Manual de viagem pelo Brasil em tempos de Covid

As principais medidas de segurança, horários e acessos para viagens pelo Brasil

Estamos enfrentando uma pandemia que não nos permite viajar livremente por todos os cantos do Brasil e do mundo como gostaríamos. Entretanto, já é possível perceber novos hábitos que se tornaram essenciais para que possamos estar #ontheroad com segurança pelo país. Foram adotados novos protocolos de seguranças em todo o Brasil, e o que está aberto ou fechado para o turismo, varia de cidade para cidade. Reunimos algumas das principais medidas de segurança, horários e acessos em alguns dos famosos destinos de ano novo e verão, para ajudar você em suas próximas viagens. Assim como dicas de como viajar com segurança neste período de pandemia. Veja um manual de viagem pelo Brasil em tempos de Covid

Dicas de como viajar com segurança pelo Brasil

Independente do lugar que iremos passar a virada é importante seguir todas as medidas de segurança que já sabemos: o uso de máscara em lugares públicos, álcool gel para higienizar as mãos e evitar aglomerações. Fuja de pontos turísticos muito cheios e prefira o check in online para evitar filas nos aeroportos. Assim, a virada para 2021 pode ser curtida como planejada e com toda a tranquilidade e segurança!

Medidas para o Ano Novo: RJ

No Estado do Rio de Janeiro, Búzios continua com as praias interditadas nos fins de semana para banho de sol e é preciso apresentar um QR code com a reserva do hotel ou o aluguel da casa para passar pela barreira sanitária.

Já na Costa Verde, Angra do Reis e Paraty têm regras mais flexíveis de acesso, hospedagem e passeios. A taxa máxima de ocupação dos hotéis também depende de cada município, e estabelecimentos de uma mesma cidade podem ter protocolos diferentes (em um é preciso marcar hora para atividades de lazer, em outro não, por exemplo).

Medidas para o Ano Novo: BA

O Réveillon em Trancoso será sem qualquer aglomeração no famoso Quadrado. Os restaurantes e bares estarão abertos, porém, trabalhando com a capacidade máxima de 50%. As pousadas e hotéis seguem abertos, com desinfecção rigidamente aplicada para receber todos com segurança.

Medidas para o Ano Novo: PE

Fernando de Noronha, que também é um destino bastante procurado no Réveillon, está adotando novas medidas de segurança. Para as pessoas que não tiveram a Covid-19, o exame agora poderá ser feito com 48 horas de antecedência da viagem, não mais com 24 horas ou no dia do embarque, como estava sendo orientado até agora. O resultado negativo, obtido através do exame RT-PCR, deverá ser apresentado no balcão da companhia aérea, no momento do embarque para a ilha, no aeroporto de origem. No entanto, será necessário deixar uma cópia do laudo no desembarque em Noronha.

Medidas para o Ano Novo: CE

A praia de Jericoacoara terá medidas mais rígidas para o funcionamento comercial durante o processo de retomada para tentar reduzir o avanço da pandemia de Covid-19 na região até 4 de janeiro. Durante este período, restaurantes, barracas de praia, praças de alimentação e restaurantes de shoppings e lojas de serviços em postos terão de encerrar as atividades às 22h.

Além disso, festas “de qualquer tipo”, em restaurantes, barracas de praia, hotéis e outros estabelecimentos fechados e abertos estão proibidos. Não poderá ocorrer música ambiente, inclusive com músicos, além de não ser proibido pistas de dança. 

 

Algumas das medidas atuais que devemos levar em consideração ao planejar e realizar uma viagem.

  1. Higienizar as mãos com frequência: lavar bem as mãos com água corrente e sabão é uma das formas de prevenção contra o Coronavírus. Carregue sempre consigo um frasco de álcool gel para a higienização quando água e sabão não estiverem disponíveis. Para o voo, atente-se ao volume de líquidos permitido na bagagem de mão de acordo com o destino (nacional ou internacional).
  2. Usar máscara ao sair de casa: a utilização de máscaras ajuda a diminuir a propagação do vírus e precisa cobrir o nariz e a boca. Use a máscara no aeroporto, durante o voo, nas áreas comuns dos hotéis e sempre que estiver na rua. Se possível, leve uma máscara extra para realizar a troca quando necessário.
  3. Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca: as mucosas são as portas de entrada do vírus em seres humanos. Evite ao máximo levar suas mãos aos olhos, nariz e boca. Caso precise tossir ou espirrar, utilize um lenço de papel, ou, na falta dele, leve a parte interna do seu cotovelo até sua boca ou nariz, nunca a mão!
  4. Optar pelo check-in eletrônico: a opção ofertada por diversas companhias aéreas permite que você leve o cartão de embarque no seu smartphone. Assim, você não precisa passar nem pelo balcão da companhia aérea e nem pelos totens de autoatendimento do aeroporto para imprimir seu cartão de embarque, evitando o contato direto com mais pessoas e o toque em mais objetos compartilhados.
  5. Evitar aglomerações: seja na hora do embarque ou em alguma atração, mantenha sempre uma distância segura dos demais. Ao organizar seu roteiro, verifique onde é permitida ou exigida a reserva antecipada, assim você evita a formação de filas desnecessárias e garante a sua entrada, já que muitas atrações e restaurantes, por exemplo, podem estar com suas lotações limitadas.
  6. Viajar apenas com bagagem de mão: ao viajar apenas com bagagem de mão você evita passar no balcão ou totem da cia aérea antes do embarque para despachar a bagagem. Depois, chegando ao seu destino, não é necessário aguardar sua bagagem em um ambiente fechado e com possível aglomeração. Você poupa tempo e diminui o contato com outras pessoas.

Informações para nos prepararmos para algumas medidas que podem ser tomadas ao chegar no destino (dentro e fora do Brasil):

  1. Sua temperatura poderá ser aferida: isso pode ocorrer tanto no momento do embarque e desembarque, como ao chegar no hotel ou para adentrar algum ponto turístico como museus, parque temáticos, etc.
  2. Uso obrigatório da máscara: o uso da máscara também pode ser obrigatório em todos esses locais. A máscara pode ser descartável ou lavável e deve sempre cobrir a boca e o nariz. Se possível, tenha com você mais de uma máscara para realizar a troca ao notar que a máscara utilizada está úmida. Lembre-se: sua entrada poderá ser impedida caso você tenha esquecido a máscara ou se negue a utilizá-la da forma correta.
  3. Teste negativo para COVID-19: ao viajar para o exterior pode ser exigido um comprovante de teste negativo para a COVID-19. É importante atentar-se ao tipo de teste e período de realização exigido por cada destino.
  4. Quarentena obrigatória: verifique se seu país de destino exige quarentena obrigatória aos passageiros vindos do exterior. A quarentena exigida é de, normalmente, 14 dias e cada passageiro é responsável por seus gastos durante este período
  5. Novo cardápio durante o voo: as companhias aéreas tiveram que adaptar as refeições servidas durante o voo para seguir os protocolos sanitários necessários ao combate da COVID-19. Não surpreenda-se ao se deparar com refeições menos elaboradas ou industrializadas, a medida é necessária neste momento para evitar o manuseio desnecessário dos alimentos servidos a bordo. Em voos curtos, é possível que nenhuma refeição ou lanche esteja disponível.
  6. Novos padrões de limpeza e capacidade de lotação: a higienização e desinfecção dos aeroportos, aeronaves, hotéis e atrações turísticas está sendo realizada com maior frequência, e a capacidade de lotação nesses locais também poderá estar limitada para garantir uma distância segura para todos. Sempre que possível, reserve todos os serviços necessários com antecedência.

A Infraero recomenda que se dirijam aos aeroportos apenas aquelas pessoas que precisam viajar de avião. Nos terminais, os viajantes encontrarão uma estrutura ajustada às medidas sanitárias determinadas pela Agência Nacional de Vigilancia Sanitária (Anvisa) para que todas as atividades ocorram com os cuidados que o combate ao coronavírus exige.

Entre as medidas estão: 

– Utilizar os canais digitais para realização de check-in (aplicativos das empresas aéreas ou web check-in); 

– Evitar o manuseio de cartões de embarque impressos. Dê preferência para os bilhetes em formato digital; 

– Chegar com 1h30 de antecedência (mínima) ao aeroporto para voos domésticos e, pelo menos, 3h antes para viagens internacionais;

– Recomendação de, se possível, usar cartões de crédito ou smartphone para pagamento de compras em lojas, restaurantes, lanchonete e serviços no aeroporto; 

– Uso correto de máscara por passageiros e pessoas em circulação nas áreas públicas do aeroporto, bem como em todo o trajeto do vôo. 

Fique atento as dicas de segurança e as medidas tomadas para seu destino e faça uma boa viagem de ano novo! 

 

Leave a Response

EN PT