6 DESTINOS PARA O CARNAVAL DE 2021

Dentro e fora do Brasil, com praias, natureza e conforto

O Carnaval de 2021 não será como estamos acostumados. Em meio à pandemia, o que os viajantes buscam é se desconectar sem riscos e aglomeração. Uma vez que o momento ainda está incerto, os destinos mais tradicionais, não serão os mais procurados. Portanto, escolher lugares não tão badalados nesta época, pode ser uma boa opção. Separamos uma lista com 6 destinos para o carnaval de 2021, para agradar todos os gostos.

Foto: Atanas Malamov/ Unsplash

Costa Rica

Sol, calor e praias paradisíacas serão companhias constantes no seu roteiro. O destino está entre os mais procurados da América Central quando o assunto é belezas naturais. Além de curtir um dos litorais mais fascinantes do mundo, a região abriga também cachoeiras, vulcões, montanhas e muita gente bonita.

A menor e sem dúvida melhor área de conservação da Costa Rica oferece não só uma praia incrível, mas quatro: Espadilla Sur, Manuel Antonio, Escondido e Playita.

A apenas algumas horas do aeroporto de San José, o Parque Nacional Manuel Antonio é conhecido como um dos pontos turísticos prediletos do país, a visitação ao parque é limitada a 600 pessoas nos dias de semana e a 800 nos fins de semana. Isso não só significa que a fauna exótica – incluindo iguanas, preguiças e macacos-esquilos ameaçados de extinção – é capaz de viver em relativa solidão, mas também que as próprias praias com amendoeiras estão livres das multidões de turistas barulhentos em busca de sol.

Todo o litoral conta com belíssimas praias e resorts no meio da selva, destaque para a Playa Naranjo, também conhecida como pérola intocada do Golfo de Papagayo. E é nesta praia que fica o El Mangrove , um badalado hotel boutique de luxo. Adentrando um pouco mais na floresta tropical, está o exclusivo Nayara Springs, localizado no Parque Nacional do Vulcão Arenal é um resort só para adultos. Com quatro restaurantes e bares no local, é o lugar ideal para relaxar após um dia inteiro de passeios. Para exclusividade na beira da praia, o Four Seasons Resort Costa Rica oferece uma vista sensacional para o Pacífico.

Foto: Jezael Melgoza/ Unsplash

Peru

Não é à toa que o Peru é um dos países mais visitados na América do Sul. Afinal, ele possui uma forte tradição de seus antepassados indígenas, que eram cheios de superstições, costumes e crenças. Os dois principais destinos certamente são Lima, que possui muitas atrações turísticas, e Cusco, com seus sítios arqueológicos localizados em torno da cidade, além do Vale Sagrado, Machu Picchu, Aguas Calientes, Chinchero, Cerro Colorado, Lago Titicaca, Puno e Isla Amantani.

Tão importante quanto os museus e sítios arqueológicos, são as feiras de rua, como a Pisaq e Chinchero, indispensáveis para garimpar algumas lembranças e provar a gastronomia local.

Deixe uma tarde para descobrir os dois principais bairros de Lima, Miraflor e Barranco, andar pelas lojinhas, admirar a arquitetura e saborear um bom Pisco Sour. Se puder, não deixe de fazer uma reserva no Maido, fusão da gastronomia peruana e japonesa, eleito algumas vezes o melhor restaurante da América Latina. Antes de escolher, leia sobre os 4 melhores restaurantes de Lima, que já citamos aqui no Spice.   

Em Cusco, à primeira vista, seu centro histórico nada mais parece do que uma típica cidade colonial espanhola. O convento de Santo Domingo, construído sobre o templo de Qoricancha, foi fundado no século XVI  é uma das atrações imperdíveis da cidade. Visite o Museu de Arte Pré-Colombiana e aproveite para conhecer o MAP Café, muito tradicional e uma ótima opção para fugir de comércios barulhentos e lotados de turistas.

Foto: Peter Conla/ UnsPlash

Patagônia

A Patagônia, tanto a argentina quanto a chilena, é uma região para quem curte estar diante de paisagens naturais de tirar o fôlego. Ou seja, as atividades e passeios serão em sua maioria ao ar livre. Alguns dos pontos mais populares da Patagônia são Bariloche e Ushuaia, na Argentina, e Pucón e Puerto Varas, no Chile. Sua maior característica é a Cordilheira dos Andes que atravessa a Patagônia de norte a sul.

Bariloche, distrito dos lagos da Patagônia Argentina, é muito popular no inverno em função de ser uma região de esqui. Mas, os lagos de Bariloche são uma visita obrigatória em qualquer viagem à Patagônia. A sugestão é alugar um carro e explorar a região – a recompensa será de visuais lindos. Não deixe de incluir no passeio o Parque Nacional Nahuel Huapi, fundado em 1934, é o parque nacional mais antigo e o maior da Argentina.

Ushuaia, a cidade mais meridional do planeta está localizada junto ao Canal de Beagle. É um das cidades mais frias da Argentina, e a província da qual é capital é conhecida como Tierra del Fuego. Essa região conta com uma geografia selvagem, com colônias de pinguins e grandes mamíferos marinhos, além de geleiras, estreitos e árvores retorcidas que moldam uma paisagem fabulosa. E claro, as belas montanhas de ski, durante a temporada de inverno. Nossa dica de hospedagem é o Arakur Ushuaia Resort & Spa.

O Parque Nacional Torres del Paine, no Chile, um dos mais lindos e famosos da região, atrai mais de 100.000 visitantes por ano. Localizado a cerca de 110 quilômetros ao norte de Puerto Natales, no parque tudo gira em torno de uma imensa massa de montanhas que pode ser informalmente dividida em duas partes. De um lado, ‘Los Cuernos’, a nordeste, as famosas torres de granito que fazem a felicidade de escaladores de todo o mundo. Em seu entorno encontram-se geleiras dramáticas, como a Grey, e lagos de degelo com águas em matizes de azul, verde e cinza. Um espetáculo da natureza. Destaque para o Explora Patagônia, hotel exclusivo, localizado dentro do parque.

A travessia dos Lagos Andinos no Chile, é uma experiência única onde você encontrará lindas paisagens de tirar o fôlego, com montanhas nevadas, lagos de cor esmeralda e uma imensa vida selvagem. Tudo com uma estrutura muito bem montada e uma administração de parques séria. Puerto Varas é a melhor base para conhecer os lagos andinos. 

São Miguel dos Milagres
Foto: Pinterest

São Miguel dos Milagres (AL)

Com pouco mais de 20 km, o trecho do litoral alagoano formado por Barra do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras é destino perfeito para fugir do turismo de massa. As longas praias, sombreadas por coqueiros, são protegidas por recifes que formam piscinas naturais. Talvez o verdadeiro charme do local seja a junção da simplicidade e simpatia dos moradores com praias de águas calmas, mornas e transparentes. Para facilitar a vida de quem gosta de ranking, são 10 praias entre Barra do Camaragibe e Porto de Pedras. Entre ela, estão: Riacho, Praia do Toque, Lage, Patacho e Porto das Pedras.

A praia central de São Miguel dos Milagres é uma enseada ladeada de um vasto coqueiral. A esverdeada água do mar é morninha. A orla é marcada pelos currais de peixe e uma das mais belas piscinas naturais da região. Se ficar hospedado por aqui, escolha a Pousada Origami

A maioria das pousadas fica perto da areia. Uma das mais charmosas fica na região vizinha, a 25km de São Miguel, na Praia de Patacho, presença constante em listas que elegem as melhores praias brasileiras. O Hotel Boutique Pedras do Patacho une natureza e modernidade. 

Quase todas as pousadas têm seu restaurante. É bem comum, mediante reserva, os hóspedes de uma irem conhecer as outras. Entre as melhores mesas estão a Xuê, a Casa Acayu e a Aldeia Beijupirá, que abriga uma unidade do famoso restaurante Beijupirá, com matriz em Porto de Galinhas.

 

Foto: Pinterest

Angra dos Reis (RJ)

A cidade é uma das mais antigas do Brasil e seu nome tem origem no fato de que Angra significa pequena enseada e ela foi descoberta pelos portugueses no dia 06 de janeiro de 1502, conhecido como dia de Reis. Daí surgiu o nome que conhecemos até hoje.

A cidade em si não é lá muito interessante e algumas das praias continentais não são nem próprias para banho. No entanto, o verdadeiro tesouro de Angra são as ilhas próximas, que possuem um visual magnífico e ótimas para serem exploradas em passeios de barco. Aliás, Angra tem uma ilha para se conhecer para cada dia do ano, são mais de duas mil praias!

Embora as grandes atrações sejam os passeios de barco pelas ilhas, se durante a sua viagem estiver chovendo a melhor coisas é aproveitar para curtir a sua acomodação. Muito hotéis, principalmente os grandes, possuem áreas de lazer bem completas, inclusive com parquinho para crianças, sala de jogos, piscina coberta e muito mais. Da mesma forma algumas casas que você consegue alugar pelo Airbnb também oferecem alternativas para dias chuvosos.

Com um ar moderno, os corredores para os quartos são todos abertos, com vista para o mar e para as montanhas que cercam o terreno, este é o Fasano Angra dos Reis. Já o Angra Beach Hotel fica no centro da cidade, mas possui uma praia privativa a 4km de distância para seus hóspedes aproveitarem. Os quartos são super espaçosos e contam com uma cozinha compacta para seu maior conforto.

Veja também: Destinos além do óbvio para conhecer no Brasil

Foto: Ademir Alves/ Unsplash

Bonito (MT)

Bonito parece até nome fantasia – como se tivessem batizado o lugar por causa da beleza dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo. 

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos – como ‘organizado’, ‘responsável’ e ‘sustentável’. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação. 

Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza. Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Para fazer os passeios é preciso reservar previamente, por meio das agências locais.

Uma ótima opção de hospedagem é o Hotel Esmeralda, conforto ás margens do Rio Formoso e ótima localização para os principaos passeios.  Para saborear a gastronomia local, o queridinho da cidade é o Juanita.

Leave a Response

EN PT