer a própria cidade ou cidades vizinhas. Assim como explorar mais destinos rurais e de praias.

A mudança para estadias mais remotas e com distanciamento social é refletida no airbnb  em alguns dos locais mais reservados. Casas inteiras substituíram oficialmente os apartamentos como o mais procurado entre os hóspedes em 2021, disponibilizando um espaço privado e controlado para todos. Outros espaços mais isolados como cabanas ou espaços rurais posicionam-se entre os cinco principais tipos de espaços para viagens em 2021, substituindo as villas e moradias urbanas na lista de 2020.

‘Viagens Cápsula’

Seja para viajar para estar perto de membros da família, ou reunir-se para passar uma quarentena com um grupo de amigos, as ‘viagens cápsula’ estão aqui para ficar para aqueles que querem estar juntos em segurança, reduzindo simultaneamente os riscos associados à socialização com outros. A busca de casas próximas a família tem sido uma grande procura e, mais de metade das viagens procuradas para o próximo ano incluem três ou mais pessoas, mostrando como as pessoas estão querendo viajar juntas.

Photo by David Marcu on Unsplash

Destinos com natureza

O consumidor irá criar hábitos mais conscientes em 2021, focados na saúde e bem-estar. Essa preocupação também deve refletir nas empresas que prestam serviços turísticos, já que os clientes passarão a prestar mais atenção nas ações das empresas voltadas às suas necessidades. Os destinos escolhidos para as férias também devem mudar. Depois de passar tanto tempo dentro de casa e sem conseguir viajar, as pessoas tendem a buscar destinos e experiências de integração com a natureza, incluindo caminhadas, aventura e praias.

Compras Online

A empresa Criteo realizou uma pesquisa correspondente ao comportamento de consumidores em 2020 e revelou que 67% dos consumidores descobriram, ao menos, uma nova forma de compra que pretendem manter no próximo ano. Segundo a WTM (World Travel Market), a utilização da internet e de dispositivos móveis nos serviços de viagens se mostra cada vez mais atraente aos viajantes devido ao custo-benefício e às experiências únicas que proporcionam. Por isso o digital será um grande aliado no planejamento das novas viagens.

Photo by Arto Marttinen on Unsplash

Planejamento futuro

Embora as viagens possam parecer um pouco diferentes em 2021, as aventuras futuras mantêm os viajantes inspirados. Embora a incerteza continue na vida das pessoas, quanto mais elas ficam em casa, mais tem a ideia e desejo de sair. As pessoas querem se inspirar em novos destinos e fazer valer suas viagens. Assim como reviver os locais que mais amam no mundo.

Alguns dos destinos tendência são:

  • América do Sul: Argentina, Peru e Chile e mais e mais Brasil
  • África do Sul
  • Paraísos como Maldivas e Polinésia Francesa

Veja mais destinos para viajar em 2021 aqui!

WFHotels

Existem alguns locais chamados WFHotels, que funcionam como um misto de escritório e casa. São hospedagens com uma boa estrutura para trabalhar e que permitem que você cumpra suas tarefas do dia a dia e depois relaxe.

Uso da tecnologia

Em 2020, alguns processos como a tendência de aeroportos touchless ganharam força. Nesse modelo, o passageiro utiliza apenas processos tecnológicos desde o check-in, canal de inspeção de segurança até chegar à aeronave. Por meio de um cadastro por aplicativo, o passageiro quando chega ao aeroporto faz o check-in por reconhecimento facial. São tecnologias que já estão em testes em alguns aeroportos, mas ainda têm um custo alto. É possível, no entanto, que sejam implementadas de forma mais rápida por conta do momento provocado pelo coronavírus e estejam presentes no próximo ano.

No setor hoteleiro, há também o investimento em tecnologias que minimizem o contato humano, com ferramentas que facilitarão a experiência do cliente e o distanciamento social, como por exemplo check-in e check-out online e concierge virtual.

Leave a Response

EN PT