Papa e Pasta. Roma continua linda. Dia 14

 

Chegamos ao nosso décimo quarto dia de viagem e o terceiro no mundo lindo e surpreendente de Roma. Sendo nosso último dia na “Cidade Eterna” (põe eterna nisso!) resolvemos continuar nossa “turistada” e conhecer alguns locais que não tínhamos visitado ainda. 



De manhã fomos para o mundo do Papa, para conhecer o famoso Musei Vaticani, Cappella Sistina e claro, a Basilica Sancti Petri. No início de toda caminhada a maioria dos turistas (e nessa eu me incluo) ficam ansiosos para ver a Capela Sistina e se surprender com as paredes belíssimas pintadas por ninguém menos que Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli. Mas me surpreendi muito com as outras alas do museu, muito antes de chegar na famosa Capela, que fica quase na saída. Todas as pinturas são muito lindas e de muito significado. Para mim, a mais surpreendente e maravilhosa foi a Galleria delle Carte Geografiche. Só vendo! E a Capela Sistina com certeza é um momento especial. 

Por favor, uma instrução básica ao visitar qualquer local da cidade do vaticano: sem pernas, barriga e ombros de fora. Regra é regra.


Depois de horas no mundo renascentista (e de Deus) aproveitamos que estávamos naquele lado da cidade e fomos conhecer o Castel Sant’Angelo. Preciso admitir que não estávamos com muita paciência para perder tempo por ali, e seguimos caminhando, contornando o Rio, agora pelo outro lado de Roma (diferente do dia anterior). Fomos em direção a região de Trastevere em busca de um restaurante indicado por uma amiga. 


Aristocampo fica na rua chamada Via della Lungaretta, onde estão localizados vários outros restaurantes bonitinhos para almoçar. Uma graça a região. E a comida do que fomos estava deliciosa. Eu escolhi uma Beringela parmegiana e meu namorado uma Lasanha bem tradicional. Como eu sou feliz na Itália! Tutto molto buono!

Na volta para casa demos uma paradinha básica na MELHOR sorveteria da cidade (falei sobre ela ontem aqui) e pegamos o nosso gelato de Coco, mas agora com fragola e stracciatella.Caminhada longa mas feliz até o Vittoriano (Altar da Pátria), onde subimos no elevador até o mirador para avistarmos as ruínas de cima. Muito bacana.  

Final do dia fomos mais alto, até a Piazzale Garibaldi para avistarmos toda a Roma  enquanto desfrutávamos de um delicioso Spritz no Gianicolo 150 , um bar no meio de uma piazza e no topo do morro com vista para toda a cidade. A melhor hora de ir é de noite, final do dia o bar está abrindo. Como queríamos ver o pôr-do-sol de lá acabamos indo mais cedo.

 
 
 
 

Depois de nosso drink seguimos para umas das MELHORES experiências gastronômicas da viagem, e com certeza a melhor de Roma. Queríamos um restaurante legal para jantar em nossa última noite em Roma e um amigo italiano nos indicou o Taverna TrilussaComo descemos do bar até o restaurante a pé nos perdemos um pouco pelo caminho mas todas as pessoas pela rua sabiam onde ficava esse restaurante. Pelo menos conhecido é! 

O local é um charme, cheio de luzinhas e verdes, e a varanda/pátio o melhor lugar para sentar. O restaurante é super reconhecido por suas pastas (no cardápio eles falam das premiações) mas o mais interessante é que eles servem a massa na própria panela. Uma loucura! Eu não costumo pedir massa em restaurante, mas essa foi a melhor de todas. De entrada pedimos a tradicional Bruschetta con Pomodorino dattero e um Supplì (bolinho de arroz recheado com molho de tomate, filé e queijo Castelmagno). Para o prato principal escolhemos Bucatini all’ Amatriciana e Bombolotti alla Carbonara. 
De c-h-o-r-a-r de tão bom. E a sobremesa não podia faltar: uma 
torta com massa folhada, nutella e um creme de vanila (que 
parecia mais um branquinho) e um tartufo. A primeira estava 
sensacional. A segunda, foi apenas para provar um doce tradicional 
da região. A refeição estava divina. Saímos de lá com a certeza que 
para a Taverna Trilussa vamos retornar se um dia de volta a Roma 
(ainda preciso provar o Ravioli Mimosa).


 
Com sorriso de orelha a orelha caminhamos pelas ruelinhas do bairro onde ficam centenas de botecos, restaurantes, bares, cafes entre outros lugares legais para conhecer. Com certeza uma das regiões mais animadas para ir a noite em Roma. Passamos pela Piazza Trilussa, e de lá, hotel. 
 
 
 
Arrivederci Roma! Fino al prossimo.

EN PT