As praias mais lindas da Sicília

A singularidade das regiões com paisagens cinematográficas

A Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo, localizada na Itália, entre os mares Mediterrâneo, Jônico e Tirreno. Possui uma cultura rica e única, por ter sido povoada por gregos, bizantinos, romanos, normandos, entre outros. Particularmente nas artes, literatura, música, gastronomia e arquitetura.

Confira as praias mais lindas da Sicília:

SCALA DEI TURCHI

Considerada um dos cartões postais da Sicília, seu nome significa “Escada dos Turcos”. Conta a história que a região era alvo de invasões de piratas (que eram chamados de turcos na época), que chegavam de surpresa e saqueavam as aldeias. Localizada a 13km de Agrigento, suas falésias são formadas por uma rocha chamada marga, composta de calcário e argila. Sua aparência parece de gesso, principalmente por soltar um pó branco.

Muitos banhistas desmancham pedaços das falésias no mar, que se torna uma lama, e espalham pelo corpo com a intenção de cuidar da pele. Apesar da maior extensão da beira da praia ser composta por falésias, há uma estreita margem com areia para colocar guarda-sol. Com uma das vistas mais espetaculares da Sicília, é possível apreciar uma vista de um azul infinito que toca o céu.

O único detalhe peculiar de Scala dei Turchi é a água gelada do mar. Mesmo em dias de muito calor, com temperaturas em torno dos 35º, a água se mantém extremamente gelada, dificultando o banho para os mais friorentos. Para acessar o alto das falésias, lembre-se de calçar tênis, principalmente pelos desníveis. E use bastante filtro solar, pois a rocha branca reflete a luz solar com muito mais intensidade.

FAVIGNANA

A maior ilha do arquipélago Égadi, no sul da Itália, onde o mar chama a atenção pela variação de cores, que vão do azul céu ao azul turquesa. Um verdadeiro paraíso com paisagens cinematográficas. Por ser uma pequena região, o principal meio de transporte dos locais é a bicicleta, podendo alugar pelo valor aproximado de 5 euros.

Uma ótima opção para conhecer os principais pontos turísticos da região. Outra forma de conhecer melhor a ilha é alugando um Gommoni, um bote com motor que não necessita de carteira de motorista para pilotar. Há uma agência especializada, localizada no porto, chamada Brezza Marina, que aluga para turistas a um preço aproximado de 100 euros. Há um mapa especial para conhecer os melhores pontos de mergulho.

Photo by Antonio Sessa on Unsplash

Conhecendo as praias da ilha:

Cala Rossa é considerada uma das melhores praias da Europa e o principal cartão postal de Favignana. Com um mar azul cinematográfico. Lembre de levar água e um lanche porque não há comércio. Por ser rodeado de rochas, é importante ter cuidado ao entrar no mar.

Cala Azzurra é uma praia com tons de azuis impecáveis, possuindo um pequeno estreito de areia, diferente das outras praias com pedras.

E Bue Marino possui diversas grutas e formações rochosas espetaculares. O mar é perfeito para mergulhar com snorkel.

TAORMINA

Situado em um penhasco a 200 metros de altura, Taormina é um dos destinos turísticos mais populares da Sicília. Localizado em um terraço natural do Monte Tauro, possui uma vista espetacular para o mar Iônio e para o vulcão Etna. Rodeada de antigas ruínas e ruas estreitas para explorar, é possível atravessar a costa e desfrutar das belas praias e se divertir com as delícias culinárias da Sicília.

O nome da cidade surgiu no século IV a.C., após o massacre de Naxos, em 403 a.C. Quando os gregos sobreviventes decidiram se instalar na região, chamando-a de Tauromenion, porque as montanhas se pareciam com um touro (Monte Tauro). A baixa temporada, de novembro a março, não é o melhor momento para conhecer Taormina, porque a grande maioria dos hotéis e estabelecimentos fecham nesse período.

Há muitas praias incríveis com fácil acesso à cidade, incluindo Mazzaro Bay e Isola Bella. Considerada uma das praias mais espetaculares da Sicília, Isola Bella chama atenção por sua impecável paisagem. Para quem não abre mão de conhecer a região a pé, as escadarias de Taormina proporcionam grandes experiências. A vista, do alto das descidas, é realmente apaixonante. Principalmente para registrar as paisagens instagramáveis.

Veja também:

Mais informações de Taormina

SCOPELLO

O vilarejo é um pequeno e charmoso aglomerado de casas ao redor de um baglio, construído no local em que antes era uma mansão árabe. A praia de Scopello fica situada dentro de uma propriedade privada, é necessário pagar um ingresso no valor de 3,5 euros. E não é possível fotografar nem filmar, para preservar a privacidade dos hóspedes do hotel. Situada ao lado da Reserva Natural Lo Zingaro, essa região abriga a antiga tonnara (uma fábrica de atum).

E é banhada por um mar cristalino, ideal para os amantes do mergulho e para quem gosta de relaxar em uma paisagem natural verdadeiramente deslumbrante. Um pouco ao sul, a praia pública de Guidaloca se estende por cerca de 600 m. Esta praia de areia fina e clara, que é muito popular, é banhada por um mar azul e transparente e é rodeada por vários beach clubs. Ao longo da costa, existem várias enseadas que merecem uma visita pelo seu belo mar e paisagem natural: Cala Rossa, Punta Pispisa e Cala Mazzo di Sciacca.

Photo by Flo P on Unsplash
LAMPEDUSA

É uma ilha do mar mediterrâneo que fica entre a costa da Sicília e da Tunísia na África. Por ser pequena, é possível conhece-la em cerca de 15 minutos de carro. E, claro que a bicicleta, ou a scooter, também são ótimas opções para conhecer os principais pontos da região. Alguns hotéis possuem pacotes adicionais para contratar essas opções. Há vários voos que contemplam o destino para Lampedusa: a partir de Milão, Veneza, Palermo (em torno de 45 minutos de viagem). Para mais informações consulte o site FlyLc.com e verifique as disponibilidades.

Photo by Ron Dauphin on Unsplash

Conheça as praias mais belas da ilha:

Spiaggia dei Conigli

Considerada a praia mais famosa da ilha e eleita pelo Tripadvisor a praia mais linda da Europa. Para acessá-la é necessário fazer uma caminhada por aproximadamente 15 minutos por uma trilha, que conta com um mirante especial. Por ser uma reserva natural protegida, a praia fica aberta para visitação das 8h30 às 19h30. Não esqueça de levar água e algum lanche para passar o dia, porque por lá, não há bares. É proibido levar guarda-sol, por se tratar de um local em que as tartarugas colocam ovos. A pequena ilha, cartão postal de Lampedusa, Isola dei Conigli, fica em frente à praia. Mas com acesso proibido, por ser lar de muitas aves. Uma verdadeira reserva natural em respeito à natureza.

Photo by Enrica Tancioni on Unsplash
Tabaccara (flying boats)

Através de Spiaggi dei Conigli há trilhas que dão para outras praias. Do lado esquerdo é possível chegar a Tabaccara, em que o mar cristalino permite um visual incrível. Os barcos parecem flutuar em meio a imensidão azul, por isso o nome especial. Não há acesso para o mar, a trilha apenas possibilita a vista do mirante.

Cala pulcino

Para acessar a praia é necessário fazer uma trilha entre a natureza, contemplada pela mata natural da região. O trajeto dura cerca de 25 minutos e é bastante sinalizada. Outra forma de acessá-la é a partir da do lado esquerdo de Spiaggia dei Conigli, através de uma trilha rochosa que dura em torno de 15 minutos. Essa última opção garante paisagens instagramáveis com vistas de tirar o fôlego.

Veja também:

Sicily Food Experience

O melhor country boutique hotel da Sicília

SAN VITO LO CAPO

A praia é rodeada pela clássica vila de pescadores, que possui casinhas brancas com uma forte tradição culinária. Localizada a 37km de Trapani e a cerca de 100km de Palermo, contempla uma extensa faixa de areia branca e fina. Diferente de muitas praias presentes na região. A praia, considerada a mais paradisíaca da ilha principal, fica junto ao Monte Monaco.

Apesar de ser uma praia livre, há algumas partes da areia reservadas pelos “lido”, estabelecimentos em que é necessário pagar para utilizar as espreguiçadeiras e os guarda-sóis, (que já ficam montados para os clientes durante o dia todo). Nos arredores do vilarejo, há pequenas ruas com várias opções de lojas e restaurantes. Caminhando pela região, é possível encontrar o interessante Santuário di San Vito que, apesar de ser uma igreja, foi construído como uma fortaleza para evitar ataques piratas.

Photo by Luiz Centenaro on Unsplash
CALAMOSCHE

O litoral de Noto reserva as pérolas da Sicília, onde ficam localizadas diversas praias da Reserva Ambiental Oasi di Vendicari. Rodeada por rochas, Calamosche possui um mar cristalino, uma verdadeira piscina natural (seria um pedaço do Caribe na Sicília?). Para acessar o local é necessário percorrer uma trilha em meio à natureza por aproximadamente 30 minutos. Por ser uma reserva ambiental, lembre-se de levar água e comida, não há serviços e comércios disponíveis. Apesar de muito tempo de caminhada, o mar é a recompensa.

SAN LORENZO

Considerada uma das mais incríveis praias da costa sudeste da Sicília, fica localizada próxima a Noto e a cerca de 40km a sul da Siracusa. Seu mar é impecável, remete a um aspecto de piscina natural. Perfeita para a família inteira, principalmente para crianças pequenas. Apesar de não ser uma reserva ambiental, ela fica ao lado de Calamosche. E oferece toda a infraestrutura necessária para os turistas.

Photo by Tommi Selander on Unsplash
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Gabriele Apruzzese (@gabrieleapruzzese) em

Leave a Response

EN PT