A exposição de Ferran Adrià em Madri

“FERRAN ADRIÀ. AUDITANDO EL PROCESO CREATIVO” é uma exposição fora do comum que deveria ser vista por todo mundo que admira ou não o mundo da gastronomia.

“Criatividade é não copiar”. Esta frase dita pelo chef Jacques Maximin mudou para sempre a filosofia de Ferran Adrià e do El Bulli. A resposta de Ferran? “Uma frase pode mudar a sua vida”.

Frases como estas podem ser o ponto de partida para entender ou, simplesmente, gerar um certo interesse em visitar essa espetacular exposição no Espacio Fundación Telefonica, em Madri. Uma exibição diferente do que estamos acostumados. Nela podemos ativar os nossos 5 sentidos para ver, entender, captar, sentir o que fez Ferran Adrià em toda a trajetória do El Bulli, considerado o melhor restaurante do mundo durante bastante tempo.

image7 image2 image6 image image4 image5

image3

Fui com uma amiga que já iniciou seu caminho no mundo da gastronomia e é, como eu, apaixonada pela cozinha do Ferran Adrià. Nossa conclusão foi “de que as coisas que não são normais não são fáceis de ser entendidas”.

Na exposição é possível conhecer o que tem detrás de tanto trabalho, de tanto nome. El Bulli, simplesmente 7 letras dizem tudo. Conhecer como surgiram os 1846 pratos criados pelo chef ao longo de 25 anos de trabalho. Entender o porque das 4000 horas de trabalho criativo ao ano. Dos 8 km percorridos pelos garçons ao dia e até ver todo o processo de criação de uns “raviólis”. E tivemos a sorte de que nesse dia o Ferran Adrià estava na exposição e escutamos ele contar o que estávamos vendo. Posso dizer que foi uma experiência incrível!

RAVIOLI RAVIOLI2 RAVIOLI3

A mostra desafia o nosso conceito de criatividade e começamos a entender a cozinha como arte. Porque fazer sorvetes quentes, cozinhar sem fogo, desconstruir pratos, ver como uma sobremesa que se chama “Deshielo” se desfaz partindo da transição do inverno a primavera… é arte. E leva um imenso processo de criação, investigação e muito trabalho.

image8 image9 image10 image11 image12

Um dos motores mais poderosos do El Bulli foi sempre se perguntar o porque de tudo: não dar nada por assentado, assumir que tudo é suscetível de ser modificado ou melhorado. E a partir dessa ideia e desses questionamentos surgiu o menu degustação concebido como uma experiência única e coerente. Um menu criativo e único.

image13 image19 image18 image17 image16 image15 image14

Uma vez Picasso disse que “mais perigoso que copiar os outros é copiar-se a si próprio” e com este mesmo espirito Ferran Adrià conta que cada ano abria um novo El Bulli, com um nível de exigência enorme em toda a equipe, elaborando pratos como se fossem obras de arte.

Há 2 anos o El Bulli fechou para que Ferran Adrià criasse um laboratório tão forte de I+D que segundo ele “Cerramos El Bulli para abrir El Bulli”. Com esta frase ficamos na expectativa do que veremos no próximo ano e com esta ideia de que comer pode ser algo sensorial tanto como intelectual.

FINAL

E neste post o que quis foi mostrar o conceito da exposição, o que sentimos ao vê-la. É maravilhosa e penso que só visitando-a para entender e apreciar ainda mais os bastidores de um dos restaurantes mais espetaculares do mundo.

O Espacio Fundación Telefonica está localizado na Calle Fuencarral, 3. E a exibição “Ferran Adrià: Auditando el processo crativo” pode ser vista até o dia 1/3/2015.

JORDANA

By Jordana Paiva

Leave a Response

EN PT