Como cumprimentar ao redor do mundo

Um, dois ou três beijos no rosto? Um pequeno guia de etiqueta cultural.

Se dentro do Brasil já temos inúmeras diferenças para saudar alguém com um beijo no rosto, imagine então em outros países? Quem nunca foi apresentado para uma nova pessoa e deu apenas um beijo, enquanto esse alguém do outro lado virou esperando o segundo? Em especial, cariocas e paulistas. No Rio de Janeiro, são dois beijos na bochecha. Em São Paulo, apenas um. No Rio Grande do Sul, tem até um ditado popular que diz “três beijinhos para casar”, e algumas regiões, particularmente no interior gaúcho, você saúda alguém com três beijinhos.

Pode parecer uma besteira, mas esse pequeno manual de etiqueta de como cumprimentar alguém pode te ajudar em contextos diferentes pelo mundo. Para os viajantes, uma compreensão básica de como isso funciona é essencial – afinal, um movimento errado e você corre o risco de ofender a outra pessoa que acabou de conhecer.

Ao contrário de um simples aperto de mão ou abraço, as circunstâncias que justificam o beijo na face se diferem pela cultura, e a logística é igualmente variada: na Espanha, um beijo em cada bochecha é comum; em algumas partes do Afeganistão, costuma-se beijar até oito vezes. Tudo isso para dizer que o beijo da bochecha é mais arte que ciência.

Com esse intuito e inspirados numa publicação super bacana do site CNTravelller.com (que nós AMAMAMOS!), abaixo explicamos alguns pontos para que você evite acidentalmente passar por um constrangimento. 

As origens

Algumas figuras, pinturas e passagens bíblicas relatam como era a relação com o beijo na face. Imagem: reprodução/Internet.

Em seu novo livro Um Beijo ou Dois: Em Busca da Saudação Perfeita, o diplomata Andy Scott especula sobre as origens da tradição de beijar as bochechas: “Em sua epístola aos romanos, São Paulo instruiu os seguidores a ‘saudar uns aos outros com um beijo sagrado. E assim o ‘beijo sagrado’ tornou-se uma saudação comum entre os primeiros cristãos e uma parte central da cerimônia católica ”.

Com o tempo, é possível que a saudação bíblica de lábios a lábios tenha evoluído para um beijo na bochecha, o que explicaria o porquê de a saudação de beijar seja popular em muitos países densamente católicos. Embora a prática também seja comum em partes do Oriente Médio e da Ásia, é onipresente na América Latina e na Europa continental.

Scott associa o beijo a um costume camponês que foi adotado pelas elites quando as classes mais baixas começaram a migrar para as cidades, por isso os viajantes são mais propensos a encontrar cumprimentos de beijos em cidades e aldeias rurais do que suas contrapartes metropolitanas.

Como é pelo mundo?

Convenhamos, é super útil saber quantos beijos esperar. Somente na França, a contagem varia drasticamente por região, de acordo com uma pesquisa na web de 2014 com mais de 100 mil cidadãos: os parisienses consideram dois beijos a norma, enquanto três são o padrão na região de Provence e quatro em todo o Vale do Loire. Aqui está a “contagem” comum de outros países:

  • Um beijo: Colômbia, Argentina, Chile, Peru, Filipinas
  • Dois beijos: Espanha, Itália, Grécia, Alemanha, Hungria, Romênia, Croácia, Bósnia, Brasil (embora, como a França, o número possa diferir por região, como falamos já anteriormente), e alguns países do Oriente Médio (embora não entre sexos opostos- isso é muito importante você lembrar!)
  • Três beijos: Bélgica, Eslovênia, Macedônia, Montenegro, Sérvia, Holanda, Suíça, Egito e Rússia (onde é acompanhado por um abraço de urso)
Dicas e cuidados para dirigir no exterior
Apaixone-se: um cantinho na Serra Gaúcha

Como são chamados e qual é a “logística” ideal?

É el beso na Espanha, beijnhos em Portugal, beijos no Brasil e beso beso nas Filipinas – mas a logística é bastante simples. Você começa se inclinando e colocando a bochecha direita na bochecha direita, antes de se mover para o lado esquerdo – e para frente e para trás depois disso, se precisar de mais beijos. A principal exceção é a Itália, que inicia o bacio à esquerda.

Enquanto algumas culturas realmente colocam os lábios à bochecha, é melhor você evitar. Em vez disso, toque as bochechas e aplique um beijo no ar – com um som suave de estalo. Por que é melhor? “Alguns diriam por causa do batom”, explica Scott. “Outros diriam que é para impedir a propagação de germes.” De fato, em 2009, o The Telegraph relatou que muitas instituições francesas proibiram, uma determinação temporária por conta da gripe suína H1N1.

Não sabe o que fazer com o resto do seu corpo? Se você ficar à distância com os braços ao lado do corpo, pode parecer distante ou hostil. Se você está cumprimentando alguém que conhece bem, um abraço é aceitável. (Só há confusão quando você vai para um abraço sem o beijo, enquanto seu parceiro franze, e a leitura equivocada leva a seus rostos equivocadamente a ficarem amassados.) Mas para relações menos familiares, você pode colocar gentilmente suas mãos sobre o rosto ou ombros da outra pessoa.

“Eu aconselharia as pessoas a acompanhar quem você está cumprimentando, fazendo exatamente o que a outra pessoa está fazendo”, diz a especialista em etiqueta Lydia Ramsey, autora de Manners That Sell. 

Peculiaridades culturais

Na Argentina, com frequência homens se cumprimentam com um beijo no rosto. Imagem: Internet.

Na América Latina, é normal saudar alguém que você acabou de conhecer com um beijo – é o equivalente a estender a mão na América do Norte. Embora isso aconteça também em grande parte da Europa, mas não seja tão difundido. Se você se deparar com um beijo de saudação e não tiver certeza de quantos estão vindo depois, o melhor é que esteja preparado para dois.

“Estranhamente, há uma correlação inversa [em muitos lugares] entre o número de beijos e o quão próximo e íntimo você está com essa pessoa”, diz Scott. “É como se o segundo beijo cancelasse de algum modo o significado do primeiro beijo. Em vez de um sinal de intimidade, torna-se muito mais um ritual”.

A dinâmica de gênero também é uma consideração importante. Na Europa e na América Latina, beijar saudações entre duas mulheres e entre um homem e uma mulher é amplamente aceito. Um beijo entre dois homens, embora mais raro, ocorre em lugares como a Argentina, a Sérvia e o sul da Itália. Como se poderia esperar, beijos masculinos / femininos são desaprovados em regiões com valores religiosos mais conservadores, enquanto uma saudação de beijo entre homens pode ser bem-vinda.

“Mesmo que você mostre constrangimento em alguma situação de ‘erro’. esse é um sinal social importante que mostra que você está ciente dos costumes daquele país ”, finaliza Scott diziam que se porventura cometer uma gafe, está tudo bem.

Veja também:
3 livros para viajar e inspirar em 2019

Leave a Response

EN PT