Confira 10 projetos que garantem à Noruega o título de país da modernidade arquitetônica

Uma nova onda de projetos inovadores fazem do país um verdadeiro laboratório de arquitetura

Foto Hayri Atak Cliff Concept Hotel

A Noruega testemunhou um boom arquitetônico nos últimos anos, com uma série de projetos inovadores surgindo em todo o país. Uma transformação que torna atualmente a região em um verdadeiro laboratório de arquitetura. E atrai cada vez mais turistas, tornando-se um dos melhores e mais modernos lugares do mundo para se visitar.

Confira uma lista repleta de projetos arquitetônicos modernos e sofisticados:

Ópera de Oslo

A inauguração da nova Ópera de Oslo em abril de 2008 marcou o início de uma nova era da arquitetura na Noruega. O impressionante edifício de mármore branco, projetado pela empresa norueguesa Snøhetta, foi um sucesso instantâneo. Após sua inauguração recebeu diversos prêmios internacionais de prestígio desde então.

Photo by Darya Tryfanava on Unsplash

The Whale

Previsto para ser inaugurada em 2022, o novo museu de observação de baleias do Círculo Polar Ártico é uma grande aposta da arquiteta dinamarquesa, Dorte Mandrup. Que venceu, nesse ano, um dos mais famosos e importantes concursos internacionais de design. Whale abrigará amplos espaços de exposições com artefatos relacionados a baleias, um café e uma loja do próprio museu. A estrutura curva se parecerá com uma rocha gigante, emergindo na costa de Andøya, uma ilha do norte da Noruega. Que é considerada um dos melhores lugares do mundo para observar baleias migratórias. Os visitantes também poderão observar as baleias de dentro do museu, a partir das enormes janelas, com vidros do chão ao teto, de frente para o mar.

Photo MIR

 The Twist

Projetado pelo renomado escritório de arquitetura dinamarquês, Bjarke Ingels Group (BIG), a estrutura de  quase 11 mil m² liga duas galerias de arte distintas, serve também como uma espécie de ponte. O projeto em forma de espiral se assemelha a um baralho aberto. O edifício faz parte do Kistefos, um complexo de museus, localizado em uma antiga fábrica de celulose. Hoje, considerado o maior parque de esculturas de arte moderna da Escandinávia. A temporada de exposições de 2019 se encerraram no dia 17 de novembro. E será reaberto ao público em maio de 2020.

Foto de Laurian Ghinitoiu

Under

A empresa Snøhetta projetou a estrutura de 34 metros para integrar o ambiente marinho, na região costeira de Lindesnes. Suas grossas paredes de concreto externas, foram construídas intencionalmente para servir de recife artificial para mexilhões. E também para suportar as famosas condições climáticas do sul da Noruega. E é considerado o maior restaurante subaquático do mundo, sendo o primeiro da Europa. Batizado como Under, o restaurante oferece um menu centrado em frutos do mar. Seu chef dinamarquês, Nicolai Ellitsgaard Pedersen, prioriza produtos locais e frescos. Uma refeição completa do cardápio, que muda sazonalmente, inicia em 2.250 coroas norueguesas (US $ 264), sem incluir bebidas.

foto under.no

Vennesla Library

A madeira sempre desempenhou um papel importante na arquitetura norueguesa. Atualmente o material tem sido usado cada vez mais em residências e prédios menores, mas também em projetos grandiosos. E nenhuma outra empresa de arquitetura norueguesa dominou esse material melhor do que a Helen & HardE em 2011, a Vennesla Library impressionou os entusiastas da arquitetura em todo o mundo. A biblioteca, localizada em uma pequena cidade no sul da Noruega, é um ótimo exemplo de arquitetura moderna em madeira. Elegante, funcional e sustentável. Seu interior é impressionante, com 27 nervuras de madeira, dobrando como prateleiras e bancos. E permite também a iluminação através da luz natural.

Foto Helen Hard

Mjøstårnet

Considerado – oficialmente – o edifício de madeira mais alto do mundo, Mjøstårnet possui 84,5 metros de altura. Inaugurado em março de 2019, consiste em 18 andares que incluem apartamentos, hotel, escritórios, restaurante, terraço na cobertura e áreas comuns.  Chamado também de Torre Mjøs, está localizado em Brumunddal, cidade com de menos de 10 mil habitantes. Localizado a cerca de 140 quilômetros ao norte de Oslo.

foto moelven

Solobservatoriet

A famosa empresa de arquitetura Snøhetta, responsável por grandes projetos arquitetônicos, revelou intenções de construir um planetário no meio da floresta de Harestua, na Noruega. A instalação intitulada Solobservatoriet, prevista também para inaugurar em 2020, será responsável por proporcionar atividades científicas aos visitantes. E irá monitorar terremotos na região dos Alpes Escandinavos. Com foco principalmente em observação e estudo sobre planetas, corpos celestes, movimentos solares e fenômenos naturais, como aurora boreal.

Photo Snøhetta

Cathedral of the Northern Lights

Em sua primeira construção na Noruega, a empresa dinamarquesa SHL colaborou com os renomados arquitetos da Link Arkitektur. O briefing que receberam, da comuna de Alta, foi para criar um novo marco arquitetônico. Que destacasse o status da região como um dos principais destinos para admirar a Aurora Boreal. O titânio foi escolhido para o exterior da igreja para refletir a Aurora Boreal dançando no céu, nos longos meses de inverno do Ártico. A estrutura, em forma de espiral, possui 47 metros de altura. E foi  inaugurada oficialmente em fevereiro de 2013, pela princesa da Noruega, Mette-Marit.

Foto Adam Moerk

 Cliff Concept Boutique Hotel

O escritório de arquitetura Hayri Atak Architectural Design Studio, de Istambul , projetou um hotel boutique suspenso no penhasco Preikestolen, na Noruega . Mas ainda sem data confirmada para o início da construção e de seu lançamento. Intitulado de Cliff Concept Boutique Hotel, o estúdio irá criar um pequeno hotel anexado à montanha. Para proporcionar luxo, e uma experiência única aos seus visitantes, terá varandas moldadas de acordo com a forma da rocha. Os visitantes poderão ter uma vista fascinante para a paisagem cinematográfica da Noruega. E possuirá um deck flutuante – que inclui uma piscina suspensa no ar em um box de vidro.

Foto Hayri Atak-Architectural Design Studio Norway

Veja também:

Um boutique hotel para se apaixonar na Sicília

Powerhouse Brattørkaia

Outro projeto arquitetado pela Snøhetta, é o escritório sustentável da Powerhouse Brattørkaia. Localizado em Trondheim, na Noruega, o projeto produz mais que o dobro da quantidade de eletricidade que consome diariamente. Com uma vista especial para o Fiorde de Trondheim, no porto da região, o edifício é rodeado por 3 mil m² de painéis solares. Que fornecem energia renovável tanto para o prédio, quanto para edifícios vizinhos e o transporte da cidade. O estúdio de arquitetura espera que isso estabeleça um novo padrão para a indústria de construção, sem comprometer a estética.

Foto Snohetta

Leave a Response

EN PT