DUBROVNIK E OS CENÁRIOS DE GAME OF THRONES

Com exceção dos dragões, lobos gigantes e white walkers, o mundo de Game Of Thrones não é tão fantasioso quanto todos pensam. Na verdade, a sua capital, King’s Landing, é filmada quase que inteiramente na cidade de Dubrovnik, na Croácia.

Patrimônio mundial da UNESCO, Dubrovnik é conhecida como a jóia do mar Adriático graças a sua localização estratégica na costa Dalmácia e sua bela arquitetura que mistura os estilos gótico e barroco. Os fãs da série não demoraram a descobrir o local e, desde a estréia no canal HBO, a cidade teve um grande aumento na visita de turistas e no “efeito Game Of Thrones“.  Se você está com a viagem marcada para Croácia, esqueça os passeios guiados super caros e em vez disso siga o guia de King’s Landing feito pela Vogue que estamos compartilhando.

Muros da Cidade
crédito foto: HBO

Os muros de Dubrovnik aparecem em diversas cenas de Game of Thrones. Na verdade, os muros são a principal razão pela qual a série foi até a cidade: “Encontrar uma cidade medieval cercada por muros completos, perfeitamente preservados, onde nossa história acontece.. Tanto dentro quanto fora da cidade foi um achado incrível,” disse um dos criadores da série D. B. Weiss.

Por um pequeno preço, os visitantes podem chegar ao topo das muralhas e caminhar por toda a circunferência da cidade. Cada parte do caminho oferece uma vista diferente da cidade e do mar adriático. Vá cedo para evitar as multidões, e nos meses de verão, para evitar o calor.

Tresteno Arboretum
crédito foto: HBO

Este parque, localizado a aproximadamente 15 km de Dubrovnik, foi o cenário para o Red Keep’s Garden. O local é tão bonito quanto é secreto – suas altas cercas de arbustos transforma no lugar perfeito para Tyron, Varaeys e Cersei planejarem, e a vista para o mar é perfeita para Lady Olenna, Margarey Tyrell e outras senhoras manipuladoras almoçarem.

Forte Lovrijenac
crédito foto: HBO

O forte assume dois papeis na trama: a parte interna foi usada como os muros de Red Keep e a parte externa pode ser vista em cenas da Blackwater Bay, como na cena em que Myrcella Baratheon é mandada para Dorne.

Os turistas são bem vindos dentro da antiga fortaleza, mas para quem prefere algo diferente, vistas deslumbrantes de Lovrijenac podem ser apreciadas das muralhas em volta da cidade ou no Nautika, um dos melhores restaurantes em Dubrovnik.

As Escadas Jesuítas
crédito foto: HBO

As escadas na rua St. Dominika é um dos cenários da caminhada infame de Cersei Lannister (a cena icônica de Game of Thrones quase não aconteceu –a princípio, a igreja de Dubrovnik não queria uma exposição de tamanha nudez perto das paredes sagradas).

A maioria das pessoas vão ao local pelos likes em redes sociais., e alguns casais ainda levam os “sinos da vergonha” junto. Mas seu valor vai muito além de posts em redes sociais: O bairro é repleto de cafés ao ar livre e vendedores de rua, sem contar que o número de turistas é menor se comparado ao centro da cidade.

Ploče Gate
crédito foto : dubrovnik-travel.net

Na série, Ploče Gate representa a Fortaleza Vermelha, onde Cercei termina a caminhada da vergonha e é recebida por Qyborn e o Montanha. Contruída no século XIV, a ponte é uma excelente opção de passeio, já que oferece uma vista agradável ao Porto e bancos laterias para descansar e observar a paisagem

Ilha de Lokrum
crédito foto: travelsandtreats.com

O santo grau dos artefatos de Game of Thrones, o Trono de Ferro, está localizado em um pequeno museu na ilha de Lokrum, a apenas 15 minutos de balsa partindo do porto principal na cidade velha. A diferença aqui é que você não precisa de um exército e nem ser da realeza para sentar no trono, apenas um pouco de paciência e um amigo com câmera para registrar o momento.

Se você desejar continuar explorando o mundo de Game of Thrones, Lokrum é também o local de muitas filmagem de Qarth, a cidade que Daenerys visitou na segunda temporada, além de conter uma grande quantidade de pavões que deixam tudo mais colorido. Caso contrário, vá para o famoso penhas co da ilha e de um mergulho nas águas do mar Adriático.

Rector’s Palace
crédito foto: dubrovnik-travel.net

Você se lembra da viagem de Daenerys à Qarth, onde ela foi recebida por podersos da cidade para tentar conseguir navios para a sua jornada à Westeros? O Salão Real de Quarth é, na verdade, Rector’s Palace: sede do Reitor da República de Ragusa do século XIV até 1808.

Para quem gosta de arquitetura e história, o palácio é uma excelente pedida: além das arcaturas exteriores, possui um interior impressionante, com destaque para as colunas e a icônica escadaria.

Minčeta Tower
crédito foto: dubrovnik-travel.net

Já a Minčeta Tower é representada na série como a Casa dos Imortais, onde Daenerys recebe suas profecias. Foi o local de cenas inesquecíveis, como a visão de Dany reencontrando o falecido marido e o seu filho, morto no parto.

No mundo real, a Casa dos Imortais é, na verdade,  a Minčeta Tower: um dos destinos mais visitados por turistas em Dubrovnik. É um dos locais mais imponentes da cidade, além do ponto mais alto do sistema de defesa.

Não menos importante, temos a cidade em si. Com todas as temporadas de Game of Thrones, exceto uma, filmadas em Dubrovnik, quase todas as ruas, becos e construções já fizeram participações nas cenas externas de alguma maneira e em algum momento. Então pule os roteiros guiados e saia desbravando –se algo lhe parecer familiar, existem boas chances de que Ned Stark, Tyrion Lannister ou Littlefinger já estiveram presentes por lá.

Leave a Response

EN PT