Travel Crush: Puglia

Uma das regiões mais charmosas da Itália

Puglia, Polignano a Mare

Localizada no calcanhar da bota da Itália, a Puglia hoje é um dos destinos italianos mais amados. A região mistura a tranquilidade rústica do campo italiano com o luxo barroco de hotéis de classe mundial aninhados dentro de conventos do século 15. Apesar de sua riqueza cultural e arquitetônica, Puglia ainda é uma das regiões menos exploradas da Itália, oferecendo um litoral banhado por dois mares de um azul cristalino: o Adriático e o Jônico. Puglia é o nosso Travel Crush da semana! 

Photo by Emma Harrisova on Unsplash

A parte sul da Itália é frequentemente referida como mezzogiorno, que significa “meio-dia”, assim chamado devido à intensidade do sol, que brilha quase 300 dias por ano. Com o calor e o sol, vem a propensão desta região para uma vida leve. Viaje para a Puglia, onde o tempo parece passar mais devagar, dando aos visitantes a oportunidade de apreciar cada detalhe da vida. A história antiga que perdura nos trulli de pedra em ruínas, nas igrejas barrocas de Lecce, na majestosa fortaleza Castel del Monte ou nos conventos medievais cercados por olivais enriquecem a viagem para a Puglia, trazendo muito mais do que apenas umas férias na praia.

Dados de Puglia

Localização: A Púglia ou Apúlia é uma região da Itália meridional com 19 541 km² cuja capital é Bari. É formada pelas províncias de Foggia, Barletta-Andria-Trani, Tarento, Brindisi e Lecce e pela cidade metropolitana de Bari – a sua capital.

Idioma: Italiano

Moeda: Euro

Quando ir: Puglia tem um clima mediterrâneo com invernos amenos e verões quentes. Uma média de 300 dias de sol por ano torna o verão (maio – setembro) a época mais popular para visitar a Apúlia. Julho e agosto são os meses mais cheios. A baixa temporada vai de outubro a abril, quando a água fica muito fria para nadar e os dias são frios e chuvosos.

Gastronomia: Puglia é uma região de agricultores. O terreno é geralmente plano, com grandes extensões de campo reservadas para a agricultura, que produz mais de 40% do azeite de oliva da Itália (Puglia é o lar de mais de 50 milhões de oliveiras). É também um grande produtor de trigo, o que faz de Puglia o lar de alguns dos mais famosos pratos de massa e pães da Itália. A carne fica em segundo plano em relação aos vegetais, enquanto peixes e frutos do mar são apreciados ao longo da costa de Puglia. Entre os alimentos mais famosos da região estão a burrata e o pão de Altamura.

História & Cultura: Puglia é uma região com uma cultura distinta que remonta a muitos séculos. O modo de vida apuliano está intimamente ligado a várias culturas que impactaram a região ao longo do tempo – em particular, a Grécia.
Nos tempos antigos, a área que agora é conhecida como Puglia foi colonizada pelos Gregos Antigos, que fundaram muitas cidades poderosas em todo o sul da Itália. Isso fez da Puglia uma das regiões mais importantes do país em termos de importância arqueológica.Puglia continuou a receber um grande número de imigrantes da Grécia ao longo da história, especialmente durante o século 16, quando os gregos fugiram para o sul da Itália para se salvar das invasões otomanas.

Hoje em dia, ainda existem 11 cidades de língua grega em Salento, o verdadeiro salto da Itália em forma de bota. As pessoas da região fazem de tudo ao seu alcance para preservar suas tradições, cultura e, acima de tudo, seu dialeto especial. O dialeto local, chamado de Griko, usa elementos das línguas grega e italiana para criar um sistema linguístico único que pode ser compreendido por gregos e italianos, mesmo que eles próprios não falem Griko.

O que fazer na Puglia

Photo by Kirsten Velghe on Unsplash

Alberobello:

Uma pequena vila que fica a quase 50km de distância de Bari. Alberobello é uma cidade de conto de fadas, Patrimônio Mundial da UNESCO, composta por 1.500 Trulli (cabanas cônicas de pedra típicas da Apúlia). A maioria dos Trulli aqui foram transformados em lojas de souvenirs, cafés, restaurantes, mas alguns deles (em áreas menos populosas da cidade) são verdadeiras casas onde as pessoas ainda vivem.

Torre dell’Orso: 

A sudeste da cidade de Lecce está uma praia famosa por suas pedras (pilhas) marinhas gêmeas, conhecidas como Two Sisters. Visitantes e locais adoram mergulhar entre as pedras deste local.

Grotta della Poesia:

A gruta da poesia é um buraco natural, não muito distante da região de Roca. Nadar nesta piscina natural protegida é uma bela experiência.

Photo by Food & Viaggi by Moira Nazzari on Unsplash

Polignano a Mare: 

Um dos locais mais conhecidos de Puglia é essa pequena praia na costa. Um lugar sempre lotado de turistas e que conseguir um lugar na praia pode ser um desafio.

Photo by Daniel Corneschi on Unsplash

Ostuni: 

Uma das cidades mais lindas da Puglia, com prédios brancos enfileirados, todos com uma vista para o mar. O centro histórico dentro de suas antigas muralhas é o lar de lojas de artesanato tradicional, cafés aconchegantes e locais para aperitivos, além de restaurantes encantadores para experimentar um jantar apuliano perfeito.

Lecce:

Visite a “Florença do Barroco”, a adorável cidade de Lecce, com seus prédios exclusivos – muitos com esculturas selvagens – que estão repletos de oficinas de fabricação dos renomados santos de papel machê pintados da cidade, destinados a altares de igrejas em todo o mundo.

Salento: 

A área mais ao sul da Puglia é definida por olivais rochosos que se estendem entre paredes de pedra seca delimitadas por oleandro. Tem uma forte identidade com a sua cozinha, tradições e música próprias, influenciadas pelo seu passado grego. É lá que estão algumas das melhores praias da Itália, como Porto Cesareo, a praia de Pescoluse (também chamada de Maldivas de Salento) e a praia de Torre Lapillo.

Valle d’Itria: 

Valle d’Itria, também chamado de “vale Trulli”, tem uma paisagem única de conto de fadas pontilhada por antigas casas de camponeses conhecidas como Trulli (plural de Trullo). Essas estruturas apulianas tradicionais parecem pitorescas com seus telhados em forma de colmeia e são engenhosamente feitas de pedras que os camponeses retiraram de seus campos rochosos.

Onde ficar na Puglia

Paragon 700 Boutique Hotel

Uma bela mansão do século 18 na antiga cidadela de Ostuni que foi convertida em um hotel boutique íntimo e romântico, com apenas 11 quartos.

Borgo Egnazia

Egnazia está situada entre as ruínas do antigo assentamento romano, do qual leva o nome, e o belo campo de golfe profissional de San Domenico. O hotel é semelhante a um castelo, construído em uma imitação de uma vila tradicional (borgo), mas com características de luxo, incluindo um restaurante com estrela Michelin.

Masseria San Domenico

A irmã mais velha de Borgo Egnazia fica a cinco minutos de carro. Um hotel e spa que conta com todos os tipos de dispositivos e programas para ajudá-lo a perder alguns quilos. É muito mais tradicional do que o Borgo contemporâneo (que só foi construído em 2010).

Masseria Lamacoppa

Se você preferir ficar em uma casa de fazenda centenária do que em um hotel, Puglia tem inúmeras massarias convertidas, incluindo Masseria Lamacoppa. Esta propriedade familiar de 70 hectares nos arredores de Ostuni tem como seu dono um produtor de azeite de oliva. O edifício do século 17 está na família há décadas e foi todo restaurado.

 

Leave a Response

EN PT