Enquanto nós curtimos o verão aqui no hemisfério sul, o frio está pegando – e muito – em vários países da parte norte do mundo. E, como sempre, é o que se vê na Alemanha, um dos principais cartões postais do inverno europeu.
Se você vai passar por lá nas férias (de inverno ou verão), não deixe de ler esse post. Compartilhamos uma reportagem da Condé Naste Traveller que traz 10 programas fundamentais para quem quer aproveitar o melhor de Berlim em qualquer estação e se sentir pertencente ao estilo de vida dos alemães.
Curtir um karaokê no parque
Você nunca vai se sentir tão autêntico quanto o dia em que ver um senhor de 70 anos cantando Johnny Cash para uma plateia que aplaude e grita o tempo todo. E ninguém está bêbado! É que o Bear Pit Karaoke funciona no anfiteatro aberto do Mauerpark, todos os domingos de tarde. Mais informações pode ser acessadas aqui.
Vá até um aeroporto abandonado
O antigo aeroporto de Tempelhof é hoje o maior parque público de Berlim, onde skatistas e ciclistas aproveitam para fazer manobras radicais ao longo da pista de pouso desativada, enquanto jovens fazem piqueniques entre jardins. Se quiser algo ainda mais inusitado, vá fazer um tour pelo vasto edifício do aeroporto. O trajeto vai te levar de uma casamata do Terceiro Reich até uma quadra de basquete dos anos 90 e que era antigamente frequentada por soldados americanos. Sim, o passeio é demorado: dura cerca de duas horas, mas vale a pena.
Encontre o seu “eu” em um concerto inusitado
Cheio de peças de magníficos instrumentos musicais antigos, o Piano Salon Christophori é um armazém que oferece workshops musicais de dia, e, à noite, se torna uma sala de concertos excêntricos que recebem íntimas performances de músicos clássicos e de jazz da cena mundial. Acrescente uma taça de vinho e se perca nas músicas. O pagamento é feito apenas no final e como doação.
Ande devagar em um parque de diversões abandonado
O único parque de diversões da Alemanha Oriental, que não teve um final feliz, Spreepark é hoje um local extinto no lado leste de Treptower Park. O local é bizarro e fascinante. Entre e curta por sua própria responsabilidade, tanto em termos de segurança física o (cuidado com as tábuas podres da montanha russa), quanto no bem-estar emocional (a roda gigante gira com um barulho fantasmagórico, quando o vento sopra). Vá em um dia ocasional, ou espere algo inusitado acontecer: já houve um mercado de Natal e há rumores de que o trem em miniatura vai voltar a funcionar. O endereço é Kiehnwerderallee 1-3, 12437 Berlin.
Beber todas sob um balcão
De dia um café, a antiga farmácia Ora de noite se transforma em um bar super charmoso. Coquetéis são misturados em frascos de vidro vintage atrás de um balcão de madeira, enquanto aperitivos feitos com comida orgânica são servidos no menu. Facilmente, este é um dos mais românticos novos spots da cidade.
Dance como se ninguém fosse ver
Farbfernseher é um clube pequeno perfeito para aquela noite em que você só quer danças, dançar e dançar sem parar. Procure chegar entre 1h e 2h da madrugada, peça uma vodka Maté (a assinatura de Berlim) e se prepare para curtir a noite.
Fique viciado em um KFC Gourmet
A sigla significa “Korean Fried Chicken“, mas isso você já sabia. A chefe de cozinha coreana-americana Lauren Lee começou a carreira em Berlim cozinhando para eventos pop-ups e serviços de catering para startups. Agora, ela fixou suas raízes em Prenzlauerber, no Fräulein Kimchi. Além dos pratos com sua assinatura, há eventos especiais para dar um upgrade, como o Fried Chicken (em duas sextas-feiras do mês) e karaokê.
Experimente a melhor comida da cidade
Nunca é fácil gastar muito para comer, mas o chefe com estrelas Michelin Pauly Saal proporciona uma experiência perfeita que vale a pena,em um espaço requintado e bonito, onde antigamente funcionava uma escola para meninas judias no bairro Mitte. Além dos menus sazonais, uma lista de 600 tipos de vinhos e outros coquetéis vai tornar a estadia ainda mais especial.
Tire as roupas e pule em um lago
Com pouca estrutura para aguentar o calor em Berlim, o verão impulsiona as pessoas a curtir os lagos da cidade. Você pode começar pelo Muggelsee e Wannsee, sobre o S-Bahn. Mas vá além e alugue um caro para dirigir por 40 minutos até o Am Bernsteinsee, o lago dos sonhos: lá você vai poder andar pela floresta e por uma praia de areia pura, nadar em água limpa e ficar em pleno contato com a natureza.
Seja um turco moderno
É bem fácil encontrar comida turca em praticamente todos os blocos de Kreuzber, mas o restaurante Fes – Turkish BBQ tem vantagem sobre todos os outros, pelo menos em termos de estilo. Em um espaço moderno e luminoso, eles servem comida contemporânea e pratos tradicionais preparados em churrasqueiras, além de uma lista de coquetéis clássicos.