Shopping Guide: onde fazer compras em Paris

Paris, a cidade que oferece opções de compras para todos!

Antigamente, fazer compras em Paris era sinônimo de grandes lojas de departamento e boutiques de luxo. Hoje, inúmeras lojas independentes estão expandindo-se para bairros mais boêmios, adicionando opções de compras na cidade. Além disso,  o maior mercado de antiguidades e artigos de segunda mão do mundo, mantem-se movimentado ao norte da cidade. Com tantas marcas para conhecer e lojas bacanas para explorer, seja de marcas de luxo ou não,  Paris é um destino de compras! Para te ajudar na visita a cidade, compartilhamos um Shopping Guide de Paris com algumas sugestões de onde fazer compras, com lugares especiais que adoramos, junto a algumas dicas da Condé Nast Traveler.

Golden Triangle

O 8º arrondissement de Paris, ou Triangle D’or, pode facilmente ser considerado o centro de luxo da cidade, lar de gigantes da alta-costura como Dior, Louis Vuitton, Hermès, Chanel e Balenciaga. À medida que os Champs-Elysées vai crescendo, novas adições somam nesta avenida chique. Como a mais nova Galeries Lafayette Champs-Elysées.

Para quem não conhece, o Triângulo Dourado está localizado entre três das mais famosas avenidas de Paris: a Avenue des Champs-Élysées, a Avenue Montaigne e a Avenue George V. Essas são ruas para os amantes de marcas de luxo que querem explorar as melhores marcas e suas mais novas e melhores coleções. Adicione ainda nesta lista dourada a luxuosa Rue du Faubourg Saint-Honoré. Entre as várias lojas maravilhosas, algumas lojas que oferecem uma grande experiência de shopping são:

Foto Divulgação: FashionNetwork

Hermès

Inaugurada em 2018, a bandeira da Hermès no Triângulo Dourado foi renovada, abrigando agora três andares e 5.900 metros quadrados. Mas o que torna esse local especial é a fachada com painéis de madeira e as letras douradas com seu logo inconfundível – ambos agora lindamente restaurados. No interior, o design mistura toques contemporâneos  (mármore cinza-azulado, pisos de mosaico) com detalhes tradicionais e, é claro, a cor laranja da marca em destaque.

Guerlin

Nenhuma loja da Guerlain conta tão bem a história do icônico perfumista como a da Champs-Elysées. O interior foi reformado pelo arquiteto Peter Marino há cinco anos, e hoje apresenta uma série de motivos da Guerlain, desde as abelhas napoleônicas de ouro até o emblema do sol de Louis XIV, que há muito tempo adornava os pós compactos faciais. Os candelabros de Philippe Stark estão pendurados nos tetos espelhados e os profundos tons de dourado espalham-se  numa sala. A loja merece uma visita tanto pela coleção de produtos quanto pelo design.

Foto Divulgação: Design Raid

Galeries Lafayette

A varejista de propriedade familiar Galeries Lafayette recuperou um marco da Art Deco (ex-Virgin Megastore) na Champs-Elysées e transformou-o em uma loja conceito emblemática com a ajuda do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels. Em um espaço de quase 70.000 pés quadrados e quatro andares, a loja muda os modelos tradicionais  na experiência de varejo, misturando produtos de várias categorias para homens e mulheres, ao invés de dividir as coisas em cantos dedicados a cada marca. Uma linda experiência.

Louis Vuitton Maison Champs-Élysées

Para os fanáticos da marca Louis Vuitton (e os fãs de luxo em geral), não há lugar mais simbólico ou prestigioso do que a linda loja da marca na esquina da Champs-Elysées e da avenida George V. A maior localização da Louis Vuitton no mundo, a loja de cinco andares ocupa um edifício Art Déco, com uma cúpula visível de ambas as extremidades da avenida. Você encontrará de tudo, desde artigos de couro tradicionais, bolsas e prêt-à-porter, até utensílios domésticos, joias e livros de arte. 

Veja também:

As melhores Vintage Stores de Paris

Lutetia, um hotel para conhecer em Rive Gauche

Le Marais

O bairro super descolado de Paris também se moldou para ser uma parada obrigatória em qualquer itinerário de compras. Passeie pelo labirinto de ruas estreitas do bairro e você encontrará santuários para produtos artesanais e produtos de beleza naturais, além de uma loja conceito focada em design que nunca deixa de se reinventar e diversas outras lojas bacanas. Ruas bacanas para caminhar e explorer lojas de marcas muito bacanas são: Rue des Rosiers, Rue des Francs-Bourgeois e Rue du Temple. Algumas sugestões de lojas para você conhecer:

Foto Divulgação: Le Polyèdre

Empreintes

Um refúgio do artesanato francês ao norte do bairro Marais, Empreintes fica em um amplo workshop da década de 1930 que pertenceu aos fabricantes de joias Woloch que trabalharam com a Chanel. Em 2016, o Ateliers d’Art de France (a federação profissional de artes plásticas da França) assumiu o espaço, abrindo-o e transformando-o em uma conceituada loja de vários andares com mais de 1.000 produtos e artesanato de belas artes.

Officine Universelle Buly

Buly é amada tanto por sua abordagem única à beleza quanto por seus cremes, pós, óleos essenciais e perfumes baseados em vegetais. Mas a loja também traz itens inesperados, como escovas de dentes de cerdas de seda, escovas de drenagem de linfa, pentes de bolso esculpidos à mão e caixas de porcelana pintadas com uma pedra sedimentar porosa que difunde fragrâncias. Tudo vem em garrafas e tubos sem plástico perfeitamente ilustrados, que podem ser personalizados. Há cerca de 700 produtos neste templo para a beleza natural e higiene, por isso certifique-se de ir com tempo.

Foto: Apartments Actually

Merci

A Merci é uma loja conceito independente, distribuída em três andares no coração de Marais. A seleção com uma super curadoria de roupas, acessórios, artigos para casa – e praticamente qualquer outra coisa que você queira – atrai compradores experientes de todo o mundo. E se quiser dar um tempo entre as compras, ainda pode parar no seu café para um lanche, que é um charme.

Fleux

Uma loja conceito com os objetos mais variados para casa. Espalhado por quase 350 metros quadrados, a Fleux oferece uma infinidade de peças decorativas e coloridas. Inaugurada em 2005, a boutique de Luc Moulin e Gaétan Aucher se concentra em dois conceitos-chave: o supérfluo e o luxuoso.

Foto Divulgação: All About Planners

Hema

A típica loja bom, bonito e barato. A Hema é uma marca holandesa, cujo nome significa ‘Sociedade Holandesa de Preços Únicos de Amsterdã’ (Hollandsche Eenheidsprijzen Maatschappij Amsterdam), que teve sua origem na crise econômica dos anos 20. Seus mentores, dois empresários judeus, queriam oferecer produtos do cotidiano baratos, com bom design e boa qualidade para quem não tivesse muito dinheiro. Hoje a loja está em 4 endereços de Paris e outros destinos da Europa, com uma diversidade de produtos para casa, escritório, higiene e beleza, etc.

Saint-German-Des-Prés

As ruas e paredes estreitas do amado bairro da margem esquerda do Sena são antiquários, galerias de arte, varejistas sofisticados e cafés históricos, frequentemente frequentados por ilustres artistas e intelectuais da cidade. Mas também abriga a mais icônica loja de departamentos, Le Bon Marché, o templo da taxidermia Deyrolle e a livraria do falecido Karl Lagerfeld, todos dignos de serem explorados em uma tarde de lazer em Saint-Germain-des-Prés. Além de diversas lojas independentes com roupas e acessórios lindos. Não deixe de caminhar pela Boulevard Saint Germain Rue du Bac e Boulevard Raspail. Lojas imperdíveis:

Foto Divulgação: Reddit

Le Bon Marché

Inaugurada em 1850, o Le Bon Marché é a loja de departamentos mais antiga de Paris e, certamente, a mais icônica. A elegante instituição é tão celebrada por seu layout interno quanto por sua seleção de marcas e produtos, que conta com os melhores designers do mundo. Se você procura algo de luxo, provavelmente você vai encontrar por lá. Antes que suas compras sejam concluídas, visite o La Grande Épicerie, o empório de comidas de Le Bon Marché em um prédio adjacente.

Citypharma

Esse é o destino para encontrar os melhores produtos de beleza de marcas francesas, por preços especiais. É lá que as mulheres francesas compram a maior parte dos seus fabulosos produtos para cabelo e pele, juntamente com analgésicos e prescrições regulares. Ao contrário de uma parafarmácia regular, a City Pharma oferece produtos de beleza com descontos fantásticos e possui a maior seleção de toda Paris. A loja é lotada, já que este é  local favorito para moradores e visitantes fazerem suas comprinhas de beleza. Se você quer fugir de grandes filas,  a hora perfeita para fazer compras é no início da manhã durante a semana, quando as multidões são menores e as prateleiras estão cheias. A loja abre às 8h30 durante a semana (9h aos sábados) e chegar cedo é essencial.

Foto Divulgação: Picdeer

Librairie 7L

As livrarias independentes em Paris sempre foram ótimos destinos, mas a Librairie 7L não é simplesmente uma livraria independente. É um passo dentro da mente criativa do falecido bibliófilo e designer de moda Karl Lagerfeld. Lagerfeld abriu a loja há 20 anos e o estoque segue seus próprios interesses: fotografia, design, arquitetura e design de interiores. Você também encontrará catálogos de moda e monografias, além de uma coleção de livros publicados sob sua própria marca.

The Conran Shop

Se você é um fã de design e mobiliário, esta loja é uma parada obrigatória para você. A Conran Shop (originalmente uma empresa britânica) está localizada no antigo prédio do armazém do Bon Marché, e tem 3 níveis de móveis, decoração de casa, jardinagem, têxtil, iluminação e sistema de música/áudio. Uma loucura. 

Foto Divulgação: Travel + Leisure

Deyrolle

Deyrolle é um gabinete de curiosidades. A instituição  se especializou em taxidermia e entomologia desde 1831, quando foi criada por um homem apaixonado por ciências naturais, mas em 2008 um incêndio destruiu quase 90% da coleção, criando a necessidade de um projeto radical de restauração. Hoje, dificilmente se pode dizer que a loja é, na verdade, uma réplica de sua antiga maison, pois até os armários de madeira, o piso em parquete e as paredes pintadas são iguais. 

Montmartre

Desde o século XIX, Montmartre é conhecido como centro boêmio das comunidades criativas e noturnas de Paris. A lista de moradores que jia passaram por lá fazem parte da história da arte parisiense: de Modigliani e Monet, a Picasso e Pisarro, Toulouse-Lautrec e Satie. Há, no entanto, muito mais para explorar no bairro do que a famosa Sacré-Coeur.  Montmartre é também o lar de algumas das melhores lojas de Paris. Longe das grandes marcas de luxo que você encontrará na Champs Élysées e arredores, as lojas que por lá são peculiares e antigas, com roupas vintage e antiguidades. Além das lojas que vamos sugerir abaixo, não deixe de considerar: De l’Autre Côte de la Butte (para móveis da 1950 é todo o caminho de volta para Napoleão III); Tempolino (muitas roupas baratas, probabilidades e fins); Por Flowers (pechinchas incríveis – se você estiver disposto a olhar); e Flash Vintage (mais roupas, especialmente casacos). 

Chinemachine

Chinemachine há muito tempo atrai amantes do vintage – o lugar para quem gosta de um bom brechó. É um espaço pequeno que transborda de roupas. Em geral, a loja é uma lição de caos organizado. É incrível a quantidade de coisas que os proprietários conseguem enfiar nessa minúscula loja. Se você estiver disposto a remexer, você será amplamente recompensado e ainda terá dinheiro sobrando para um aperitivo.

Foto Divulgação: Tasty Travelogue

L’Objet Qui Parle

Uma loja que você sempre vai encontrar algo decorativo que está faltando na sua casa. Na L’Objet Qui Parle é difícil identificar o que realmente é tão adorável sobre esta loja, mas isso é parte da diversão. Você poderá encontrar desde crânios de animais, como potes de perfume, xícaras de chá, espelhos da época Belle Epoque, ou formas de vestido e manequins. Uma loucura. 

Foto Divulgação: Condé Nast Traveler

À La Mère de Famille

Não faltam histórias ou produtos na mais antiga loja de doces de Paris, a À La Mère de Famille,
que está em funcionamento desde 1791. A família Dolfi, que adquiriu a loja em 2000, abriu uma série de locais em Paris, mas a flagship store de Faubourg Montmartre, com sua fachada verde e dourada reluzente (e marcada como marco), ainda é considerada A confeitaria de Paris. Não saia sem experimentar uma fatia quente do “Bolo Aux Folies de l’Ecureuil”, um bolo de chocolate com avelãs e amêndoas caramelizadas.

Canal Saint-Martin

À medida que os moradores locais voltaram sua atenção nos últimos cinco anos em direção ao boêmio bairro Canal Saint-Martin, com expansão de novos restaurante e cenas de arte, pequenas marcas de moda a utensílios domésticos seguiram o exemplo. Os criadores de tendências da cidade migram para as ruas pitorescas do bairro, atraídos por algumas das melhores boutiques de Paris. Isso transformou a área no próximo grande destino de compras da cidade. É na Rue du Château d’Eau, Rue de Marseille, Rue Beaurepaire e arredores onde se concentram as melhores lojas. Abaixo algumas das boutiques que valem a pena.

Foto Divulgação: Mamie Boude

La Trésorerie

O lugar onde os parisienses compram coisas para suas casas. O La Trésorerie é uma mistura entre uma droguerie tradicional (loja de ferragens) e uma boutique moderna de homewares. O espaço em si é um espetáculo para ser visto: a inscrição “RF” (République Française) e os bares que revestem a fachada são lembretes da herança do prédio como o principal escritório de impostos do 10º arrondissement. Os impostos se foram, mas o piso de madeira, janelas altas e clarabóias, e acessórios de cozinha e casa permanecem, remanescentes de um tempo mais simples. Vale uma visita. 

Foto Divulgação: Paris East Village

Artazart

Desde 2000, a Artazart, uma instituição de amantes da arte no Canal Saint-Martin, especializou-se em artes gráficas, fotografia, design, com diversos livros. Sua fachada vermelho-alaranjada e janelões atraem o pessoal que passa por ali. O lugar é um destino para que ama livros, para os eventos de artistas e autores e produtos criativos. É lá que você vai encontrar aquele livro de mesa maravilhoso para decorar sua casa. 

Centre Commercial

O Center Commercial é uma loja multimarcas lançada pelos fundadores da marca de tênis sustentável Veja. Situado a uma quadra do Canal Saint-Martin, a loja armazena moda masculina, feminina e artigos de lifestyle exclusivos, com marcas sustentáveis, principalmente da Europa. O espaço é iluminado, com luminárias modernas e pedras expostas, tudo para manter o foco nos produtos da Veja (é claro), Mara Hoffman, Maison Château Rouge e Patagônia, entre muitos outros. 

Leave a Response

EN PT