Destino dos sonhos: o que saber sobre a Costa Amalfitana

Uma das regiões mais românticas do mundo

Quem nunca sonhou em conhecer a Costa Amalfitana? Esta região da Itália, a cerca de 70km de Nápoles, está sempre no topo das buscas quando o assunto é destinos românticos. Com um cenário pitoresco, pequenas ruelas charmosas, prédios que contam histórias, muita natureza e visuais de tirar o fôlego, é um encontro perfeito entre a terra e o mar. Pode-se dizer que é a Costa Amalfitana é um destino dos sonhos!  

Com 60 quilômetros as margens do Mar Mediterrâneo, a Costa Amalfitana é cenário de filmes hollywoodianos, de luas de mel apaixonadas e de histórias milenares. Nas suas montanhas ricas em natureza (que chegam a até 500 metros de altura) encontram-se uma estrada estreita, com curvas sinuosas, que ligam as vilas da costa: Atrani, Positano, Ravello, Praiano, Maiore, Minori, Nocelle e Amalfi. Um destino repleto de peculiaridades e charme.

O que saber sobre a Costa Amalfitana:

Não espere areia.

A grande maioria já sabe, mas não custa reforçar. As praias da Costa Amalfitana são de pedra e não de areia. Na verdade podemos dizer que são paradores em pequenos espaços de rochas, com guarda-sóis e cadeiras grudados umas as outras. Uma única escada é o que geralmente leva ao mar azul transparente, onde estão inúmeros barcos que ficam pela volta, curtindo a atmosfera, música e comidas dos “beach”clubs.

Atenção com o transporte.

A estrada da Costa Amalfitana é sinuosa, estreita e perigosa. Por isso, se você não estiver tão confiante em dirigir (ou quiser aproveitar bons drinks e vinhos durante sua estadia) não alugue um carro. A sugestão pode ser uma moto ou aproveitar os ônibus que cruzam pela cidades, transfer dos hotéis ou táxis. Agora se você optar pela última opção prepare-se: os preços dos táxis são bem altos, mesmo para apenas 10 minutos dentro do carro. E o trânsito é intenso, então tenha paciência e saia com antecedência, quando necessário.

Agora se a opção for realmente alugar um carro, saiba que estacionamento é quase uma tarefa impossível pela costa.

Para quem quer se transportar durante o dia entre as praias e paradores, existem os water taxis que levam para diferentes destinos por ali e são super fáceis de pegar. Agora atenção mais uma vez: não espere preços baixos pelo transporte.

Positano é o encontro entre turistas.

Positano é uma das regiões mais lindas da Costa Amalfitana, uma cidade que parece um cenário de filme. Por esse motivo, acaba sendo um dos lugares mais cheios também – especialmente nos meses de julho e agosto. Se você quer fugir um pouco da muvuca, a sugestão é se hospedar em outras cidades da Costa e aproveitar o dia ou noite em Positano.

Planeje e reserve suas refeições.

Por ser um destino muito popular durante o verão europeu, muitas pessoas vão em busca dos melhores lugares para jantar – que acabam não sendo muitos. Para garantir os melhores momentos e viver as melhores experiências, pesquise os lugares que você quer visitar e faça uma reserva. Viagem romântica não merece decepções, não é mesmo?!

O almoço também é um momento muito especial, já que alguns restaurantes exclusivos, que ficam junto a paradores, são muito requisitados. Organize seu dia e não deixe de aproveitar o melhor por lá.

Viaje Leve.

Quem não quer levar todos os seus melhores looks para uma viagem pela Costa da Itália? Porém, essa não é a melhor opção. Como as ruas são limitadas pela Costa Amalfitana, principalmente em Positano, você terá que empurrar suas malas pelas ruelinhas e escadas (caso seu hotel não tenha acesso). Para não ter grandes transtornos, não leve muito peso com você.

Informação de utilidade pública: Se você planeja pegar um ferry para Capri ou outra ilha saindo de Positano, existem os chamados “porters”que carregam suas malas da estrada até a praia, da onde saem os ferries, pelo valor de 7 euros por bagagem.

Não deixe de fazer um passeio pela costa. 

Cada cidade da Costa Amalfitana tem uma característica diferente da outra e o cenário de todo o passeio é de cinema. Se não estiver de carro, organize um tour de um turno por toda Costa, que você possa passar pelas maiores e mais populares cidade, até os lugares mais inusitados e românticos. Nossos preferidos são Positano, Praiano e Ravello.

Escolha um hotel com café da manhã.

A grande maioria dos hotéis mais requintados da Costa oferecem aqueles cafés da manhã para se perder horas. As seleções de queijos e pães são inexplicáveis, assim como os visuais de tirar o fôlego logo cedo. Muitas vezes são nessas manhãs nos hotéis que você vai ter a oportunidade de provar o melhor da gastronomia da Itália.

O pôr do sol é um momento chave. 

O pôr do sol é um dos momentos mais lindos da Costa, garantindo um colorido indescritível – assim como fotos de porta retrato. Inúmeros locais foram perfeitamente pensados para curtir um lindo pôr do sol. Pesquise, planeje, agende e faça desse momento um dos mais mágicos da sua viagem.

Como chegar:

De carro:

Você pode alugar um carro em Roma (290km ou 3h30 da primeira cidade da costa, Sorrento) ou pegar um carro em Nápoles (53km ou 1h30 de viagem), que é o maior centro mais próximo da região.

De Trem: 

Saindo de Roma você pode pegar um trem direto para Nápoles (1h se você optar pelos trens rápidos da Frecciarossa Trenitalia ou os trens da Italo). Chegando em Nápoles você pode pegar um trem até Sorrento (por outra estação que não a Centrale) ou táxi e de lá, se estiver em outra cidade, pegar um ônibus da SitaSud até seu destino final. Ou ainda alugar um carro em Sorrento e dirigir até a Costa. Você ainda pode pegar um transfer ou táxi privado de Sorrento ou, a melhor opção, já pegar na estação de trem em Nápoles.

De Barco: 

Chegando em Sorrento, você pode pegar um barco que leve até as outras cidades da Costa como Positano, Praiano e a maior, Amalfi. A Alicost é uma das empresas que faz a ligação entre as cidades costeiras.

Quando ir:

Se você puder optar pelo período da sua viagem para a Costa Amalfitana, escolha a alta temporada – mas não a altíssima temporada. A primavera, entre os meses de abril e junho, é um momento lindo, com bastante sol, mas não tanto calor – e preços mais acessíveis. Um período onde tudo está reabrindo, depois de um período de restauração, e por isso, super fresh e empolgante.

No auge do verão, nos meses de julho e agosto, o calor e multidão podem ser insuportáveis, não deixando a viagem tão prazeirosa e tranquila.

Setembro, no final da temporada, também é um mês bacana para visitar a Costa, com menos turistas (quase nenhum brasileiro), com os dias ainda quentes e as cidades ainda agitadas.

Durante o inverno o cenário por lá também é lindo, porém época de maior vento e chuva. Também é um período onde a maioria dos estabelecimentos encontram-se fechados, já que a temporada para os restaurantes e bares é considerada do período da Páscoa até o final de Setembro.

 

 

 

 

 

 

Leave a Response

EN PT