Top 10 Lists: séries, filmes e livros para aproveitar os dias em casa

Dicas de o que fazer em casa durante a quarentena

Com o avanço do novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou recomendações que as autoridades e a população em geral devem adotar de agora em diante. Uma delas é que as pessoas que tiverem voltado de viagens internacionais fiquem em isolamento domiciliar por 7 dias, mesmo que não apresentem sintomas. Também sugere que as pessoas fiquem sempre que possível em casa, evitando aglomeração, locais fechados, aumentando a probabilidade de disseminação do virus. Já as pessoas que foram diagnosticadas com o Covid-19 precisam fazer a quarentena, isolando-se por no mínimo 14 dias, ou até o corona ir embora. Para ajudar com esse período de quarentena e fazer com que as horas de distanciamento passem mais rápido, separamos algumas dicas de como aproveitar seus dias em casa.Veja a TOP 10 Lists de séries, livros, filmes para curtir em casa. 

10 Séries para viciar

Homeland Temporada 8: A oitava e última temporada da série norte-americana, nossa preferida, estreou em 9 de fevereiro de 2020 e consiste em 12 episódios. Cada episódio, uma adrenalina diferente. Não assistiu nenhuma temporada? Aproveite os dias em casa e faça uma maratona Homeland.

The Morning Show: Uma série americana da Apple TV+  estrelada por Jennifer Aniston, Reese Witherspoon e Steve Carell em novembro de 2019. A série é inspirada no livro Top of the Morning: Inside the Cutthroat World of Morning TV do jornalista Brian Stelter.

The Goop Lab: Série que estreou em janeiro na Netflix testa a eficácia de terapias alternativas para doenças físicas e mentais. É apresentada por Gwyneth Paltrow e filmada na sede da Goop, marca de bem-estar criada pela atriz.

The Marvelous Mrs. Maisel: Miriam Midge Maisel gostaria de levar uma vida comum em Manhattan, mas seu talento em stand-up comedy transforma sua rotina de dona de casa.

Abstract: The Art of Design: Documentários originais da Netflix que destaca artistas na área de design. Entre alguns dos melhores episódios estão Ian Spalter: Design de produtos digitais (Instagram) e Tinker Hatfield: designer de tênis (Nike).

Messiah: Um homem que parece uma versão moderna de Jesus aparece do nada e se proclama o salvador do mundo. Um polêmico drama de dez episódio, estrelado por Michelle Monaghan como Eva Geller, agente da CIA e Mehdi Dehbi como aspirante a profeta Al-Masih. Viajamos da Síria para os EUA, à medida que Al-Masih ganha mais seguidores devotos e a CIA luta para determinar, se eles devem tentar detê-lo.

Mindhunter: Agora em sua segunda temporada, o Mindhunter conta a história da Unidade de Ciência Comportamental do FBI e seu estudo sobre serial killers. A segunda temporada tem menos entrevistas tensas com assassinos que tornaram famosa a primeira temporada, concentrando-se em uma investigação prolongada sobre os assassinatos em série de jovens afro-americanos em Atlanta. 

The Good Place: Depois de sofrer uma morte improvável, Eleanor se encontra no ‘The Good Place’, um bairro perfeito habitado pelas pessoas mais dignas do mundo. Mas parece ter havido algum erro administrativo, já que Eleanor não é uma boa pessoa em nenhuma medida. Desesperada por não ser enviada para ‘The Bad Place’, ela tenta corrigir seu comportamento na vida após a morte, com a ajuda dos ensinamentos de sua alma gêmea, professora de filosofia Chidi. Uma série que traz um pouco de humor e ética.

Hunters: A mais recente série dramática de Al Pacino, o drama segue uma equipe de caçadores nazistas em 1977, na cidade de Nova York, buscando justiça e vingança quando descobrem que os nazistas fugiram vivendo na América. A série criminal mostra o esquadrão lutando contra conspirações enquanto correm contra o relógio para frustrar os novos planos nazistas. 

Pandemic: How to Prevent an Outbreak: Documentário da Netflix que está super em alta, em função da pandemia que estamos vivendo. A série fala dos heróis na linha de frente da batalha contra a influenza e mostra seus esforços para impedir o próximo surto global.

10 Filmes para assistir

Parasita: Filme vencedor do oscar de 2020, conta a história de duas famílias na Coréia do Sul. Todos os quatro membros da família Kim estão desempregados, porém uma obra do acaso faz com que o filho adolescente comece a dar aulas privadas de inglês à rica família Park. Fascinados com o estilo de vida luxuoso, os quatro bolam um plano para se infiltrar nos afazeres da casa burguesa. É o início de uma série de acontecimentos incontroláveis dos quais ninguém sairá ileso.

Bombshell: As funcionárias da Fox News denunciam a cultura de masculinidade tóxica da empresa de mídia norte-americana, levando à queda do magnata Roger Ailes, CEO da fox. O filme conta com elenco de peso, com Charlize Theron, Margot Robbie e Nicole Kidman.

Contagion: O filme de 2011 está em alta, em função também do coronavirus. Pouco depois de voltar de uma viagem de negócios, Beth Emhoff morre de uma suposta gripe. Enquanto a epidemia mortal se espalha, os médicos precisam identificar o vírus para conseguir combatê-lo e acabar com o pânico da população.

Spenser Confidential: Nova comédia da Netflix protagonizada por Mark Wahlberg e realizada por Peter Berg. No filme, Wahlberg é um ex-policial chamado Spenser, que acaba de sair da prisão. Spenser está preparado para sair de vez de Boston. Só que, antes disso, é arrastado para ajudar o seu antigo mentor e treinador de boxe (Alan Arkin) para dar apoio a uma jovem promessa chamada Hawk (Winston Duke).

Annihilation: O cineasta Alex Garland adaptou o romance de ficção científica de Jeff VanderMeer em um filme igualmente caleidoscópico que questiona a natureza da identidade. O conceito central: uma equipe de mulheres, incluindo a professora de biologia de Portman, entra em um território em quarentena da Flórida conhecido apenas como “Área X” para investigar uma série de fenômenos inexplicáveis ​​e desaparecimentos. 

Ford vs Ferrari: O projetista Carroll Shelby (Matt Damon) e o piloto Ken Miles (Christian Bale) enfrentaram a interferência empresarial, as leis da física e os próprios demônios para construir um carro de corrida para a Ford Motor derrotar a hegemonia de Enzo Ferrari nas 24 horas de Le Mans. Você pode assistir no Now! 

Logan Lucky: Após ser demitido, Jimmy Logan (Channing Tatum) procura seu irmão, Clyde (Adam Driver), com a proposta que ele lhe ajude em um elaborado assalto. A ideia é roubar um cofre localizado bem abaixo do autódromo local, aproveitando que os sensores sísmicos foram desligados devido às obras no local realizadas justamente pelo antigo trabalho de Jimmy. O filme conta também com o ator Daniel Craig.

The Last Thing He Wanted: O filme original da Netflix  é baseado no romance homônimo de Joan Didion, de 1996, onde a repórter veterana de Washington Elena McMahon (Anne Hathaway) deixa seu trabalho na campanha de 1984 por um senso de dever com seu pai, Dick McMahon (Willem Dafoe). Depois que seu pai a culpa por executar uma tarefa tola em seu nome, Elena aproveita a oportunidade para mergulhar em uma possível história de investigação, mas acaba no centro daquilo que ela estava tentando expor.

The Invisible Man: O filme tem Elisabeth Moss como Cecilia Kass, uma jovem que se vê assombrada por uma presença misteriosa após a morte de seu namorado manipulador do Vale do Silício. Uma história onde um homem invisível cria um sentimento constante de pavor.

The Way Back: História sobre o técnico de um time de basquete (Ben Affleck) de um colégio de ensino médio que anteriormente foi atleta do mesmo esporte. Por conta de vícios, sua carreira promissora como jogador chegou tragicamente ao fim, assim como seu relacionamento com sua esposa e com sua família.

 

10 Livros para amar

Weather by Jenny Offill: O livro é um romance de ansiedade e amor. Uma bibliotecária com um filho pequeno reconhece o que as mudanças climáticas significam neste momento e no futuro, ao mesmo tempo em que aceita o que ela quer que o mundo pareça para seu filho. 

The Vanishing Half by Brit Bennett: A história de duas irmãs gêmeas idênticas que optam por viver vidas muito diferentes. Enquanto os gêmeos idênticos crescem e até fogem juntos, eles finalmente seguem seus próprios caminhos em tudo, incluindo identidades raciais, família e comunidade, enquanto uma irmã passa por branca, a outra vive com sua filha negra em sua própria cidade do sul. O romance analisa temas de desejo, expectativas e origens, e já foi elogiado pelo The Washington Post, Oprah Magazine e Harper’s Bazaar. 

My Dark Vanessa by Kate Elizabeth Russell: Um drama psicológico de uma jovem chamada Vanessa que, aos 15 anos, iniciou um relacionamento com sua professora de inglês de 42 anos. Dezessete anos depois de seu caso amoroso, sua professora é acusada de abuso sexual por um ex-aluno – que pede ajuda a Vanessa. Dividida entre sua convicção de que seu relacionamento adolescente era amor verdadeiro e aceitar que ela foi vítima de um relacionamento inadequado, Vanessa precisa reexaminar tudo o que achava que sabia sobre seu passado.

The Glass Hotel by Emily St. John Mandel: O aclamado romance de Emily vê várias vidas entrelaçadas em uma história que analisa temas como dinheiro, ética e ganância. A sinopse diz: “Vincent é um barman no Hotel Caiette, um palácio de vidro de cinco estrelas em uma ilha na Colúmbia Britânica. Jonathan Alkaitis trabalha nas finanças e é dono do hotel. Quando ele passa o cartão com uma gorjeta, é o começo da vida deles.” 

Such a Fun Age by Kiley Reid: Uma divertida história de bom coração sobre raça e privilégio, ambientada em uma jovem babá negra, seu bem-intencionado empregador e uma conexão surpreendente que ameaça desfazer a relação dos dois. 

Followers by Megan Angelo: Essa leitura chega a algumas conclusões sobre nossa obsessão atual por influenciadores de mídia social que parecem assustadoramente lógicos – tenha certeza, no entanto, que é ficção.

Apartment by Teddy Wayne: Compartilhar um espaço pode ser uma proposta complicada para duas pessoas, especialmente em Nova York. Este romance investiga a experiência de dois escritores que coabitam no mesmo apartamento e aprendem inquietamente a navegar na vida um com o outro.

Wine Girl by Victoria James: Sendo considerada como a sommelier mais jovem do país, James relata sua experiência trabalhando em um restaurante com estrela Michelin na casa dos 20 anos, transmitindo a emoção e o estresse da indústria do vinho. Se você ama o assunto vinhos, pode ainda adicionar a esta leitura o livro As Novas Regras do Vinho by Jon Bonné.

Lurking, by Joanne McNeil:  Joanne McNeil aponta em Lurking, sua história pessoal da Internet, onde em suas páginas fala sobre a humanidade da tecnologia que ajudaram a criar – e coisas que devem assombrá-las – a desumanidade de tantas exclusões e violências. O primeiro capítulo eliminatório do Google é o melhor do livro, mas em todos os lugares você encontrará textos nítidos e sensíveis sobre nossas vidas digitais.

Enclausurado by  Ian McEwan: Por meio de um narrador inusitado, Ian McEwan cria uma história de intriga e mistério. O narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, Trudy, ele escuta os planos que a progenitora tem de assassinar o marido em conluio com o amante, Claude, que também é cunhado. Trudy planeja herdar do pai de seu bebê uma mansão de sete milhões de libras. Tornando-se uma testemunha dos planos diabólicos da mãe, o feto enfrenta uma série de questões existenciais antes mesmo de nascer e sente-se impotente por não conseguir intervir.

Dica Extra | O fio da trama by Alessandra Blocker e Consuelo Blocker: As Blocker-Pascolato são conhecidas como referência de moda no Brasil. Elas revolucionaram tanto a industria têxtil quanto os bastidores do universo fashion, mas a trajetória de conquistas vai além. No livro as irmãs retratam as adversidades da vida, que não foram poucas. Filha do maior nome da moda no Brasil, Costanza Pascolato, as histórias de força e trabalho resgatam memórias desde a época da avó, Gabriella (1917-2010).

10 Formas de viajar sem sair de casa

Two For the Road (filme de 1967): Viagem é um tema constante neste drama romântico sobre um casal, interpretado por Albert Finney e Aubrey Hepburn. O filme começa com uma viagem a Saint-Tropez e, enquanto viajam pela França, o público é tratado com flashbacks de viagens anteriores que afetaram seu relacionamento.

The Farewell (filme de 2019): Awkwafina, premiado com o Globo de Ouro, neste filme que retrata a experiência chinês-americana, o poder da família e a importância da leveza diante do sofrimento. O filme acompanha Billi (interpretada por Awkwafina) quando ela sai de sua casa na cidade de Nova York para visitar sua avó e sua família em Changchun, no nordeste da China.

A Magia dos Andes (documentário Netflix 2019): Da Argentina à Colômbia, este documentário acompanha cinco personagens que compartilham uma profunda conexão com as montanhas incríveis da América do Sul.

Frances Ha (filme p&b de 2012): Determinada a se tornar dançarina em Nova York, uma jovem luta por seu sonho com mais entusiasmo do que talento. Com Greta Gerwig, Mickey Sumner e Charlotte d’Amboise.

Midnight Diner: Tokyo Stories (série Netflix de 2016): Os clientes de um restaurante japonês encontram conexões profundas entre si a partir do interesse compartilhado pelo mesmo prato.

Crazy Rich Asians (filme de 2018): O filme conta a história de Rachel Chu, uma professora chinesa-americana que viaja para Cingapura para conhecer a família super rica de seu noivo.

Roma (filme p&b de 2018): Filme baseado no México e dirigido por Alfonso Cuarón, segue a história de Cleo, uma indígena que trabalha como empregada doméstica na Cidade do México dos anos 70 (cidade natal de Cuarón). A filme em preto e branco oferece cenas do bairro de Colonia Roma, no CMDX. 

The Best Exotic Marigold Hotel (filme de 2011): Em função da realidade do envelhecimento, alguns britânicos decidem virar a aposentadoria de cabeça para baixo. Em vez de sucumbir as camas hospitalares que vêm com a aposentadoria em casa, eles seguem anúncios do Marigold Hotel em Jaipur, na Índia, que promete acomodações grandiosas por uma pechincha. Histórias de amor, risadas fáceis e momentos agradáveis entregues por um elenco que inclui Judi Dench, Celia Imrie e Bill Nighy.

Midnight in Paris (filme de 2011):  Gil Pender, interpretado por Owen Wilson, é um roteirista e aspirante a romancista em uma viagem a Paris com sua noiva (Rachel McAdams). Como muitos turistas na Cidade da Luz, ele refaz os degraus do passado dos criativos parisienses, tomando café nos mesmos lugares que antes – até que, tarde da noite, um carro desses mesmos ícones aparece, levando-o de volta tempo para uma noite de folia entre os literatos da década de 1920. 

World’s Busiest Cities (documentário Netflix): Originalmente transmitido pela BBC Two, este programa de viagens explora a “ingenuidade humana” que mantém as cidades mais movimentadas do mundo. Os três anfitriões, Anita Rani, Ade Adepitan e Dan Snow, trazem suas diversas perspectivas para Hong Kong, Cidade do México, Moscou e Délhi na série de quatro episódios.

Extra | Anthony Bourdain: Parts Unknown (documentário CNN disponível no Netflix): Ao contrário de muitos programas de viagens, o Parts Unknown, que possui dez Emmy Primetime, expõe os espectadores a áreas do mundo das quais eles nunca ouviram falar. O anfitrião Anthony Bourdain permitiu que os habitantes locais o ensinassem sobre sua cultura, o que inspira uma grande apreciação e respeito entre os que assistem. 

10 Leituras que te levam para o mundo

Paris Echo, by Sebastian Faulks: Com capítulos intitulados após as estações de metrô de Paris, essa história conturbada contada por dois narradores – um acadêmico americano pesquisando Paris na Segunda Guerra Mundial e um adolescente imigrante marroquino – é na verdade uma carta de amor para as ruas históricas de Paris e cantos estranhos, atrações turísticas e bairros.

The Catcher in the Rye by J. D. Salinger: O apanhador no campo de centeio conta a história de um garoto americano de 16 anos que relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois, revela tudo o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?

Land of the Dawn-Lit Mountains, by Antonia Bolingbroke-Kent: Apesar de sofrer de transtorno do pânico (uma doença que ela diz compartilhar com Charles Darwin), o intrépido Bolingbroke-Kent parte em uma aventura solo em uma parte menos conhecida da Índia, Arunachal Pradesh. Seu diário de viagem capta com sensibilidade a história, paisagens e pessoas desse estado isolado e montanhoso.

“Pocket Atlas of Remote Islands: Fifty Islands I Have Not Visited and Never Will” by Judith Schalansky: Este livro simultaneamente nos atrai com descobertas detalhadas e nos dissuade com imagens gritantes de partes distantes do mundo. Para os viajantes que se orgulham de encontrar cantos menos viajados do mundo, este livro é inspirador  nos faz lembrar que ainda resta muito para ver neste mundo.

A Moveable feast by Ernest Hemingway:  Este livro de memórias retrospectivas do autor americano documenta seu tempo como escritor na capital francesa durante o início dos anos 20. Ele fala sobre o cotidiano: as mesas sendo lavadas do lado de fora dos cafés de Saint Germain logo pela manhã, almoços com queijo e baguete, nos dias em que ele pode se dar ao luxo de comer e mais. Hemingway escreve sobre a natureza do amor e da passagem do tempo – com cada sentença calculada em sua simplicidade.

Into the Wild by Jon Krakauer: Into the Wild segue a dolorosa luta interna de Christopher McCandless, formado pela Universidade Emory e filho de pais ricos que abandona todos os laços com a sociedade moderna em busca de liberdade e felicidade na natureza. De caiaque no poeirento rio Colorado, pulando em galhos na Pacific Coast Trail, correndo com cavalos selvagens em Dakota do Sul, dançando na Salvation Mountain e andando com água gelada até a cintura pela Stampede Trail no Alasca, este livro inspirará uma roadtrip pelo sudoeste americano ou pela Califórnia.

Where the Indus is Young: Murphy relata sua viagem nas montanhas de Karakoram, no Tibet, com sua filha de seis anos, Rachel. O nível de detalhe em sua escrita, adicionado ao senso de aventura real, torna-o emocionante. Eles encontrarão comida ou um lugar para descansar? O passe é passável com uma criança pequena? Murphy é realmente um viajante intrépido e uma verdadeira inspiração.

Dark Star Safari: Overland from Cairo to Capetown: Para o viajante que sonha em visitar a África, Paul Theroux faz um retrato cativante ao viajar de ônibus, trem e barco das regiões mais ao sul do continente.

Atlas Obscura by Joshua Foer, Dylan Thuras, and Ella Morton: Se você está planejando sua próxima grande aventura ou adorando se inspirar com grandes destinos a partir do conforto da poltrona da sua casa, o Atlas Obscura certamente alimentará sua vontade de viajar. Através de descrições atraentes, fotografias e mapas, este livro o transportará para as inúmeras maravilhas ocultas em todas as regiões do mundo. Nosso mundo é incrível e está tudo relatado neste livro.

Around the World in 80 Trains: Um diário de viagem irreverente que detalha os 4.500 quilômetros de viagens de trem de Monisha Rajesh que circulou o globo, das alturas do Tibete ao Canadá, novas rotas de alta velocidade pela China, a Ferrovia da Morte do Camboja e muito mais. 

 

 

Leave a Response

EN PT