A Argentina nunca sai de moda, é linda, tem turismo para todos os gostos, e uma gastronomia incrível. Sem falar que cabe facilmente no bolso e a viagem dura só uma duas horas e meia a partir de São Paulo, menos tempo ainda se sair de Porto Alegre, onde o trajeto dura 1h 45min. Ainda estamos com as fronteiras fechadas, mas o que fazer e onde ir quando pudermos ir para a Argentina? Separamos alguma dicas dos melhores de Buenos Aires para deixar anotado e aproveitar na próxima ida aos hermanos.
Quem vai pela primeira vez não pode deixar de conhecer o centro histórico e administrativo, cheio de atrações – e a região pode ser explorada a pé. Nos arredores da Casa Rosada, sede do governo argentino (aos sábados, é possível fazer uma visita guiada e gratuita, mas é preciso agendar no site com 15 dias de antecedência), você encontra várias construções históricas. A outra parte do centro fica a 1 km e é mais moderna, nos arredores do Obelisco e do imponente Teatro Colón, ambos localizados na gigantesca Av. 9 de Julio. No centro, fica o clássico Café Tortoni, parada obrigatória para apreciar a arquitetura e um café.
Há muitos cafés e restaurantes espalhados pelo centro. Uma boa pedida na parada do almoço é a churrascaria Santos Manjares, um clássico. Se quiser fazer um lanche entre uma atração e outra, a dica é a pizza do El cuartito . Para um almoço ou janta diferente, o Tanta é uma ótima opção de gastronomia Peruana.
O maior bairro da cidade, Palermo, é tão grande que é subdividido em regiões, como Palermo Soho (nos arredores da praça Imigrantes de Armenia), cheia de restaurantes e cafés sofisticados. Não deixe de provar o bife de chorizo do La Cabrera ou entrar na Paul French Gallery, uma mistura de café, floricultura e galeria de arte, um charme! Para curtir uns drinks e conhecer a noite de Palermo, uma boa pedida é o rooftop do hotel Selina (que é também, uma ótima opção de hospedagem no bairro), o The Rooftop Palermo. E Palermo Hollywood (nas imediações da rua Honduras), onde ficam os estúdios de rádio e TV, com uma cara bem moderninha. Uma dica boa nessa região é o Vive Café, mistura o café colombiano com a gastronomia argentina. E para jantar, nossa dica é o Niño Gordo, restaurante super descolado que trás a proposta de parrilla asiática. O Malba, museu mais famoso da cidade fica na região de Palermo. Dedicado a obras latino-americanas, seu acervo reúne mais de 400 trabalhos de artistas do século 20 – entre eles, o Abaporu de Tarsila do Amaral. Entre pelo site.
O Puerto Madero é uma região restaurada do cais de Buenos Aires, está nos imperdíveis da cidade, uma zona mais sofisticada, cheia de prédios modernos e grandes redes de hotéis. Se puder, reserve um quarto com vista no Hotel Madero. Ou, quem preferir o clássico Faena Buenos Aires. E não deixe aproveitar a caminhada ás margens do Rio da Prata. Um dos melhores cortes estão no Cabaña Las Lilas, conhecido mundialmente pelo seus assados, um clássico do Puerto.
Outra região imperdível é o Caminito, a rua colorida tem um forte apelo turístico, mas é divertido. São várias lojas de roupas e souvinires, restaurantes com musica ao vivo, apresentação de tango e dança folclórica argentina. As obras de artes espalhadas pelos muros são pontos certos para muitas fotos. Há muitas galerias e o legal é se perder olhando cada detalhe desse espaço tradicional em Buenos Aires. Pare para um café no Dulce de Leche & Co, não somente compras podem ser feitas aqui, bem como degustação de doces de leite que não são encontrados em mercados comuns.
O La Boca é um dos mais antigos bairros de Buenos Aires e, hoje, é um importante polo turístico da cidade. As principais atrações por ali são o Caminito e o La Bombonera, estádio do clube Boca Júniors. Porém, o bairro esconde uma jóia da cidade, o restaurante Patagonia Sur, do renomado chef Francis Mallmann.
Para quem não despensa provar a comida local, o mercado San Telmo conta com tendas que servem as famosas empanadas, churros, choripan, bifes de chorizo e outras iguarias argentinas. Mas, atenção aos horários, o mercado abre as 9h e fecha as 20h. O mercado fica no bairro de San Telmo, mais antiguinho e sem muito charme, no entanto, é onde acontece a clássica feira de antiguidades, todo domingo. Ótimo lugar para garimpar uma lembrança da viagem ou presentes. E é em San Telmo que encontramos a mais famosa estátua da personagem Mafalda, em um banco entre a rua Defensa e a rua Chile. Uma boa opção para um happy hour ou estender um pouco mais é no Bar El Federal.
A Recoleta é um bairro cheio de atrações culturais, como o cemitério Recoleta, lugar visitadíssimo em Buenos Aires. A livraria El Ateneo, que foi classificada pelo jornal britânico The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo e o Museu Nacional de Belas Artes, um dos museus mais importantes da Argentina e da América Latina, onde conta com a maior coleção de arte do país. Obras de artistas nacionais e internacionais como Picasso e Rembrandt. O bairro é famoso também pelos bons cafés, como o Bartola, que é um misto de café e bar muito bem localizado, parada obrigatória no Recoleta para um café da tarde ou happy hour. Para quem quiser ficar hospedado neste bairro, a melhor opção é o Four Seasons Bueanos Aires.