Travel Crush: Beirute

A capital cosmopolita do Líbano

Photo by Jo Kassis from Pexels

Beirute é a capital e maior cidade do Líbano. Uma das cidade mais cosmopolitas do mundo, com ritmo acelerado, e grande foco no universo moda, é uma cidade agitada, lotada e amigável. Curtir Beirute é conhecer museus excelentes, explorar características dos diferentes bairros, passear à beira-mar e mergulhar nos maravilhosos restaurantes e vida noturna da cidade. Beirute é nosso Travel Crush da semana!

Dados de Beirute

Photo by Piotr Chrobot on Unsplash

Localização: O Líbano é o equilíbrio perfeito entre dois mundos, o ápice do ponto de encontro entre o Oriente e o Ocidente, que é responsável por sua história convincente e riqueza cultural – e por sua turbulência.  O país é uma pequena faixa de um país que faz fronteira ao sul com Israel, com dois espinhos de montanhas perpendiculares de norte a sul: a cordilheira do Monte Líbano com vista para Beirute e a costa, e a cordilheira do Anti-Líbano mais a leste formando uma fronteira natural com a Síria .

Idioma: O árabe é a língua oficial de Beirute.

Cultura: O Líbano é peça fundamental da história da humanidade. Muitos dos patrimônios culturais mundiais, como Baalbek, estão no país. O Líbano é também um lugar de extremos, com um abismo social profundo. Mais liberal e ocidentalizada que a maior parte do Médio Oriente, a capital Beirute impressiona pelo luxo e ostentação e pela liberdade no trajar feminino.

Photo by MUHAMMED BEYROUTI on Unsplash

Gastronomia: O Líbano tem uma culinária rica. A cozinha libanesa inclui várias frutas, legumes, peixes e frutos do mar, e o cordeiro é a carne mais consumida. Alho, azeite e suco de limão são os principais ingredientes dos pratos libaneses.

Religião: A cidade possui importantes comunidades cristãs e muçulmanas.

Quando ir: O Líbano tem um clima mediterrânico com invernos chuvosos e frescos e verões quentes e úmidos. Graças ao clima mediterrâneo, Beirute é agradável o ano inteiro. Em média, os meses mais quentes são julho, agosto e setembro.

Veja também:
Destinos para conhecer em 2021
Travel Crush: Montenegro

O que ver em Beirute

Arte e História

Foto: Pinterest/Divulgação

Você aprenderá mais história em Beirute do que na escola. O Beirut Heritage Trail é um excelente exemplo disso – volte no tempo com uma caminhada ao longo de um caminho marcado com uma milha e meia de comprimento e veja os mosaicos bizantinos, banhos romanos, mesquitas, antigas ruas subterrâneas, catedrais e ruínas do Eras cananeu e otomana.  Para apreciar raridades arqueológicas, vá ao Museu da Universidade Americana (AUB) e ao Museu Nacional. A arquitetura é linda, mesmo os prédios ainda exibindo buracos de bala com décadas de existência que ainda estão em processo de reparo.

Na região central, conheça o Centro de Artes e o Museu Sursock para conferir arte libanesa contemporânea. O palácio do Grande Serralho, sede do governo, chama atenção por ser um majestoso edifício otomano, datado de 1849.

A linda Mesquita Al Omari, construída no século XII, e a Place d’ Etoile, bem no centro da cidade, também são referências na cidade e imperdíveis.

Praias e paisagens

Embora as praias públicas da cidade sejam um pouco duvidosas para os turistas, existem muitos beach clubs e resorts que misturam a beleza do mar azul-celeste com areia fofa e gente bonita. O Eddé Sands em Byblos é um deles, com espreguiçadeiras, restaurante, spa e várias. O Lazy B, fica ao sul da cidade. Madame Bleu, em Beirute, oferece a melhor comida à beira da piscina. O Sporting Club Beach conta com coquetéis, espreguiçadeiras e quilômetros de piscinas, terraços e vistas do Mediterrâneo.

Para quem gosta de contato com a natureza, vale a caminhada para ver o pôr do sol em Pigeon Rocks e desbravar a gruta Jeeita, com suas lindíssimas cavernas.

Vida Noturna

Beirute conta uma cena noturna bem agitada. Não deixe de ir aos bares e clubes do distrito de Gemmayze e a Monot Street, repleta de clubs. De dia também é uma reginao super bacan de passwear. As baladas ao ar livre, como Sky Bar e White, são bastante concorridas, e, na alta temporada, você precisa fazer reserva com antecedência.

Para compras

A maioria dos designers de luxo têm lojas por lá, incluindo o filho nativo Elie Saab, mas a melhor compra é para coisas que você não consegue encontrar em casa. Uma bolsa intrincada feita à mão, bolsa de Sarah’s Bag é talvez o take-away mais icônico da região. Ou um caftan. Ou muitos dos outros lindos itens de decoração para casa feitos por designers locais como Nada Debs (cuja mídia preferida é o acrílico e a madrepérola) e vendidos no Orient 499, onde você pode passar horas admirando os produtos.

Para conferir produtos locais (não esqueça depechinchar preços de joias, perfumes e artesanato) a dica é passar pelas famosas souks da cidade.

Para comer

Algumas regiões que contam com bons restaurantes, bares são os bairros Hamra, Ras BeirutAin El Mraiseh e Verdun. Zaituna Bay, que fica na Beirute Marina, também conta com ótimos restaurantes e cafés.

Para comida tradicional libanesa, tente o Mounir, Casablanca e Em Sherif. La Parrilla e Capitole são alguns dos badalados da cidade. Babel Bahr, Centrale e The Gathering também são ótimas opções.

Além de Beirute

Se houver tempo, explore outros destinos libaneses, como as antigas cidades tombadas pela Unesco, como BiblosSidom e Sour, que apresentam relíquias arquitetônicas de mais de sete mil anos. Faça uma viagem ao longo da costa e de volta no tempo até Biblos. Tida como a primeira cidade fenícia e com registros que remontam a 5.000 aC, é uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo e é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Jeita Grotto é um complexo de duas cavernas de pedra calcária cárstica, separadas mas ao mesmo tempo interligadas, totalizando um comprimento de aproximadamente 9 km.

Foto: Wikipedia/Divulgação

Se você curte esquiar, a estação de esqui de Faraya é uma ótima opção e conta com ótimos hotéis, como o Intercontinental MZAAR HOTEL.

Com aproximadamente 255 metros de altura, Baatara Gorge Waterfall fica na caverna Pothole Baatara, e é formada através do gelo que se derrete durante a primavera no Monte Líbano.

Leave a Response

EN PT