E hoje seguimos com as Dicas quentes do Papai sobre Bordeaux. Semana passada falamos em hotéis e restaurantes da região (confere aqui) e agora é hora de falar do principal atrativo: vinícolas.
Elas são várias espalhadas por Bordeaux em diferentes regiões. O passeio pode ser cansativo se forem feitas muitas visitas por dia, pois cada uma dura em torno de 1 hora e acabam sendo muito parecidas. Além disso, as estradas são estreitas e muito lentas (em função das curvas e trânsito). Então é importante definir com antecedência os locais de visita, e focar nos seus vinhos prediletos. Mas sempre lembrando de pesquisar os horários de visita.
Norte
Onde estão as vinícolas mais famosas. As visitas e degustações geralmente são gratuitas mas precisam ser agendadas com bastante antecedência.
O que visitar?
– Zonas mais populares: Medoc, Pauillac, St Julien e Margaux.
– Vinícolas mais famosas: Château Margaux, Château Mouton Rothschild,, Château Lafite Rothschild, Château Latour Château ( todos premier crus- maior qualidade) e Lynch Bages. Também vale a pena a visita no Château Rauzan-Ségla (que tem um jardim lindíssimo e os últimos rótulos dos vinhos foram desenhados pelo mesmo designer da Channel Karl Lagerfeld) e Châteu Pichon-Longueville.
– Dica Quente: Se quiser almoçar muito bem ou dormir nesta zona tem o Cordeillan Bages que é um Relais & Château com restaurante maravilhoso!
Sul
O ideal é conhecer as regiões de Pessac Leognan, Graves, Barsac e Sauternes.
Para quem não sabe a região de Sauternes é famosa pelo vinho doce onde o mais famoso é o Château D`Yquem. Esse vinho é adocicado, pois é feito com a uva passificada especialmente selecionada. Vale muito a visita mas a chegada até o château é um pouco complicada.
O que visitar?
Em Pessac estão o Château Pape Clement e Smith Haut Lafitte.
Dica Quente: O melhor almoço na região é no Hotel Sources de Caudalie que vale a visita ou uma estada.
Leste
No Leste de Bordeaux a geografia altera um pouco. As estradas são mais estreitas com mais ondulações, muito bonito. O importante é que qualquer estradinha, por mais secundária que seja, esta mapeada no GPS (facilita!).
O que visitar?
As regiões de Pomerol e Saint-Émilion onde estão as famosas vinícolas do Château Cheval Blanc e Château Petrus (muito difícil de serem visitadas).
Dica Quente: Se quiser almoçar ou dormir na região existe um Relais & Château bem simpático chamado de Hostellerie de Plaisance. A outra opção é a visita com almoço na vinícola Troplong Mondot. É um lugar lindo, num ponto bem alto e no meio dos parreiras. O pessoal é muito simpático e o almoço maravilhoso num terraço com uma super vista.