OS FAVORITOS DA NOSSA COORDENADORA DE CONTEÚDO TO EAT EM PORTO ALEGRE

De ótimos cafés da manhã ao japonês tradicional

Você sabe que aqui no Spice a gente só dá dica boa, lugares novos, os próximos destinos badalados e compartilhamos as melhores experiências on the road. E se a gente dividisse nossos hot spots em algumas cidades? Começando pelos favoritos da nossa coordenadora de conteúdo Sophia Andrade to eat em Porto Alegre

Para começar o dia da melhor forma possível, nada supera um bom café da manhã, com variedades em um lugar incrível. Meu coração bate mais forte por dois locais, Barbarella Bakery e Priscilla ‘s Bakery

Em um casarão na Dinarte Ribeiro, no Moinhos de Vento, a Barbarella é uma boa opção sempre e não só para o café da manhã, é possível trabalhar o dia inteiro sem ver o tempo passar, nas mesas ao ar livre ou no andar de cima (para quem preferir um canto mais reservado). Meu pedido é sempre o mesmo há anos, não abro mão do bagel de salmão defumado, danish de chocolate e uma boa xícara de café com leite. Mas também indico a empada de frango, é incrível! No cardápio é possível ver o tempo de preparo do seu pedido, útil para quem não tem muito tempo. Na saída, eu sempre escolho um pão para levar, outra dica, a padaria deles é um sucesso.  Aos finais de semana costuma ser bem cheio, chegue cedo, caso não queira esperar para sentar.

Em uma casa bem discreta no meio do Bom Fim, fica a Priscilla ‘s Bakery, outra jóia do café da manhã. Não se engane pela simples plaquinha, entre, ou sente em uma das quatro mesas na calçada e prove qualquer coisa sem medo. Mas, se eu posso facilitar e já entregar o ouro, peça o trio de egges bennedict, o melhor de Porto Alegre.

As panquecas também são uma boa pedida, assim, como a Pecan Pie, que é servida quentinha. Me agradeça depois.

Tem um terceiro local que eu estou conhecendo, e tem feito parte das minhas manhãs também, não só por ser na minha rua, mas pelo ambiente e pelos ótimos cafés, com diversos tipos de estração. A Caffeine Coffee fica no bairro Bela Vista e é uma ótima opção para quem gosta e entende de cafés. Todo charme de uma cafeteria de bairro, mas já foi descoberto e ultimamente tem lotado, principalmente aos finais de semana.

Sou fã de almoços ao ar livre, como o tempo ainda está favorável, tem sido as minhas preferências.

Já adorava o Med Gastro Giardino Mediterrâneo na sua primeira casa, em 2021 reinagurou em novo endereço, em um casarão histórico na Independência e com um enorme jardim. Com um conceito slow food, na entrada a placa já avisa ”Se está com pressa, não entre”.

Ao meio dia é servido ”Ala Minuta Italiana”, com algumas opções de entrada, prato principal e café. Mas realmente o charme fica por conta do jardim, em meio a árvores e redes penduradas, o clima foge do que estamos acostumados em Porto Alegre. A fachada azul e branca, faz lembrar os bares da Sicilía e Grécia, e a família de coelhos solta pelo jardim? Um amor!

Outro lugar ao ar livre que está na minha lista de favoritos é o Eat Kitchen, um espaço super descolado e com comida saudável no Moinhos de Vento. Servem inúmeras opções de bowls, com variados tipos de comida. A minha pedida tem sido o bowl tuna que faz parte do menu de verão, bem saboroso e leve. O jardim é super cofortável e arborizado, ótimo nesses dias de calor.

Foto: @eatkitchengram

Quem mais gosta de sair para tomar um café da tarde? Eu amo! Como trabalho em casa, as vezes é o gás e a inspiração que falta no dia para produzir.

E se tem lugar que ativa a inspiração é o Patissier Marcelo Gonçalves, começando pela vitrine de doces e salgados logo na entrada. Mas, o detalhe fica por conta de toda a decoração no segundo ambiente, sabe aquela mistura de estilos que acabam combinando e dá super certo? É isso. Sofás e poltronas dão todo o charme e conforto intimista para trabalhar. Minhas escolhas variam antre as empanadas, minhas favorita é a de espinafre com ricota. E a mil folhas de bergamota, especialidade da casa.

Para o jantar, três opções já preenchem quase sempre minha vontade de comer fora.

É o primeiro restaurante japonês de Porto Alegre, porém muita gente ainda não conhece o Sakaês, fica em uma casa na Rua Castro Alves e eu recomendo muito. Por muitos anos, quem comandava a bancada de sushi era o próprio dono, um senhor japonês que mal falava português. Agora os filhos assumiram, mas continua sendo familiar. Além do sushi que é bem tradicional, eles servem o melhor Lámem que eu já comi.

Foto: @restaurantesakaes_

Por falar em tradicional, uma ótima opção para comer una vera comida italiana é o Vincenzo Spaghetteria, fica no coração do Bom Fim, um lugar bem charmoso que lembra as osterias Italianas.

Eu vou revezando os meus pedidos, porque realmente tudo é bom. Mas, para a primeira vez eu pediria de entrada um crostini vari, que são bruschettas de legumes assados ou um carpaccio de salmão defumado. No prato principal a clássica carbonara ou o spaghetti al frutti di mare são uma bela pedida e por favor, para completar a experiência, não deixe de provar o Spritz.

Veja também: CAFETERIAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER EM PORTO ALEGRE

Um lugar relativamente novo em Porto Alegre, mas que já entrou na minha lista, é o Barô Experiência. Casa de carnes, com cortes diferenciados e para quem gosta de cerveja, o bar conta com várias torneiras. Em uma esquina do Bairro Bela Vista o restaurante é bem moderno e aconchegante. O meu pedido é sempre o Baro, corte exclusivo da casa, queijo coalho e o drink Rio Branco.

 

Leave a Response

EN PT