Sicília, uma ilha rica em história e personalidade

Conheça a maior ilha da Itália, a Sicília

A Sicília é a principal ilha do Mediterrâneo e a maior região da Itália. Em função da sua localização, a região tem uma importância estratégica desde a antiguidade. Gregos, cartagineses, romanos, árabes e normandos são apenas algumas das civilizações que passaram por lá, cada uma deixando suas marcas. O legado desses povos é visto na arquitetura, arte, história e cozinha, o que reflete numa mistura de culturas. É uma região autônoma da Itália, juntamente com as ilhas menores vizinhas, oficialmente chamadas de Regione Siciliana. O povo da Sicília costuma dizer que a Sicília é como se fosse um outro país, uma outra Italia. Definitivamente, esta é uma ilha rica em história e personalidade.

Os Sicilianos tem uma história forte! Ao longo dos anos, a Sicília esteve na posse de vários grupos, incluindo romanos, vândalos e ostrogodos, islã e bizantino. Também experimentou períodos de independência sob os gregos. Mas nenhuma história seria completa na Sicília sem a máfia. A Cosa Nostra (aka máfia) é uma sociedade criminosa que se desenvolveu na primeira metade do século XIX na Sicília e está por lá , de uma forma diferente, claro, até hoje. Hoje, o que falam é que a Sicília é uma terra sem regras. E que as regras são criadas para os sicilianos poderem não respeita-las.

A ilha também se diferencia quando o assunto é idioma. Os sicilianos contam com um dialeto próprio – e se expressam com energia. Juntamente com italiano e siciliano, outras línguas faladas na ilha por populações significativas incluem francês, alemão, árabe e romeno. 

O mais interessante desta mistura de civilizações, culturas e história é que a Sicília tem personalidade forte – e bota personalidade nisso! A família é o poder, união e força. As mulheres são autoritárias. A agricultura o maior sustento. A culinária, um diferencial que se destaca – e muito!

Scala dei Turchi

A região conta com uma diversidade e-n-o-r-m-e! A ilha da Sicília tem mais de 25 mil km quadrados e é o lar de mais de cinco milhões de pessoas. Se você viaja de leste a oeste, pode levar cerca de 4 horas, enquanto leva umas 2 horas e meia ao viajar de norte a sul. Mais de quatro quintos das terras da Sicília são montanhosas, e por isso os visuais são lindos. 

Sicily Marzamemi

Viajar pela Sicília é se deparar com uma variedade de histórias, culturas próprias, paisagens. É se surpreender constantemente com algo novo. É viver e reviver! 

Veja também:
Viaje para a Itália com a Alitalia

sicily-countryside

Se formos dar algumas dicas antes da sua viagem, estas são elas:

Viaje com foco

Como falamos acima, a Sicilia é muito maior do que você imagina e realmente vai ser difícil ver tudo. Priorize o que realmente quer ver e siga seu roteiro. Pesquisa os lugares que gostaria muito de conhecer, trace sua rota e divirta-se.

Tenha paciência 

Tratando-se da maior ilha da Itália, as distâncias são longas, as estradas nem sempre boas e você vai precisar dirigir. Tenha paciência para encarar muitas estradas – algumas delas em péssimos estados, outras em ótimos. E claro, viaje com tempo. Em função das longas distâncias e muitas opções de atrações, o tempo é key para a viagem ser tranquila e enjoyable e a estrada mais “leve”. 

Alugue um carro

O transporte público não é um ponto positivo na Sicília, ainda mais se você quer conhecer mais de um destino, o que exige km rodados. Alugue um carro e aproveite o melhor da sua viagem. #ficaadica: existem muitas pedágios pelas estradas, informa-se sobre o telepass, sistema de pagamento automático. #ficaadica2: não se assuste, os sicilianos dirigem igual a loucos.

Escolha a estação ideal

O verão da Sicília é longo, muito quente e seco. O inverno frio e chuvoso. O clima mais ameno durante outono e primavera facilitam os passeios pela ilha, sendo os melhores meses para viajar abril, maio, junho e setembro.

Vá com tempo

A Sicília certamente não é um lugar para se passar apenas um final de semana. Com tanta diversidade, histórias e lugares para conhecer, tente se organizar e tenha tempo de aproveitar. O tempo ideal para quem quer conhecer mais de uma região da ilha é ficar de 07 a 10 noites.

O roteiro ideal

Compartilhamos uma sugestão de roteiro abaixo – a ordem pode ser alterada, claro! Caso você não queira ficar pingando de lugar em lugar, reduza o número de lugares para visitar e crie bases por mais tempo.

  • 1 noite nas regiões vinícolas perto do Etna. Existem inúmeras regiões vinícolas na Sicília e uma importante área rural com hotéis maravilhosos. Não deixe de explorar.  Se você busca romance, até poderia adicionar uma noite a mais por aqui em um dos hotéis maravilhosos.
  • 2 noites em Noto ou arredores (um região que conta com ótimos hotéis e restaurantes). Essa seria uma base para conhecer a região sudeste da Sicília. Não pode faltar no roteiro a linda Marzamemi, Ortígia (Siracusa) e Ragusa ou Módica (são cidades parecidas, escolha uma).
  • 3 noites em Taormina. Esse é o destino mais conhecido na Sicília por nós brasileiros. É a costa chique da Sicília, com todo charme e luxo. Importante: essa região funciona apenas entre os meses de abril e outubro. Nos outros meses os hotéis e restaurantes fecham.
  • 1 noite em Sciacca. A ideia de ficar nesta região é para explorar as praias e monumentos nos arredores.
  • OU 1 noite na ilha de Favignana: Esta ilha paradisíaca é a maior ilha do arquipélago Égadi, no sul da Itália, do qual também fazem parte as ilhas Levanzo e Marítimo. Conta com inúmeras praias paradisíacas e um dos sunsets mais lindos da Sicília.
  • 1 noite em Palermo. Caso você chegue tarde ou pegue um voo cedo, esta acaba sendo uma base importante, já que é a capital da Sicília e maior cidade.

Mesmo que você não fique em alguns dos lugares, se formos recomendar lugares que não podem faltar no seu roteiro, são eles: Noto, Ortígia, Taormina, Marzamemi, Sacal dei Turchi, alguma região do countryside/etna, Cefalù, Favignana e Tonnara di Scopello.

Tanta coisa para ver que teremos que voltar em breve. Arrivederci, Sicilia!

 

Leave a Response

EN PT