Um guia sobre as Chinatowns ao redor do mundo
Inspirados no site de viagens Conde Nast Traveler, destrinchamos esses lugares que são presentes em diversos endereços pelo planeta.
Os principais centros mundiais têm uma Chinatown. Esses lugares abrigam obviamente parte dos costumes chineses, mas acabam reunindo também outros elementos asiáticos com uma mistura de Japão, Coréia do Sul, Tailândia e até Vietnã. Ao redor do mundo, os tradicionais endereços estão sendo reformulados, com novas opções de restaurantes, estabelecimentos modernos e mesmo uma revitalização dessas vinhanças (que apesar de muitas estarem em endereços nobres, eram áreas mais “marginalizadas”). E claro, ainda em meio a tantas novidades, não se engane, há muito do old school que permanece intacto e que precisa m-u-i-t-o ser vistado.
Vamos então a algumas dicas!
Bangkok
A caótica e igualmente encantadora capital da Tailândia tem em sua Chinatown essa mistura que citamos anteriormente. E por lá, lanchonetes de primeira linha não são as únicas opções, com armazéns em desuso sendo transformados em destinos de compras e gastronomia, vale a pena você desbravar tudo o que puder.
Comece pelo que é old school, o Hua Seng Hong proporciona uma experiência completa de Chinatown com o seu delicioso dim sum, de pato assado e caranguejo cozido no vapor. No Lhong Tou Cafe, o chá chinês é trocado por um café, e as mesas de estilo familiar são substituídas por estandes inteligentes, onde os clientes se deliciam com pãezinhos e rolinhos de primavera de camarão, peça também a sopa de congee e wonton. No quesito sobremesas, o Lod Chong serve um doce feito com farinha de arroz, creme de coco e jaca em cubos – e tem atraído clientes para esse restaurante em ruínas há mais de 70 anos.
Entre as novidades, a loja-boutique O Jing Jing Ice Cream Bar e Café oferece uma alternativa saborosa, com sorvetes gin-tônica e cupcakes de passas de uva ao lado de iogurte-mirtilo e coco com abóbora. Ele ficou “famosinho” e é sempre parada obrigatória dos viajantes descolados. Do outro lado da rua, o Chata Specialty Coffee fica em uma estufa com super claridade ao lado do hotel boutique Baan2459, sendo um dos pontos mais legais para fotos na cidade.
Veja também:
Cafeterias que você precisa conhecer em Porto Alegre
Honolulu
Durante muito tempo ignorada pela reputação como um antigo distrito da luz vermelha, esta Chinatown havaiana é agora um ponto que está bombando graças a chefs e artistas que estão reinventando a cena do Havaí. Fundada em 1945, Char Hung Sut continua a ser o destino dos dim sum havaianos.
Desfrute da comida com manapua (pãezinhos recheados com carne de porco), ma tai gou (bolinho de água com castanhas) e carne de porco. Novinho em folha, o Lucky Belly leva o bao original a um entalhe com barriga de porco e saois hoisin. As formiguinhas de plantão, vão se deliciar no Lee’s Bakery & Kitchen com tortas de creme em uma crosta perfeita. Já a Madre Chocolate faz barras exóticas, como maracujá com chocolate amargo e crocante de amaranto.
Para comprar souvenirs, a Lai Fong, de quase 80 anos, é ótima! Tem várias coisinhas, de havaianas vintage a elegantes chinoiserie.
Vancouver
Quando falamos que tem Chinatown por tudo, é mesmo verdade. No Canadá, os estabelecimentos da Chinatown de décadas atrás estão abrindo espaço para restaurantes e coquetéis elegantes. O sofisticado Bao Bei produz pratos pan-asiáticos arrojados, incluindo cordeiro shao bing. Enquanto o Hole-in-the-wall O Gain Wah Restaurant é um dos poucos clássicos que sobraram na vizinhança – o aspecto “simplinho” do local, é compensado pela culinária caseira. No Phnom Penh, as asinhas de frango frito são dignas de esperar por uma mesa o tempo que for necessário.
Quem quer um lanche rápido ou procura por um happy hour, o New Town Bakery & Restaurant, com gerência familiar, transporta os clientes direto para Hong Kong. No menu mais de 500 itens, vá logo para o char siu bao(pãezinhos de porco para churrasco).