AS MELHORES DICAS DE CURAÇAO

O que você precisa saber antes de ir para Curaçao

Fora da rota de furacões do Caribe, Curaçao é um dos destinos mais charmosos do Caribe. Com praias de azul turquesa e águas transparentes, a ilha é pequena (dá pra atravessar do extremo leste ao oeste em duas horas),  aconchegante, sem praias super extensas, nem resorts gigantes, ou restaurantes com gosto americano duvidoso. Curaçao tem barzinhos e bistrôs pé-na-areia, hotéis boutique, paisagens lindas e – de quebra – o centrinho de Willemstad com sua arquitetura holandesa e cores caribenhas. Compartilhamos as melhores dicas de Curaçao.

Curaçao é uma ilha do Caribe, que já fez parte das Antilhas Holandesas. Junto com Aruba e Bonaire, formam o grupo conhecido como Ilhas ABC, que se estendem junto ao litoral da Venezuela. Por estar bem ao sul do Caribe, Curaçao está fora da zona de furacões. É parte do Reino dos Países Baixos (uma monarquia constitucional, na qual o monarca é Guilherme Alexandre, rei da “Holanda”).

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Curaçao (a não ser que você vá via Estados Unidos, aí precisará do visto americano). Apenas passaporte válido durante o período da estadia e certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. Atenção! Durante a pandemia, é exigido de todos os passageiros provenientes de “países de alto risco” (a qual o Brasil se inclui) um resultado negativo de exame RT-PCR feito até no máximo 72h antes do embarque ou um resultado negativo do teste de antígeno feito até no máximo 24h antes do embarque. Crianças com 6 anos e menores de 6 anos não precisam realizar o exame. O laudo precisa ser apresentado em inglês no check-in no Brasil e na imigração de Curaçao. 

As praias mais lindas e selvagens ficam em Westpunt (extremo oeste) de Curaçao: Cas Abao, Kenepa Grandi, Jeremi e Porto Mari. Para Cas Abao e Porto Mari precisa pagar entrada : US$6 dólares por carro em Cas Abao, e US$2,5o por pessoa em Porto Mari. As duas praias têm apoio de restaurante. Já Kenepa  e Jeremi não têm nada, e é bom levar um lanche pra passar o dia. Uma dica é que essas praias são muito lindas, e vale passar mais de um dia aqui se você tiver tempo, pra não sair correndo de uma praia pra outra. Pode fazer Kenepa e Jeremi num dia, e no outro ir para Cas Abao e Porto Mari.

LEIA TAMBÉM: TURKS AND CAICOS: A SENSAÇÃO ROMÂNTICA DO CARIBE

Curaçao é uma mistura de influência, devido ao seu passado de colônia: portugueses, holandeses, espanhóis e africanos deixaram suas marcas por aqui. Talvez a maior prova dessa diversidade seja o idioma falado na ilha, o papiamento, que junta um pouco de cada língua. Enquanto se caminha por aí, é possível ouvir um “Cón ta bai?” (“Como vai você?”) , ou amigável “Bon Bini!” (“Bem-vindo!”) ou “Dushi!” (lindo). O caldeirão cultural de Curaçao continua com o circuito histórico. Há na ilha 15 museus, e antigas , fazendas de cana-de-açúcar, conhecidas como plantations, como a Ascension (de 1672) e a Brievengat (de 1750), além do Rif Forte, um antigo forte convertido em área de lazer com restaurantes.

Hotéis e restaurantes é o que não falta em Curaçao, para todos os gostos e bolsos. O Baoase é considerado o melhor hotel de Curaçao. O hotel mais luxuoso e mais exclusivo da ilha. O conceito do Baoase é todo asiático. Tanto na decoração (muita madeira no piso, teto e móveis) como na atmosfera do hotel. É bem tranquilo! São apenas 23 acomodações, divididas entre villas, suítes e quartos. As mais novas acomodações são as suítes com piscina privativa. Se você gosta de hotéis all inclusive, o Dreams Resort é a melhor opção de Curaçao. O hotel está novíssimo. Inaugurado em 2019, acabou ficando algum tempo fechado pela pandemia, e agora reaberto novamente. Outra opção é o Papagayo Beach RESORT, fica a cinco minutos da praia e as acomodaçãoes são casinhas de dois e três quartos, um charme!

Leave a Response

EN PT