Como limpar sua mala após uma viagem

Sua bagagem passa por muitas mãos nas férias. Veja como limpá-lo adequadamente.

Durante uma viagem, sua mala passa por diferentes pessoas, tem o contato com diferentes superfícies e com certeza é contaminada com muita sujeira e algumas bactérias. Para ajudar as pessoas a não deixarem com que toda essa sujeira da viagem contamine a casa na volta das férias, a Conde Nast Traveler conversou com especialistas para saber como limpar uma bagagem adequadamente. Compartilhamos as dicas aqui:

Enquanto você estiver na estrada e tocando em uma superfície fora de seu cuidado, como bagagem despachada, limpe sua mala com lenços desinfetantes e lave suas  mãos imediatamente (é ainda mais higiênico usar luvas durante esta etapa da viagem.). Uma opção fácil e compacta que você pode usar enquanto estiver nas esteiras de bagagens no aeroporto é o desinfetante para as mãos (confirmar os tamanhos e produtos que você pode levar com você no avião). Vários servem tanto como para limpar a mão, bem como para limpar as bagagens (como os lenços umedecidos).

As diferentes partes de uma bagagem são feitas de materiais variados e a limpeza eficaz de cada parte pode ser bastante complicada. Mas, é muito importante encontrar as melhores maneiras de garantir que todas as superfícies da sua mala estejam o mais limpo possível antes de elas voltarem para o armário.

Lembre-se de certificar os produtos que você pode utilizar nas malas para não estragar nenhum material. Geralmente você encontra estas informações nos sites de cada marca. 

Veja também
4 apps para aprender novos idiomas
Coronavirus and Travel: tudo o que você precisa saber!

As alças

Para limpar as alças, a sugestão é estender totalmente a alça da sua mala e limpá-la com água e sabão neutro. Após a pré-limpeza, desinfecte as alças na lateral da mala ou na parte superior da alça com um produto mais forte que mate bactérias, vírus e fungos. Certifique-se de que a superfície permaneça molhada por pelo menos 30 segundos, mas idealmente três minutos. Isso pode vir na forma de um pano desinfetante ou uma toalha de papel com desinfetante. 

A base (parte de baixo da mala)

Embora o nosso instinto seja de que a parte de baixo da mala seja a mais suja, pelo contato próximo com o chão, especialistas falam que a base tem menos bactérias do que as alças. O foco deve estar na limpeza para remover a sujeira mesmo. Um pano com sabão ajudará na maior parte do tempo, ou um sabonete líquido antibacteriano com um pano. Outra opção a ser usada é um detergente. 

O interior

Os especialistas concordam que o interior da mala é o mais desafiador para se manter livre de germes. Comece usando um aspirador de pó ou aspirador pequeno para remover migalhas e poeira física, especialmente nos cantos e em áreas mais apertadas.

Para manchas de cosméticos, a limpeza local com água e sabão deve funcionar – se for necessária uma dose mais profunda, tente um removedor de manchas. Cubra toda a área e depois esfregue-a. Deixe descansar por até cinco minutos e depois use água morna para limpar. Se o cheiro for o problema, tente colocar um removedor de odor por alguns dias para deixá-lo absorver os odores. 

Se você estiver preocupado com o que está colocando dentro da mala, use um conjunto de embalagens laváveis (aquelas organizadoras com zíper)  ​​para manter os itens separados um do outro e o revestimento interno da mala limpo. Isso ainda  vai facilitar a descompactação e a organização quando você estiver viajando.

O exterior

Malas rígidas

Para malas de policarbonato, polipropileno ou ABS o indicado é limpar o exterior com uma esponja macia, pouca água e sabão neutro. Depois seque-a muito bem com um pano limpo. Se a mala é feita de plástico e materiais sintéticos, como nylon ou vinil, a sugestão é usar um lenço ou uma solução de água sanitária combinando meia xícara de água sanitária  por galão de água. Em seguida, use uma esponja ou spray para colocar a solução na superfície, garantindo que ela fique molhada por cinco minutos (se secar, continue aplicando novamente). Em seguida, lave a superfície com água limpa. 

Malas flexíveis

Para exteriores de tecido, o ideal é usar menos água para que não estragar o tecido. Passe um pano molhado com água e sabão e, na sequência, um pano seco para tirar a umidade. Deixe-a secar em um ambiente arejado e longe dos raios solares. A recomendação é desinfetar com toalhas antibacterianas. Para matar vírus em produtos para mãos e superfícies duras, eles devem ter um teor alcoólico de 60 ou 70%. Para proteção adicional, mantenha esses tipos de malas dentro de um saco (e não se esqueça lavá-lo quando não estiver em uso) quando você não estiver viajando.

Leave a Response

EN PT