Planeje sua viagem para Dubai

O que saber antes de visitar a maior cidade dos Emirados Árabes

Esqueça Las Vegas ou Orlando, a terra do entretenimento hoje é Dubai! Em menos de 50 anos, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos saiu da pobreza para extrema riqueza.  Reduziu seu deserto para dar lugar a grandes construções e modernos empreendimentos. Hoje, a cidade vive de turismo e por isso atrações é o que não faltam. Veja algumas informações e planeje sua viagem para Dubai.

Os turistas que visitam Dubai podem sofrer um pequeno choque cultural. Assim como conhecer cidadãos do mundo todo, você conviverá com cidadãos árabes vestidos com suas tradicionais dishdashas e abayas. Também há o som das mesquitas no momento da reza, a conversa em árabe nos cafés, o cheiro doce do shisha, a bela e complexa escrita. Tudo isso faz parte da cultura cotidiana da cidade.

Fique atento a essas informações e fique pronto para explorar o melhor de Dubai!

Segurança em primeiro lugar

Sim, Dubai é uma das cidades mais seguras do mundo, mesmo para mulheres que andam sozinhas. A cidade preza muito pela segurança e, como as leis são restritas e as punições altas, ninguém se atreve a fazer algo errado por lá.

Uma cidade extremamente limpa

Outra coisa que chama muito atenção em Dubai é a limpeza. É muito difícil encontrar sujeira na cidade, com banheiros públicos muito limpos e bem cuidados e ruas sem absolutamente nada de lixo.

Dubai Beach at royal Mirage

When is hot, it’s HOT

Pense em um lugar quente, agora multiplique por 10. Essa é Dubai no verão. A cidade conta com suas estações, a quente e a “fria”. Por lá faz calor o ano inteiro e chove quase nunca, entretanto, no verão pode ser insuportável visitar Dubai. Evite viajar no auge do verão, tentando programar sua viagem durante “o inverno”. Neste período ainda é quente, mas de manhã e a noite você pode pegar temperaturas de 15 a 20º e não os 50º do verão.

Fique atento: mesmo viajando no verão, lembre sempre de levar um casaquinho com você, já que o ar condicionado é muito forte em todos os lugares.

Dubai Burj Al Arab

Você não precisa de uma burca

Mesmo que os Emirados Árabes Unidos sejam um país muçulmano, Dubai não é tão conservador quanto você espera. Sim, você tem que respeitar sua cultura e costumes e se vestir de uma forma adequada, mas não é um problema sair de shorts ou blusas cavadas (claro, sem ousar demais). O importante é entender se o local que você está indo visitar permite este tipo de roupa. E, para não ter problemas, sempre tenha uma echarpe ou manta com você.

Sempre é importante respeitar alguns costumes do país em que você está visitando. Agora, se decidir usar roupa curta ou justa, prepare-se para algumas belas olhadas de homens Emirates (como são chamados os nativos) pelas ruas. 

Dubai Old City

A língua oficial é o inglês

Em Dubai eles comentam que a língua principal é o inglês e por isso, mesmo ouvindo muitas pessoas falando árabe na rua, a grande maioria fala inglês – mesmo que as vezes um inglês um pouco difícil de entender. As sinalizações e placas também sempre tem a opção em inglês, o que facilita muito se locomover pela cidade.

Não beije em público

Qualquer forma de carinho em público não é tolerada em Dubai. Evite dar beijos em público, assim como andar de mãos dadas. Difícil ver um muçulmano andando abraçado em sua esposa. Geralmente o marido anda na frente e a esposa e filhos atrás. De mãos dadas e abraçados, só se for com amigos ou familiares, homens (isso é um sinal de amizade). Visitantes também devem prestar atenção a sinais ofensivos (como apontar o dedo ou outros gestos reconhecidos como grosseiros em todo o mundo). Mostrar as solas dos pés na direção de alguém também pode ser considerado um insulto.

Veja também:

Detox Mode pós-férias

As 7 maravilhas da Atualidade

Não tire fotos de mulheres muçulmanas

Mesmo que ver mulheres muçulmanas caminhando por Dubai pode chocar outros povos e gerar muita curiosidade, é importante respeitar seus costumes. Por isso não é permitido tirar fotos de mulheres muçulmanas, já que é considerado uma falta de respeito com elas. Se você quiser muito uma foto para registrar o momento, peça autorização para elas.

O rei é o cara

Em Dubai, o rei é quem manda. O que o rei decidir, está decidido e todos respeitam muito as suas atitudes. O rei se preocupa muito com o desenvolvimento da cidade e investe muito para a construção e evolução de prédios, centros e atrações. O rei é o cara amado e respeitado por todos. E a família real (incluindo os irmãos do rei e sobrinhos) tem um espaço importante na cidade. Mas nessa história toda percebe-se também a grande desigualdade social que existe por lá.

Mesquita mais famosa de Dubai

O islamismo e a cultura local

O Islamismo está intrinsecamente entrelaçado com a estrutura social dos Emirados Árabes Unidos. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão é, literalmente, a palavra de Deus e que ele fornece os princípios morais muito específicos para lidar com todas as questões diárias da vida. Por essa razão, o livro é reverenciado veementemente e deve ser tratado com respeito.

O Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, é marcado por orações, jejum e caridade. Como em um país islâmico, a cultura de Dubai não é diferente e muitos restaurantes e cafés fecham enquanto há luz do dia. Os não-muçulmanos não devem comer, beber e fumar em público, somente em sua privacidade ou em restaurantes de hotéis especialmente fechados.

Dubai Mosque

A oração é sagrada

Não se assuste se você escutar orações na rua. Uma vez dentro da cidade, você nunca estará a mais de 500 metros de distância de uma mesquita, e entonações melodiosas em alto e bom tom irão lembrá-lo de que você está na Arábia. Os muçulmanos costumam rezar 5x ao dia e os horários das orações mudam diariamente. Caso alguma pessoa perca algum dos horários de reza do dia, terá que fazer horário duplo de reza para recompensar.

A maioria das mesquitas fica lotada às sextas-feiras, um dia de feriado para eles, sendo as orações transmitidas para a praça por meio de alto-falantes. Mas os mulçumanos podem realizar as cincos preces diárias em qualquer lugar, seja na beira da estrada ou no escritório, desde que estejam voltados para Meca, a oeste. Por isso os lugares públicos, hotéis, entre outros tem uma seta apontando onde está Meca.

Cuidado com a bebida alcóolica

A bebida alcóolica é geralmente venda apenas em hotéis, restaurantes e bares e consumida apenas por estrangeiros. Em noites que antecedem festivais religiosos, geralmente, a venda de álcool é proibida. Também não existe nenhuma tolerância para quem for pego dirigindo bêbado.

Burj Khalifa Dubai

Em Dubai, tudo é maior

Em Dubai tudo é grande, luxuoso, extravagante e…. o maior do mundo. Lá você encontra o mais alto prédio do mundo, a maior pista de esqui artificial, o maior show de águas, passeio no maior balão do mundo, maior shopping, entre outras tantas coisas. A cada ano parece que a cidade se supera e novas e gigantescas atrações e monumentos surgem, ganhando o prêmio de maior do mundo. Para você ter uma noção, Dubai tem mais de 100 Guinness Records. Então, não espere nada pequeno e simples ao visitar Dubai, o negócio por lá é mesmo ostentação.

Barco no Burj Al Arab

Dubai não é uma cidade de passagem

A grande maioria das pessoas acham que Dubai é apenas uma cidade de passagem e que não é preciso ficar mais de 2 dias por lá. Pois bem, isso foi uma grande surpresa! Dubai na verdade conta com milhares de atrações, para todos os perfis e idades de pessoas, principalmente famílias. Se você quer encontrar algo para fazer por lá, pode ter certeza que vai encontrar.

The King Palace in Dubai

As placas de carro falam muito

As placas de carro em Dubai podem ter até cinco dígitos aleatórios, mas os compradores têm o direito de selecionar quais vão querer, desde que possam pagar por isso. Quanto menor o número na placa do carro, mais exclusiva e mais cara ela é. Repetições como 11111 também costumam valer muito. Placas com apenas 01 número geralmente são do rei (inclusive na frente da sua casa tem um carro de polícia famoso com a placê de número 7).  As placas de dois números são da família real (os parentes do Rei) e com 3 de pessoas muito ricas. Ou seja, em Dubai o tipo de placa que você possui diz muito sobre sua posição social e por isso ganharam o apelido de vanity plantes ou  placas de vaidade.

Gold Souk in Dubai

Negociação faz parte da visita aos souks

Visitar os souks ou antigos mercados é um dos grandes atrativos em Dubai. Agora se você for com a intenção de compra, lembre-se de negociar. Tanto no mercado de temperos, tecidos e principalmente de ouro, a negociação faz parte da visita. Quando gostar de um produto, procure o mesmo em outras lojinhas, entenda o melhor valor e ofereça o seu preço. Pode ter certeza eu os vendedores estão esperando pelo momento de negociação e você pode sair com um belo anel, por quase metade do preço da etiqueta.

Uma cidade espalhada – use e abuse do transporte

Dubai é uma cidade muito grande e muito espalhada. Você pode caminhar em pontos específicos, mas é impossível andar de um ponto ao outro. Por isso, prepare-se para se locomover e lembre-se de sair com antecedência para os passeios. Existem diversos meios de transporte que são muito fáceis de usar – sem necessidade de alugar um carro. O trem passa por alguns dos principais pontos da cidade, os táxis são muito baratos (afinal esse é um país onde a gasolina é mais barata que a água), os aplicativos como Uber e Carrem (como um Uber, mas local) também contam com um excelente preço e são muito fáceis de usar, oferecendo carros de qualidade e bem limpos. Agora lembre-se, como muitas vezes o deslocamento é grande, o valor da corrida também pode ser.

The Frame Dubai

Faça reservas

Dubai recebe mais de 16 milhões de turistas por ano, então você pode imaginar o quão cheia a cidade pode ficar. Muitos restaurantes maravilhosos estão por lá, assim como diversas atrações. A dica é: faça uma reserva. Reserve o que quiser muito visitar, onde tem muita vontade de comer e as atrações e passeios que para você são imperdíveis. Com isso, você garante a visita e não vai perder tempo em filas. Falando em filas, recomendamos muito comprar um fast pass em lugares mais populares, como o topo do Burj Khalifa. As filas podem ser enlouquecedoras!

Dubai Mall

Prepare o bolso

Viaje preparado! Não é apenas o custo da passagem até Dubai que é cara. A cidade tem custos bem elevados, tanto de gastronomia (que é de lato padrão), atrações (que são algumas das maiores e mais populares no mundo) e compras (com muitas lojas luxuosas e internacionais). Então, se você quer viver o melhor de Dubai, prepare o bolso!

 

Leave a Response

EN PT