A “Divina Comédia” de Firenze – Dia 15 – 34 Days in Europe

Logo cedo demos tchau a cidade que eterna será em nossas lembranças e seguimos de trem até a encantadora cidade de Dante Alighieri, Guido Cavalcanti, Cimabue, a Família Médici e de todos nós românticos e apaixonados.

Florença é como uma mini Roma, mas mais calma e charmosa. Suas ruelinhas atraem milhares de pessoas que por lá passam anualmente. Já de cara eu amei Firenze.

Ficamos em um hotel que não tem muito luxo e conforto, mas é super bem localizado (posição central), o Hotel Calzaiuoli. Ele fica na Via Calzaiuoli, poucos metros do Duomo e algumas quadras do Palazzo Vecchio.

Chegamos na terra del vero cibo italiano com fome depois da viagem de trem, e decidimos ir direto almoçar. O local:  na “melhor pizzeria da Itália” conforme descrição de uma amiga que nos indicou o Il Pizzaiuolo.  Caminhamos umas boas quadras do hotel até o restaurante. O Il Pizzaiuolo é super pequeno por fora, e por dentro bem simples, como um restaurante tradicional da região. Escolhemos sentar bem ao lado do pizzaiolo, claro, onde tinham milhões de mussarelas de búfala frescas olhando para nós. Sim a base de todas as pizzas são com o tradicional pomodoro italiano, e, búfala. Pedimos uma pizza Caprese (pomodoro fresco, mozzarella fior di latte e basilico) e uma Diavola (pomodoro, mozzarella fior di latte, salame picante, olive nere e basilico)…….. la……………… ………migliore.…..pizza…….italiana!!!!!! Inacreditável de tão boa, principalmente a Diavola. Com certeza entre os Top Restaurants da Europa.

Satisfeitíssimos caminhamos pelas lindas (e vazias naquele lado da cidade) ruelinhas em direção a Accademia di Belle Arti para visitarmos várias obras interessantes, entre elas o nosso querido David by Michelangelo. A má notícia ao chegar lá: fila quilométrica de horas, e nós não tínhamos nos prevenido comprando o ingresso online com antecendência (como em Paris). Zero para nós. Programação adiada.

Seguimos nossa caminhada até o Duomo, a famosa Basilica di Santa Maria del Fiore, catedral de Florença. Claro que pegamos fila para entrar na igreja mas bem mais tranquila que no museu. A igreja é lindíssima por fora, com uma arquitetura bem diferente. Dentro ela já é mais tradicional, mas possui o seu diferencial.

O nosso próximo ponto visitado foi o Palazzo Vechio (onde hoje é o museu) e Piazza della Signoria (onde fica o palácio – muito perto do nosso hotel). A poucos metros dali está a super famosa Ponte Vecchio, que fica acima do Rio Arno conectando os dois lados da cidade. Na ponte existem diversas lojas e é super conhecida pela venda de jóias. Atravessamos a ponte e caminhamos no outro lado de Firenze pela região de Santa Trinita. O nosso pit stop foi uma gelataria chamada Santa Trinita. Quase tão maravilhosa como a que fomos em Roma. A gelataria possui uma super variedade de sabores, um mais delicioso que o outro. Vale a pena!

Atravessamos agora pela Ponte Santa Trinita e seguimos pela Via de’ Tornabuoni e Via della Vigna Nuova onde estão todas as lojas com as melhores marcas. Boas pernadas pelo mundo da moda italiana e sentamos no famoso e mais antigo café de Florença, o Gilli, localizado na Piazza della Repubblica. O restaurante é super conhecido na região e um clássico na cidade. Além de varias opções de comidas e doces eles tem uma variedade imensa de biscoitos, chocolates e docinhos tradicionais italianos. Uma tentação. A perfeita combinação com um chá e o fim do dia.

De noite a gripe veio com tudo, agora em mim. Fomos em um bar para assistir um dos jogos da Copa UEFA de 2012, mas com o frio e o mal estar não aguentei muito. Fui para hotel ficar quentinha nas cobertas para aproveitar os outros dias de viagem.