DESTINOS ALÉM DO ÓBVIO PARA CONHECER NO BRASIL

Muita natureza, cenários charmosos, hotéis incríveis e pratos de dar água na boca.

Selecionamos do Sul ao Norte do país, locais ainda pouco explorados e destinos além do óbvio para conhecer no Brasil, que vão encantar e podem entrar no radar de quem ama estar On the Road. 

Foto: www.urubici.sc.gov.br

Serra do Corvo Branco (SC)

A Serra do Corvo Branco está localizada em Santa Catarina e conta com o maior corte de rochas de todo o Brasil, com mais de 90m de profundidade. Ela figura na lista das mais conhecidas e procuradas da região, o que não podia ser diferente, já que as paisagens são incríveis. Uma curiosidade sobre a região é que o nome da serra foi dado devido a existência de corvos brancos na localidade, por isso seu batismo.

A parte mais bonita da Serra do Corvo Branco tem cerca de 60m e com curvas que chegam até a 180 graus. Nesse ponto existem mirantes que valem a parada para conferir a paisagem. A serra está localizada no trecho que pertence a rodovia SC-370, onde a região é bem acidentada, com montanhas que são bem íngremes e com diversas fendas.

Foto: catracalivre.com.br

São Roque de Minas (MG)

Famosa pela produção do autêntico queijo canastra, com fazendas que recebem os turistas para conhecer todo o processo de produção e experimentar essa iguaria de sabor ímpar. Recentemente foi reconhecida em um importante concurso mundial na França e ganhou destaque internacional. As fazendas Capão Grande, onde os próprios donos recebem os visitantes, e a Agroserra, que produz queijos imensos, são algumas das mais famosas.

A cidade também é a porta de entrada para quem quer conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, uma área verde de 200 mil hectares. As muitas trilhas e os paredões de rochas são enormes atrativos para quem gosta de se aventurar em meio à natureza ou só apreciar tantas belezas naturais que se estendem por seis municípios da região.

A portaria principal do parque fica em São Roque de Minas. Entrando por lá, é possível conhecer a nascente do Rio São Francisco e a parte alta da belíssima cachoeira Casca D`Anta. A 50 km dali fica Vargem Bonita, onde está a portaria 4 do parque, que dá acesso à parte baixa da Casca D`Anta.

Foto: www.uakarilodge.com.br

Reserva de Mamirauá (AM)

A maior reserva florestal do Brasil dedicada exclusivamente à proteção da várzea amazônica. Com mais de 1 milhão de hectares e rica fauna, há desde o macaco uacari, fácil de encontrar, até a onça-pintada. Dentro da reserva fica a Pousada flutuante Uakari, um dos locais favoritos dos observadores de aves e pesquisadores. Da varanda dos quartos, veem-se o encontro de dois rios e a mata exuberante. Tem wi-fi e energia durante boa parte do dia e ainda oferece serviço de lavanderia. A simpática equipe é composta por biólogos e guias locais muito bem treinados. O quarto tem banho quente e ventilador ligado por 12 horas. Uma experiência e tanto!

Veja também:

8 experiências exclusivas para viver no RS. 

Foto: Pinterest

Maragogi (AL)

O Caribe Brasileiro como é chamado Maragogi e redondezas fazem parte da chamada Costa dos Corais. Área de proteção ambiental que se estende por cerca de 120 km ao longo da costa e abriga praias lindas, com águas mornas, coqueirais a perder de vista e muitas piscinas naturais. A opção mais charmosa de hospedagem na região é o resort Grand Oca Maragogi. Com uma boa infraestrutura, a dica é usar a pequena cidade como base e ao longo dos dias fazer os passeios para as outras praias. Outra dica é o Anttunina Pousada e SPA, dos mesmos proprietários da pousada Camurim Grande, com muito charme, conforto e bom gosto. 

Indicamos a chegada pelo Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, que, além de contar com uma maior oferta de voos, fica bem na saída para o litoral sul do estado, caminho para Maragogi.

Foto: Pinterest

Ouro Preto (MG)

Ouro Preto é o típico destino que pode ser visitado em um ou dez dias. Localizado a apenas 100 km da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é ótima pedida para um passeio de bate e volta e também para dias de intenso mergulho na história e arte do Brasil. A cidade respira o período colonial brasileiro e andar por suas ladeiras nos leva direto ao século XVIII, quando a corrida do ouro tomou força e a cidade se tornou uma das mais importantes do país. Em meio às muitas igrejas, casarões e sobrados, o viajante poderá apreciar traços importantes da arquitetura colonial, obras de alguns dos mais expressivos nomes da arte nacional – como Aleijadinho e Mestre Ataíde – e também experimentar os mais tradicionais sabores mineiros.

Foto: Pinterest

Paraty (RJ)

Cercada por natureza, Paraty tem estampada em suas ruas parte da história do Brasil. Fachadas centenárias, passeio em alto mar, cachoeiras e boas praias, a cidade é um tesouro para quem ama viajar pelo país.

Paraty atrai atenção por seu Centro Histórico de muitos casarões antigos e suas ruas de pedra, com lojinhas de artesanato e produtos locais como a cachaça Gabriela, restaurantes de frutos do mar e pousadas charmosas. Rica em cultura, a cidade agrada por seu leque de festivais que agitam vários fins de semana e feriados durante o ano, como o Bourbon Festival, uma homenagem ao jazz, blues, r&b e soul. Paraty também não perde no quesito natureza,  praias isoladas e cachoeiras que podem ser alcançadas por trilhas completam seu charme.

Quem vai pela primeira vez à cidade, ou com tempo limitado, pode preferir ficar no centrinho. Tudo acontece por lá, desde a saída para os principais passeios até as agitações da vida noturna na cidade.

Algumas excelentes opções de hospedagem por lá são: Pousada do Ouro, Pousada Casa Turquesa e Pousada Literária. 

Foto: Pinterest

Praia da Pipa (NATAL/ RN)

Presença constante nas listas de mais bonitas do Brasil, está localizada no município de Tibau do Sul, a 85km de Natal. O nome Pipa foi originalmente dado pelos Portugueses que ao passarem de navios avistavam uma pedra que lembrava uma pipa, barril de vinho ou de azeite. Praia da Pipa ficou mais conhecida pelos turistas e Praia de Pipa pelos habitantes locais em função das crianças brincarem de soltar pipas dos arrecifes. 

Existem três Pipas para curtir. A Pipa das praias, em que você aluga uma espreguiçadeira na barraca e passa as férias lendo e pegando um bronze. A Pipa dos passeios, que permite conhecer as falésias, dunas, matas e piscinas naturais ao sul e ao norte da vila. E a Pipa depois do entardecer, que tem a muvuca charmosa do footing entre lojas, restaurantes e sorveterias da avenida Baía dos Golfinhos.

As duas melhores opções de pousadas por lá são: Pousada Toca da Coruja e Pousada Sombra e Água Fresca.

Leave a Response

EN PT